domingo, 29 de julho de 2012

CANTINHO DA POESIA - MEU TRIUNFO, MINHA TERRA



                                                                                    Autor: Noval/Pastor, Poeta e Jornalista Triunfense

                                                              Meu Triunfo, minha Terra,
Meu torrão meu pé de serra
Corda do meu coração
Terra que dar prazer
Terra que fez você
Terra que nos dar pão
Meu Triunfo minha terra

Meus sonhos de primavera
Um dia ah!! eu quisera
Pisar de novo o teu chão
Me lembrar, do quintal grande
Do alpendre e da varanda
E do nascer de meus irmãos.
Me lembrar de todos eles

Principalmente o Luiz.
Apaixonado por Giselda
São coisas do coração.
Tenho Saudades da escola
Grupo Alfredo de Carvalho
Do outono do orvalho
E da Célia Gastão,

Das carambolas no recreio
Do açude e do frio
Do verde que tem ali
Deste oásis acolhedor
Do prefeito e do doutor
E do Cine Guarany,
Do Ginásio Diocesano
Frei Dinis, Frei Epifânio

Nesta Terra eu nasci.
Tenho saudades também,
Da feira, do vai-e-vem,
Das músicas que lá tocou
Da praça cheia de moças
Do sino que badalou
Dos domingos dos passeios

Dos assuntos de criança
Da fartura da bonança
Que sempre se viu ali
Tenho saudades de cheiro
Dos sonhos sem pesadelos
E do Cine Guarany

Voltei de novo a praça
Vale a pena repetir
Quem não conhece Triunfo
Tire da manga seu trunfo
E procure conhecer.

15 comentários:

  1. Quem é Noval? Não estou lembrada dele.Por favor identifique-se.Reside em Triunfo, Recife, Onde?

    ResponderExcluir
  2. Esse poeta conhece mesmo Triunfo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Alguém poderia traçar o seu perfil de acordo com a geração e identificação? Gostaria de saber mais sobre nosso poeta.

    ResponderExcluir
  4. acho que noval morava pras banda do sitio santa maria

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carlos Ferraz pela volta do "Cantinho da Poesia".Na minha página do facebook e tambem em um espaço do grupo "Triunfo & Sinpatizantes" tem a minha poesia "Festa de São João" fala de memórias de minha infancia em Triunfo e no sítio da minha avó.
    Gostaria de sugerir uma pequena apresentação do poeta antes da poesia é muito bom para identificarmos... Dinah e Ilka também postaram poesias do espaço do Grupo acima mencionado...creio que todas merecem estar no espaço deste jornal.Abraços, Liège de Melo

    ResponderExcluir
  6. Joselaide Vasconcelos1 de agosto de 2012 às 03:03

    O Noval Pereira, Pastor, Poeta e Jornalista, reside hoje em Brasília-DF; é filho do Sítio Mata Redonda em Triunfo-PE.
    Ainda jovem foi, acompanhando os pais, morar na cidade de Paulo Afonso-BA, de lá a família seguiu para Brasília, onde já residia Lula o seu irmão. Hoje, a família continua morando em Brasília.
    Aqui vai o meu abraço para você, Pr. Noval, e para todos os seus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado a todos os meus conterrâneos.
      Depois de 45 anos estamos de volta para o Nordeste, João Pessoa sera nosso primeiro pouso de lá sairemos levando o chá da raiz de jesser e bálsamo de Gileade por onde passarmos. Grande abraço.

      Excluir
  7. Sou do Sítio Mata Redonda, estudei no Grupo Alfredo e no Ginásio
    Tinha como professoras, Célia Gastão, Socorro Feitosa, Eneida e outras, no Ginásio: Frei Hepiphanio, Frei Miguel e Outros.
    Sobrinho de Chica e Josina, Létície Freira casada com meu tio E#lias Pereira hoje falecido, amigo de Jozelaide e Zagalo filhos do Ex-prefeito Luiz Bezerra Vasconcelos.
    Meu Email: pastornoval@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Carlos Ferraz, sou o Noval poeta triunfense, irmão do Luiz Pereira que era do Banco Central em Brasília, obrigado por postar minha poesia "MEU TRIUNFO MINHA TERRA........ poesia".
    Adorei ver as antigas fotos da entrada do Stela Marys e da rua do Convento dentre outras.
    Abraços
    Amo Triunfo.

    ResponderExcluir
  9. HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

    Poesia: Mulher

    ÉS SEMPRE TERNURA IMAGEM TÃO PURA, MULHER
    SEGREDOS DA VIDA PERENE E QUERIDA
    ÉS CHEIA DE GRAÇA, NÃO IMPORTA A RAÇA.

    ESTRÊLA QUE BRILHA ENCANTA E GUIA
    MULHER TU ÉS SANTA UM ANJO ANUNCIA
    SENSÍVEL EM DEUS FONTE DE ALEGRIA


    MULHER SOBERANA FOI DEUS QUEM TE FEZ
    AUTÊNTICA SINCERA QUERIDA OUTRA VEZ
    TEU ANDAR FAZ TREMER A TERRA TALVEZ

    VOCÊ CONQUISTOU OS SEGREDOS DA VIDA
    GALGOU POSIÇÕES QUE ESTAVAM PERDIDAS
    DESPONTOU NO HORIZONTE SEM TOCAR A FERIDA.

    MULHER CORAJOSA ÉS FRUTO DO BEM
    TEU CORPO ESCULTURA FORTE COMO NINGUÉM
    PATRICIA, TU BEM SABES A FORÇA QUE TENS.

    Autor: Noval Pereira Tel. 9842 1554

    ResponderExcluir
  10. Dedico esta poesia a todas as mulheres da minha terra natal, sou triunfense com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  11. Ola Carlos Ferraz. sou o noval pereira. estou em visita pela cidade, matando um pouco da saudade. chego quarta a noite devo ficar ate quinta noite. bjs a todos os triunfenses. amo vcs.

    ResponderExcluir
  12. Quero desejar a todas as maes do mundo meus mais sinceros parabens !!! Que Deus o autor da vida continue doando esse dom maravilho de procriar, de amar e de guerreiar em favor da vida. Bj Nval Pereira.

    ResponderExcluir
  13. Quero desejar a todas as maes do mundo meus mais sinceros parabens !!! Que Deus o autor da vida continue doando esse dom maravilho de procriar, de amar e de guerreiar em favor da vida. Bj Noval Pereira.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!