segunda-feira, 2 de julho de 2012

CARTA À REDAÇÃO - LOURDES VASCONCELOS

Colaboradora Maria de Lourdes Vasconcelos


Como não bastasse o concurso fraudulento, ainda fui vitima de uma campanha para me detratar, por ter ousado levantar a voz para denunciar.

Fui apontada como louca, que não sabia o que estava dizendo, incapaz, incompetente, invejosa. Sofri uma pressão tão grande que me senti obrigada a sair de Triunfo.

Exatamente cinco meses depois fui aprovada em um novo concurso e há quatro anos tomei posse e entrei em exercício de um cargo de nível superior do executivo federal. Um cargo similar ao que fui reprovada em Triunfo, o de Pedagoga.

O que mais me doeu, de tudo o que passei foi ter que sair banida de minha terra. Sinto-me uma proscrita até hoje.

Em Triunfo não há lugar para os ousados, os corajosos, os inconformados, os que não aceitam a omissão, que lutam por justiça social, por igualdade de direitos. Esses são vitimas das mais cruéis formas de violência simbólica.

Acredito que é possível mudar, mas para isso há que se conscientizar a população sobre a importância do voto, sobre os direitos sociais e individuais de cada cidadão.

Como diz o mestre Paulo Freire: "auxiliar os oprimidos a passar da consciência ingênua para um estado de consciência critica. Só a partir desta visão crítica de realidade, o homem se torna capaz de modificar o mundo em que vive, buscando um comportamento indispensavelmente ético".

Lourdes Vasconcelos

46 comentários:

  1. Não sei vocês, mas eu sinto uma vontade enorme de vomitar quando tomo conhecimento de um fato desses acontecer em nossa cidade e os responsáveis serem abraçados como lideranças poderosas do município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa maneira será difícil para os triunfenses escolher quem é o pior.Estou entendendo por que os eleitores erram na escolha de seus representantes políticos, não há escolha viável na política triunfense.Para o bem de Triunfo precisamos mudar urgentemente o método de escolha de candidatos eliminando os malfeitores.

      Excluir
    2. Caso aos nossos candidatos fosse dado o bom senso de refletir sobre as dificuldades da cidade e honestamente reconhecer as limitações para resolvê-las dificilmente após esse virtuoso gesto de transparência política lutariam tão desesperadamente pelo cargo.Teriam a grandeza de expor seus limites e fariam a diferença por mostrar a capacidade de transpor cada um dos obstáculos que fazem parte do dia a dia dos triunfenses.

      Excluir
    3. TRIUNFO É UMA CIDADE TRAVADA PELA CORRUPÇÃO, O CAOS SE AGRAVA A CADA HORA.

      Excluir
    4. Gostei do depoimento da senhora Ilka Castilho e da autora desta postagem, demonstraram ser pessoas inteligentes e de coragem para se posicionar, diferente da maioria de pessoas omissas desse lugar, acostumadas a se beneficiar e deixar tudo acontecer de malfeito cometido pelo ruim prefeito.

      Excluir
    5. Lourdes Vasconcelos3 de julho de 2012 às 13:38

      Muito oportuno o comentário do anonimo que me chamou de presunçosa.Ele apenas ratificou o que tenho dito sobre a campanha de detratação de que tenho sido vítima, tentando me desqualificar e utilizando o instrumento preferido dos que não tem razão: o véu do anonimato.Muito outras vozes ainda se levantarão para tentar me calar, me fazer desacreditada, mas não obterão exito.Como bem diz Quintana: " Todos esses que aí estão, atravancando meu caminho, esses passarão...eu passarinho".

      Excluir
    6. Lourdes Vasconcelos, você é uma pessoa vencedora.Passar em um concurso para a Universidade Federal de Pernambuco, uma entidade reconhecida nacionalmente como das melhores do país, não é para qualquer um não.Parabéns! Parabéns pelo seu preparo intelectual, parabéns pela sua dignidade!Um grande abraço e minha solidariedade.

      Excluir
    7. É revoltante a humilhação a que fomos submetidos pelas administrações melo(maninho)-bonfim(luciano).Um absurdo!

      Excluir
    8. Joselaide Vasconcelos4 de julho de 2012 às 01:41

      Com todo o respeito que tenho pelos meus conterrâneos, acho que há muita falta de entendimento quanto ao que é correto e justo por parte do anônimo que citou "Lulu" , Lourdes Vasconcelos, como presunçosa, pois ela somente expôs o que lhe aconteceu de fato. De quem foi a culpa? Não é isso que queremos espor aqui, mas pedir a Deus para que faça prevalecer em nosso querido Torrão, a verdade, a lisura, a transparência e a justiça.

      Excluir
    9. Equipe mafiosa da Setta junta pra no combate a Lourdes Vasconcelos.Víboras conhecidas.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    11. Assino embaixo do comentário de Ilka Castilho.

