quinta-feira, 26 de julho de 2012

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL PERNAMBUCANA

Antonio Nunes - Tonton
Prezados(as) senhores(as) ligados(as) ao segmento da Cultura em Pernambuco,


                  
Permitam-me que me apresente: Antonio Nunes, 42, professor da Escola de Engenharia da UFPE e escritor infantil e juvenil, mais conhecido no segmento como Tonton.
Sou membro da União Brasileira de Escritores – seccional Pernambuco, da qual sou um dos coordenadores do núcleo de Literatura Infantil, e tomo parte na Diretoria Nacional da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), sendo o coordenador da regional desta associação em nosso estado.

A AEILIJ é uma entidade que congrega criadores de textos e imagens para este público e que tem, dentre outros compromissos, ações voltadas para a formação de leitores críticos. Maiores informações sobre esta associação, que tem em seus quadros autores como a escritora Ana Maria Machado e ilustrador Rui de Oliveira, bem como sua carta de princípios, estão disponíveis em http://www.aeilij.org.br/
Pois bem. Ao assumir a coordenação desta regional, tomei para mim a tarefa de interiorizar as ações deste núcleo, difundir as temáticas ligadas à literatura infantil e juvenil por todo o Pernambuco e, ainda, envidar esforços para a consolidação e a ampliação da visibilidade dos criadores de LIJ locais, pelo que, dentre outras ações,estruturamos na internet o blog “Literatura Infantil e Juvenil de Pernambuco para o mundo”, o qual, em apenas 18 meses, acaba de alcançar cerca de 20 mil acessos e 90 seguidores. Tenho a certeza de que alguns de vocês poderão dar contribuições decisivas neste sentido.

Convido-os, não apenas a conhecer este trabalho, mas também a colaborar com notícias atinentes a este universo, como lançamentos a terem lugar nos municípios,resenhas de livros que considerem de interesse dos aficcionados, dentre outras atividades relacionadas, como simpósios, palestras e ações correlatas, que oportunamente divulgaremos em nosso blog: http://lij-pe.blogspot.com.br/

Ainda no ano passado, tivemos, aqui no Recife, a realização do 1º Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, o qual esperamos (falo em meu nome e dos demais envolvidos com o projeto), em edições futuras, possa se tornar itinerante e ter lugar em outras cidades que se disponham a acolhê-lo. No blog acima referido, vocês poderão encontrar informações acerca deste evento, bem como assistir ao vídeo especialmente desenvolvido para este e que teve ampla divulgação pela TVU/UFPE.

De outro lado, a nossa intenção é ajudar a constituir núcleos municipais e, assim,estabelecer e fortalecer uma rede de contatos de interessados nas temáticas, de modo a termos uma regional verdadeiramente estadual, com representações em todos os rincões de Pernambuco.

Com o apoio da Fliporto, da qual tenho a satisfação de ser o coordenador de Literatura Infantil e Juvenil desde 2011, conseguimos difundir a marca da AEILIJ em todos os materiais de divulgação deste importante evento, em cujas sessões vários criadores da LIJ de nosso estado participaram, apresentando não apenas suas obras, mas também em performances presenciais. Esta parceria continua neste ano de 2012, em especial pela criação da Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda, projeto de caráter continuado da Fliporto e que terá sede na cidade de Olinda.

Bem, creio que me alongo na tentativa de me fazer compreender da melhor forma.

Para tanto, se assim desejarem, me coloco ao inteiro dispor para os esclarecimentos desejados.

Cordial abraço a todos, desta terra de frevo, maracatu e LIJ da melhor qualidade.

Atenciosamente,

Antonio Nunes (Tonton)
(81) 9975-2787
Coordenador da Regional Pernambuco da AEILIJ
Coordenador de LIJ Fliporto 2012

P.S. Esforços semelhantes têm sido desenvolvidos para a criação de outras regionais
estaduais por todo o nordeste brasileiro, como na Paraíba.
Vejam mais em http://lij-pb.blogspot.com.br/



6 comentários:

  1. Até em "Tonton" vc chegaram...rsrsrs Conheço e recomendo na minha escola a sua leitura para a turma do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  2. EM TRIUNFO CULTURA NÃO TEM VEZ!!!!

    ResponderExcluir
  3. Publicar isso parece chato, o povo dessa cidade está completamente alienado e corrompido.

    ResponderExcluir
  4. De criança as pessoas começam se viciar recebendo agrados da prefeitura e não trabalham, eles querem assim pra receber voto de cabestro.

    ResponderExcluir
  5. Que pena que o Carro da Pitú foi embora, fiquei triste e emocionada quando ouvi a música de despedida!!! E que venha nos outros anos.Muito bom dançar ciranda e reviver o passado!!! Não tem preço!!!

    ResponderExcluir
  6. Algumas pessoas de Triunfo não sabem ou não querem dá valor à cultura, são pessoas alienadas e até mesmo trancafiadas na sua ignorância, é claro que não todas.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!