domingo, 1 de julho de 2012

A ESTRANHA BELEZA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Este texto é dos melhores registos de língua portuguesa que eu tenho lido sobre a nossa digníssima 'língua de Camões', a tal que tem fama de ser pérfida, infiel ou traiçoeira.

Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:

- Compatriotas, companheiros, amigos! Encontramo-nos aqui, convocados, reunidos ou juntos para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual me parece transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou junta é a minha postulação, aspiração ou candidatura a Presidente da Câmara deste Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:

- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa? O candidato respondeu:

- Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; A terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.

De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e 'atira':

- Senhor postulante, aspirante ou candidato: (hic) o facto, circunstância ou razão pela qual me encontro num estado etílico, alcoolizado ou mamado (hic), não implica, significa, ou quer dizer que o meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou mesmo rasca (hic). E com todo a reverência, estima ou respeito que o senhor me merece (hic)pode ir agrupando, reunindo ou juntando (hic) os seus haveres, coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir direitinho (hic) à leviana da sua progenitora, à mundana da sua mãe biológica ou à puta que o pariu!

9 comentários:

  1. Tem vereador em Triunfo metido a sabido que quando inventa ser orador discursa pensando estar agradando com colocações completamente sem nexo...mas a platéia desinformada dos termos aplaude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. No cenário de incerteza desenhado para o futuro próximo, os orçamentos públicos precisam ser enxugados, o crédito é limitado e o investimento e o investimento privado enfrenta o receio da insegurança.Será que os próximos vereadores farão isso ou serão inúteis como os atuais?

    ResponderExcluir
  3. Francisco Rodrigues1 de julho de 2012 às 22:34

    Pensei que com a saída de Maninho nosso município iria melhorar em termos de administração.O que estamos vendo é um verdadeiro circo, onde todos mandam e ninguém obedece.Os palhaços só mudaram de cara, mas continuam afundando o município cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. É uma pena.Estávamos torcendo muito pela dupla Ferraz e Paulo, teria muito futuro na frente de oposição.

      Excluir
  4. Maria Cláudia Soares1 de julho de 2012 às 23:57

    Até quando Triunfo aceitará passivamente que seus representantes políticos sejam os mais inexpressivos e permaneçam sem valorizar, saúde, educação, segurança, urbanização, saneamento, asfalto e outros benefícios que devem ser dados pela prefeitura?

    ResponderExcluir
  5. Só Deus sabe o que se passa na cabeça ôca desse povo de Triunfo com sua tendência masoquista.Vai-te!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!