      Excluir
    12. ESTOU COM LOURDES VASCONCELOS E NÃO ABRO NEM PARA O TREM.TUDO QUE ELA ESCREVEU AQUI TÁ CERTO.EXISTE UMA MÁFIA MONTADA E TODOS SABEM QUEM É.AINDA VOTAM NELES!

      Excluir
  2. José Ednaldo Carvalho2 de julho de 2012 às 20:27

    Há 30 anos, morar em Triunfo era sinônimo de status, afora a tranquilidade, pois havia poucos políticos corruptos.Existia um pouco mais de sossego para os seus habitantes.Porém agora a história é muito diferente, porque os desonestos pequenos viraram enormes, aumentando assim o tamanho da quadrilha política.Fora isso, há o aumento das fraudes,desvios,furtos,apropriação indébita,enriquecimento ilícito e tudo mais, com a conivência aberta de comerciantes que enriqueceram nesse esquema e ignoram as irregularidades cometidas, seguidos por significativa gama da população local e filhos da terra residentes fora que nada fazem para mudar o quadro nefasto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Quem for a Triunfo para a Festa do Estudante precisa rezar bastante e pedir proteção divina para ficar em paz, pois se depender de proteção de polícia, segura na mão de Deus e vai!

      Excluir
    3. a folha da prefeitura este vai pipocar de tanto cargo comissionado,serviços a terceiros autorizados e despesas efetuadas da convenção, só de carros contratados, fotógrafos, girândolas e confraternização no palhoção passa de cem mil e o pagante?????????/

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Para os triunfenses, a melhor notícia dos últimos anos seria a decisão popular tomada de expulsar a gangue que está infiltrada na cidade formada com o que existe de pior, procurem analisar um a um os elementos nocivos vinculados a este e ao governo anterior, que são os mesmos cheios de defeitos conhecidos de todos.Nada mais satisfatório ocorrer neste momento em que brigam na surdina entre si embora aliados, deixando a cidade entregue à sua própria sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Caros cidadão Triunfense, é lamentável o resultado desta fraude, se reflete hoje na educação Municipal onde se depara, com a ausencia de uma profissional qualificado.
      Finalmente KD a suposta Pedagoga aprovada neste concurso onde ela atua? Triunfo esta saindo de referencia de EDUCAÇÂO de qualidade, e um dos fatores é o apadrinhamento politico que mancha este quadro lastimavel.Ferindo o direito constitucional que uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS.

      Excluir
  4. minha querida LOURDES VASCONCELOS vc bem sabe que para passarmos em concurso nao basta simplesmente a capacidade intelectual temos que contar tambem com a sorte. 90 % é capacidade intectual e 10 % sorte.por que vc teria que passar a toda força neste cargo de pedagoga,deixe de ser PRESUNÇOSA!, que seus concorrentes no concurso poderiam muito bem estarem melhores preparados que vc naquele concurso.com certeza nao houve fraude naquele concurso a que vc se refere,pois, contrário o MP ja teria investigado e caso apurasse alguma irregularidade ja teria provavelmente anulado o concurso.Parabens por ter passado em um outro concurso que pelo visto seus concorrentes eram bem menos fortes do que os do concurso daqui DE TRIUNFO em 2007. CONHEÇO MUITO BEM A PESSOA QUE OCUPA ESSE CARGO DE PEDAGOGA NA PREFEITURA E SEI DA CAPACIDADE INTELECTUAL DELA E POSSO AFIRMAR QUE ELA É MERECEDORA DE TER PASSADO NAQUELE CONCURSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Candidatou-se um prefeito que manchou a honra e a ética com a maior corrupção nunca vista nesse município com e seu famoso "eu não sabia de nada" apoiado por gente que se somar tem mais de 100 anos de cadeia pra pagar na justiça.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. o promotor de justiça vai querer saber os motivos do "atraso injustificável" da realização de licitação dos transportes públicos pelas secretarias municipais orientados por seu romildo e junior do beco.

