quinta-feira, 12 de julho de 2012

TRAJETÓRIA DO SENADOR CASSADO DEMÓSTENES TORRES

 

Ele foi acusado de usar mandato para favorecer Carlinhos Cachoeira.
Plenário do Senado aprovou cassação do mandato nesta quarta-feira (11).

Demóstenes Lázaro Xavier Torres, que teve o mandato cassado pelo Senado nesta quarta-feira (11), nasceu em Anicuns (GO) e atuou como professor e revisor de jornal. Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, ele exerceu a profissão por pouco tempo e se especializou em direito penal e direito processual penal.

Em 1983, ele integrou o Ministério Público (MP) de Goiás e hoje está licenciado do cargo de procurador.
Exerceu por duas vezes a Presidência do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça do Brasil. Convidado, em 1999 aceitou o comando da Secretaria da Segurança do Estado de Goiás, no mandato do governador Marconi Perillo (PSDB), entre 1999 e 2002.
Filiado ao Democratas (DEM), foi eleito senador da República em 2002 com 1,2 milhões de votos. Ele concorreu ao governo de Goiás em 2006, mas obteve 3,5% dos votos, ocupando a quarta posição no pleito.

Saúde
Em janeiro de 2009, Demóstenes passou por uma cirurgia para tratamento de diabetes tipo dois no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento teve como objetivo a estimulação da secreção de insulina pelo pâncreas a partir de hormônios produzidos pelo aparelho digestivo. Na operação, uma parte do estômago dele foi reduzida, mas não com a finalidade de emagrecimento.
Em janeiro deste ano Demóstenes voltou a se internar no Hospital Albert Einstein. Ele passou por cirurgia plástica com o objetivo de tirar excesso de pele da papada e da barriga.

Carreira política
Em fevereiro de 2009 assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Em seu mandato, ficou conhecido como um defensor do endurecimento do sistema penal brasileiro. Entre os principais processos em que foi relator no Senado está o que reduzia a maioridade penal de 18 para 16 anos e o que resultou na Lei da Ficha Limpa. Ele também integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.
Reeleito para o Senado em 2011, em março de 2011 assumiu a liderança da bancada do partido no Senado, substituindo José Agripino Maia. Em 15 de julho de 2011, se casou com a advogada Flávia Coelho.

Denúncias
O senador cassado foi alvo de denúncias segundo as quais usou o mandato para atender a interesses do bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob a acusação de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás. Cachoeira foi preso em fevereiro, e logo surgiram as primeiras informações sobre o envolvimento do senador com o contraventor.

Saída do DEM
Em 27 de março deste ano, Demóstenes anunciou o afastamento da liderança em carta enviada ao presidente nacional do DEM, José Agripino Maia. No documento, ele se afasta da liderança do partido.
Em 2 de abril foi aberto processo para expulsão de Demóstenes do partido, mas no dia seguinte ele anunciou sua saída do DEM, entregando a carta de desfiliação para Agripino Maia.
Em 29 de maio, Demóstenes prestou depoimento durante cinco horas no Conselho de Ética do Senado. Ele negou que tenha usado seu mandato para favorecer Cachoeira. Em discurso e após ser interrogado por parlamentares, ele voltou a afirmar que é amigo do bicheiro e admitiu que o contraventor pagava sua conta de celular, mas negou que tivesse conhecimento de irregularidades cometidas por ele.

Fonte: G1

12 comentários:

  1. DEMÓSTENES TORRES PERDEU MANDATO E ESTA INELEGÍVEL ATÉ 2027. É O 2º SENADOR DA HISTÓRIA EXPULSO PELOS COLEGAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O suplente de senador Walter Pedro de Morais ( DEM-GO) que substituirá a vaga do cassado senador Demóstenes Torres ( sem partido - GO), nem assumiu, mas já vai receber cobrança e investigações sobre a sua fortuna, um dos mais ricos do Estado de Góias, ligado a Carlinhos Cachoeira.

      Excluir
    2. Depois da cassação, Demóstenes Torres começa a organizar a sua vida, reordenar a mudança de Brasília, e se preparar para reassumir a função de procurador do Ministério Público de Goiás(MPE), quando deveria estar junto com o comparsa Carlinhos Cachoeira na Cadeira.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Foi fim da linha para o ex-senador Demóstenes Torres, por 56 votos a 19 e cinco abstenções ele foi cassado ontem sob acusação de lobista de um bicheiro.Vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Mas não cassa nosso prefeito dr Luciano Bonfim que tem padrinho forte dr. Inocêncio Oliveira.Manda quem pode.

    ResponderExcluir
  4. O senado deu o exemplo cassando Demóstenes Torres, cujo discurso era o da moral e a prática da imoralidade, a câmara de vereadores desse município não cassa o idêntico prefeito Luciano Bonfim porque é igual a ele.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Fernando B. Lima13 de julho de 2012 às 11:08

    Ao cassar Demóstenes, o Senado, reconheceu a existência de organizações ilegais infiltradas no ambiente político.Em Triunfo todos tem conhecimento de tudo e não fazem nada, calam e apoiam políticos denunciados pela Justiça por atos de corrupção.Meu Deus,que blindagem é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. É meus caros colegas,o Brasil esta perdido! Estamos cavando um buraco com a nossa omissão, que pode ficar sem fundo para a próxima geração!
    Educação, saúde e segurança jogados as traças! Universidades em greve e ninguém fala nada! 16 milhões de brasileiros na miséria, passando fome, e parlamentares aumentando suas posses e 1000%!
    CHEGA DE IMPUNIDADE!
    Chega de Maluf´s, Desmotenes, Collor, Cachoeira, Delta, Mensaleiros, Privateiros! Chega de corrupção! NÓS NÃO AGUENTAMOS MAIS!
    Criem coragem meus amigos, sejam firmes! Temos que mostrar ao Brasil a nossa indignação!

    ResponderExcluir
  7. O ex-senador Demóstenes Torres ( sem partido - GO) foi cassado em razão do envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!