domingo, 29 de julho de 2012

BRASIL GANHA SUA 1º MEDALHA DE OURO NAS OLIMPÍADAS EM LODRES

Sarah Menezes é ouro, faz história no judô e põe Brasil no topo do quadro de medalhas
Judoca Sarah Menezes


A brasileira Sarah Menezes acaba de fazer história em Londres. Ao vencer a romena Alina Dumitru na categoria até 48kg, ela não só conquista o primeiro ouro de uma mulher no judô, como faz da modalidade, ao menos por enquanto, a mais premiada do esporte brasileiro - 17 contra 16 da vela. Coloca ainda, pela primeira vez na história, o Brasil no topo do quadro de medalhas olímpico (mesmo que momentaneamente).

Número três no ranking mundial, Sarah garante o segundo pódio do Brasil nos Jogos que acabam de começar, já que Felipe Kitadai foi bronze pouco antes na categoria até 60kg.

Na luta, Sarah dominou a rival europeia, medalha de ouro em Pequim-2008, e em nenhum momento parecia perder o duelo mesmo sem conseguir mover o placar. Só no último minuto ela conseguiu um yuko e um waza-ari para subir ao topo do pódio.

O retrospecto diante da campeã olímpica em 2008 era favorável à brasileira. Nas cinco vezes que se enfrentaram, três vitórias para Sarah (Rio de Janeiro 2011, Almaty e Paris 2012) e duas para Alina (Budapeste 2008 e Rotterdam 2009). No último duelo pré-Jogos, a judoca do Brasil conquistou o Grand Prix de Moscou, há dois meses, enfrentando a belga na decisão.

No caminho até a final, a brasileira passou por Tu Ngoc Van, do Vietnã, Laetitia Payet, da França, Shugen Wu, da China, e Charline van Snick, da Bélgica, para ser a primeira brasileira numa decisão de torneio feminino de judô na história dos Jogos.

Com isso, ela supera a melhor colocação das mulheres na modalidade. Em 2008, nos Jogos de Pequim, Ketleyn Quadros subiu ao pódio com a medalha de bronze. Há quatro anos o país também comemorou o primeiro ouro individual feminino numa Olimpíada, quando Maurren Maggi venceu a competição do salto em distância.

JudôCom a conquista de Felipe Kitadai também neste sábado, o judô brasileiro chega a 17 medalhas na história dos Jogos. A previsão do COB é de quatro medalhas em Londres, o que pode fazer o esporte ser o mais premiado dentre todas as modalidades - vela tem 16.

Fonte: G1

4 comentários:

  1. Valeu Sarah Menezes, fez bonito.Orgulho de ser brasileira!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que Triunfo tivesse uma Yara Marques, foi uma atleta surgida de Afogados da Ingazeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Infelizmente em nosso município não surge nenhum atleta, também não existe qualquer investimento na juventude e nem nos esportes, é uma administração sem futuro que serve somente pra desviar recursos e beneficiar parentes.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!