      Excluir
    5. Que houve fraude no concurso, não resta dúvida. Vamos aos indícios:
      As provas do concurso feito na gestão de Maninho foram corrigidas na sede da UVP. Para quem duvida ai vão alguns indícios fortíssimos da veracidade dessa informação:
      - O referido concurso foi organizado pela empresa SETA Consultoria e Serviços, conforme Edital disponível em http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-triunfo-pe-90-vagas;
      - Em outubro de 2010 o MPPE iniciou investigação de concursos sob suspeita em Pernambuco, organizados pela SETA CONCURSOS. O advogado VALÉRIO LEITE, representante da Seta, veio a público informar que o nome e os dados da empresa foram usados indevidamente, sem o conhecimento dos donos, segundo texto publicado em: http://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=3346:mppe-vai-investigar-concursos-sob-suspeita&catid=652:2010-outubro&Itemid=169
      - O mesmo advogado VALÉRIO LEITE está ligado à UVP, tendo inclusive assinado a cartilha Papel do Vereador, publicada por esse órgão e disponível em http://www.uvp.com.br/uvp/publicacoes/Cartilha%20Papel%20do%20Vereador.PDF;
      - A referida cartilha traz como autora a sra. PRISCILA LAPA, o que a liga também à UVP. Ora, em 10 de outubro de 2010 essa mesma pessoa assina, como Assessoria de Imprensa, um texto em defesa da SETA Consultoria, em uma denuncia feita nesse mesmo blog: http://opiniaotriunfodigital.blogspot.com.br/2010/10/fraudes-em-concursos-publicos-estoura.html;
      - Para colocar mais uma peça nesse quebra-cabeça, o Presidente da UVP, responsável pela cartilha e que assinou O texto de apresentação é o sr. JOÃO BATISTA RODRIGUES, que é também co-propietário da SETA CONCURSOS, em parceria com a sra.Lúcia Lima, que inclusive foi quem elaborou grande parte das questões do malfadado concurso.
      - Assim nossos três personagens, VALÉRIO LEITE,PRISCILA LAPA E JOÃO BATISTA RODRIGUES se encontram na SETA CONCURSOS E CONSULTORIA e na UVP. Coincidência?
      Anonimo, verifique os endereços para ver se é verdade. Eu verifiquei.

      Excluir
    6. Realmente a população toda fala, sabe os fatos mais não reune provas suficientes para levar ate o Ministerio Publico. Então a corrupção vai continuar por anos. E ai? Equanto a casa não cai os privilegiados são aqueles idacado pelo corja que lidera esse Municipio. Todos estão com o rabo preso.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. É triste, mas essa é apenas uma das muitas histórias macabras que os governos triunfense fazem com as pessoas idôneas,afugentando-as,tornando-as incapazes,e refém da injustiça pregada pela pessoas que se dizem querer o bem deste torrão.Enfim ,quando tiraremos esse povo do poder????

    ResponderExcluir
  6. A cidade há muito carece de uma gestão que seja capaz de enfrentar os desafios para dotá-la de uma estrutura moderna, ressurgindo das cinzas na qual se encontra mergulhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Não há policiamento no município.O problema já foi tema até em telejornais, rádios, jornais, a própria polícia prometeu providências e nada mudou.Exigimos uma posição desse prefeito indiferente.Com a palavra a Secretario de Defesa Social

      Excluir
    3. Chegar a ser ridículo quando fecho alguém abrir a boca e dizer que nos concursos de Triunfo não há fraude. Mais ridículo ainda, falar que em concurso se trata de sorte, não concurso é CAPACIDADE, sorte contamos com ela quando jogamos na mega-sena. Par qualquer tipo de prova teórica usamos algo chamado conhecimento, força de vontade e desempenho, que nos garante uma vaga. Exceto, quando alguns são parentes ou amigos íntimos dos governantes.
      Deixamos de ser Hipócritas, está claro isso!

      Excluir
    4. Realmente, quando o Secretario de Educação ( Josivan Geraldo , Esposa, Irma ....)passou para o cargo Professor da Escola Municipal Milton Pessoa - Sítio Santa Maria, estando asumindo a pasta de Secretario no momento. E a legislação fica onde?

      Excluir
  7. Saudades do tempo de Arthur Viana bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Estimada AMANDA VASCONCELOS,por favor, quando for fazer algum comentário no blog respeite a inteligência dos leitores e nao mate as regras da nossa grandiosa gramática.obrigado.
    Eu me pergunto! por que o concurso nao foi anulado em 2007 se houve fraude?.indícios para a justiça nao servem como
    provas!vamos estudar que com certeza quem estuda passa em qualquer concurso, mesmo havendo fraude.

    ResponderExcluir
  9. Amanda, desconsidere o comentário do anônimo, pois para lhe criticar o pobre coitado,
    que demonstra tanto amor à Flor do Lácio, escreveu um texto carregado de erros gramaticais, deixando claro que seus conhecimentos sobre a mesma são rudimentares. Ao defender a infalibilidade da justiça, demonstra ser alguém extremamente desinformado, parece que nunca ouviu falar sobre Malufs, Cachoeiras e mensalões. Ao afirmar que com certeza quem estuda passa em qualquer concurso, mesmo havendo fraude, comete um erro crasso, mostrando que desconhece a lógica matemática. Por fim o infeliz escravo, tendo se vendido aos poderosos, não é livre para pensar, estando assim alijado do direito de se expressar, alienado, coisificado, e por isso usa do anonimato para demonstrar seu frágil posicionamento. Nos mostra seu alto grau de analfabetismo político. É apenas um esboço mal traçado de cidadão que não pensa, não reflete, não se posiciona, não se assume. Um clássico Jeca Tatu urbano.
    Lourdes Vasconcelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É LASTIMÁVEL Lourdes Vasconcelos QUE VC SE COMPORTE COMO SE FOSSE A PESSOA MAIS INTELIGENTE DO MUNDO. EU TE PERGUNTO; E GOSTARIA DE OBTER A RESPOSTA. POR QUE VC TERIA QUE PASSAR A TODA FORÇA NO CONCURSO DE 2007?VC É A DEUSA DA INTELIGENCIA? SERÁ QUE NAO EXISTEM PESSOAS MAIS CAPACITADAS DO QUE VC NO MUNDO? REPITO NOVAMENTE: DEIXE DE SER TAO PRESUNÇOSA. RESPONDA-ME SÓ MAIS UMA PERGUNTA: SE HOUVE FRAUDE NO CONCURSO E O MINISTERIO PUBLICO COMEÇOU AS INVESTIGAÇOES, POR QUE O CONCURSO NAO FOI ANULADO?VAI ESTUDAR E CRESCER E PARA DE CHORAR COM RELAÇÃO ÁQUELE CONCURSO. LEMBRE-SE DE RESPONDER AS PERGUNTAS FEITAS POR MIM... THAW...TENHO TODO O DIREITO DE POSTAR COMO ANÔNIMO,POIS,CONHEÇO BEM COMO AS FAMILIAS PODEROSAS AQUI DE TRIUNFO SAO VINGATIVAS...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. LOURDES VASCONCELOS: não se preocupe com certos tipos de comentário. Você provou que é capaz. Capaz de se aprovar num concurso Federal do nível da UFRPE e de ter a classificação que teve, sem intervenção nem apadrinhamento de ninguém. Fez um concurso com lisura, elaborado por equipe de moral ilibada. Está conquistando seu espaço diante dos olhos de todos e recebendo justos aplausos de quem reconhece o seu valor.Nada lhe falta: capacidade, coragem e seriedade. E aqui está bem melhor, junto da civilização, podendo fazer carreira, crescer como profissional, ir aonde a sua vontade quiser. Seus méritos ninguém pode negar; querendo ou não, são seus. PARABÉNS! Dinah Castilho Campos

    ResponderExcluir
  11. Indícios servem sim como provas. O indício é meio de prova no Processo Penal, nem mais e nem menos importante que qualquer outra prova, ainda que requeira maiores cuidados na análise dos dados e dos vestígios deixados, na prática do ato delitivo. É definitiva a sua importância no ordenamento jurídico, na busca da verdade, do convencimento moral do julgador, na aplicabilidade da punição, na resposta à sociedade, na manutenção da ordem e, em última analise na aplicação da justiça. Indício é, sem sombra de dúvida, um elemento de suma importância que deve ser elencado no conjunto dos demais elementos probatórios, sem qualquer hierarquia e sem ser considerado algo de segunda categoria.o julgador, consciente da verdade, convencido de como os fatos ocorreram, usando o raciocínio lógico, baseado em fatos e circunstâncias correlatas, poderá decidir e então estará cumprindo a funçãomaior que é a aplicação do direito, a concretização da justiça, a resposta à sociedade, a manutenção da ordem estabelecida e a segurança de se viver em sociedade.
    Fonte: A IMPORTÂNCIA DOS INDÍCIOS NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO, BELON, M.D.S. e SANCHES, C.J.P.
    Felipe Carvalho

    ResponderExcluir
  12. Só é triste porque quem sai perdendo é a cidade que deixa de ganhar uma pessoa tão sábia e inteligente como Lulu, para ficar com outras pessoas "sortudas".
    Sei que você hoje esta bem melhor em Recife, trabalhando com pessoas que realmente te valorizam.
    Parabéns pelas suas conquistas. E muito sucesso na sua vida.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião um blog que se preza, não permite comentários anônimos.Pense nisso Carlos!!!
    Quando vejo um comentário anônimo, nem leio, pois o anonimato leva as pessoas a agredirem, as vezes até moralmente.
    A internet hoje, está muito evoluída, e é muito fácil descobrir o autor do comentário, descobre-se até coisas mais difíceis.
    A internet é um intrumento do BEM, vamos conservá-la assim!

    ResponderExcluir
  14. Discordo da senhora.Os blogs do Magno Martins,Inaldo Sampaio, Besta Fubana e outros acatam anônimos desde que não alterem o procedimento legal com palavrões ou vinculação pessoal.Está pensando que aqui é fácil alguém se pronunciar? Cabe ao moderador avaliar as postagens e excluir os excessos no que estou observando ser feito, através das remoções constantes.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!