|
Lago João Barbosa : assoreado, cheio de lixo e com peixes morrendo |
|
Uma beleza desprezada pela administração pública municipal |
|
Milhares de peixes não resistiram a sujeira |
|
Os esgotos são despejados abertamente no lago |
|
Qual a justificativa para tamanho descaso? |
|
A poluição da água não passa despercebida |
|
Visível ausência de manutenção do lago |
A drenagem do tradicional açude público da cidade de Triunfo, denominado Lago João Barbosa Sitônio é uma obra anunciada desde o princípio dos anos 2000 quando o visível assoreamento se agravou de vez, devido a falta de conservação das administrações públicas municipais que se revezam em sistema de rodízio e imutável gestão, não se preocupando com as soluções dos problemas básicos, mas apenas com assistencialismo, paternalismo, nepotismo e populismo generalizado sem a devida contestação de uma população engessada e habituada a seguir os pontos máximos da omissão: ver , ouvir e calar.
Aparecem insatisfeitos assumidos somente quando não estão sendo direta ou indiretamente beneficiados: deixaram de comprar nos seus pontos comerciais; não empregaram seus familiares; esqueceram de locar seus veículos; cortaram suas ajudas mensais; entre outras rupturas pessoais introduzidas na política atrasada do município, com o consentimento e apoio de pessoas que se mostravam independentes, sérias, honestas, comprometidas, trabalhadoras, mas que passaram a decepcionar motivados pelas benesses citadas.
Lamentamos muito por nossa querida Triunfo e sua população trabalhadora e ordeira, conviver com uma banda podre dominada pela sanha governista. Onde irão parar com as atitudes nefastas desses fascistas? Alguns por tradição e vício seguem completamente vinculados aos que ocupam o poder municipal ( pode ser quem for) e ainda ousam pregar de público que amam essa terra; quando sabemos estarem simplesmente comprometidos como os salários que recebem e relutam largar, fazendo vista grossa na hora de tomar posições enérgicas, claras e definidas, só aparecendo em ocasiões festivas representativas para fazer o conhecido proselitismo barato de bons samaritanos.Isso precisa mudar...
Apesar das denúncias realizadas por esse blog e as fotos tiradas, a desordem permanece no citado lago, próximo à sede da administração.
ResponderExcluirRatazanas e baratas proliferam onde há detritos, podridão e esgotos.São beneficiários e agentes do lixo. O que serão os corruptos?
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirNão houve a audiência tão aguardada pela oposição KKKKkkk Mais outra derrota Kkkkkkkk
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirTenho profundo respeito pelas pessoas que com sinceridade e isenção de ânimo divergem das minhas convicções, mesmo porque, que sou eu para "julgar o servo alheio", conforme Romanos 14:4? Se tenho citado exaustivamente a Palavra de Deus, é por ser ela para mim a única regra de fé e prática e diante da qual não cabem "achismos" humanos. Sei somente que quando exorto, comento e chamo a atenção é porque estou obedecendo ao "ide" de Jesus Cristo em Marcos 14:15 e convencido do que disse o apostolo Paulo em Romanos 14:12: "Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus".
ExcluirEm ano de eleição municipal, quando chegam aos cidadãos promessas que criam a "cidade dos sonhos" os candidatos a prefeitos e vereadores prometem mundos e fundos, depois somem e nada fazem, estamos acostumados aqui em Triunfo, onde a saúde seria uma maravilha, a educação excelente e foi tudo um caos total.
ExcluirReginaldo de Melo em Educação Ambiental e Cidania retrata alarmante situação: O Rio Ipojuca Pede Socorro. Fiz de sua citações minhas inspirações no tocante a situação do lago (açude) em Triunfo-PE.
ExcluirÉ realmente gritante vê se enchendo de lixo o tão querido lago que há tempos foi fiel,verdadeiro e hoje por "gratidão" fazem dele lixeiro, pois tudo corre para ele formando poluição. E o uso da razão é para os racionais.
É preciso que as escolas levem para a discussão e que forme alunos críticos para que cobrem dos políticos respeito à população. Não cometam o crime da omissão, digam sim a favor da natureza, unam-se contra a poluição, criando uma associação garantindo a participação com novas formas de agir para que não se permita desistências, lutando juntos é mais fácil de conseguir o tão amado lago revitalizar.
Cuidar do meio ambiente é responsabilidade municipal,estadual,federal e sociedade civil.
Nesse caso: "O lago é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade".
Matilde de Sousa Terto.
A limpeza do açude ainda não passou por um processo de ordenamento mas graças às poucas chuvas caídas melhorou um pouco, quanto aos os peixes já morreram o que tinham de morrer, na verdade nada fizeram de efetivo, apenas depois de muita grita da população trouxeram uns técnicos da Universidade Federal de Serra Talhada que colheram amostras da água apodrecida.
ResponderExcluirlogo mais convido todos no fórum pra vê passar os cara lisa denunciados pelo ministério publico por formação de quadrilha pra audiência com a juíza
ExcluirNÃO ACONTECEU A AUDIÊNCIA.KKKKKKK E AGORA DR WILLIAMS TERTO, SARGENTO CESARNILDO E PROFESSORA INÊS CARVALHO KKKKKKk. VÃO DIZER O QUE AO POVO? SE ABRACEM COM O MANINHO E VÃO TRATAR DE CHORAR AS SEGUIDAS DERRITAS.KKkkkkk É NÓIS E NÓIS. NINGUÉM TOMA.KKKKKkk
ExcluirA questão do valor do dinheiro e do poder na Justiça, comprovado.
Excluir" Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu". Eclesiastes 3:1
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEm resposta aos anônimos participantes da cúpula improba do prefeito, não é de se admirar o ato de covardia dele e dos demis em não comarecerem a audiência pois sabiam que seriam rechaçados, seriam condenados porque contra fatos não existem argumentos.
ExcluirRealmente o Prefeito, além do fiasco da festa do estudante, do incentivo a noite gospel, dos escandalos em processos que se arrastam no judiciário e todos promovidos pelo Ministério Público não restam dúvidas de que agora ele se enterrou de vez pois a sua reputação que antes havia um certo respeito está desacreditada do póvo.
Que ato covarde. Além de improbo, formador de quadrilha,e tantos indiciamentos o homem é covarde. Não tem coragem de enfrentar a população e ainda quer ser prefeito novamente? Sua coroa vai fundir nas chamas calorosas dos votos que a oposição receber e provar que existe condições de se fazer uma administração de respeito e de honesatidade.
Se pensa que siu-se bem enganou-se. o povo todo já comenta sobre a covardia do não comapecimento e de estar querendo burlar até o judiciáro.
Terto
Carlos como pode a prefeitura em frente ao lago? É Brasil! ninguem faz nada....finge que escuta,finge que ver, e manga da gente fingindo que faz!
ResponderExcluirAbraço
Mirna
Entristeço-me quando vejo as pessoas firmarem-se no conceito de que a salvação da administração pode vir pelas boas obras e não pela graça mediante a fé.Acho de bom alvitre estas pessoas lerem com mais atenção.
ExcluirCaros leitores, como já devem estar sabendo, não houve a esperada audiência do prefeito juntamente com os seus familiares porque o mesmo, sabendo que ia encontrar na praça um movimento contra a corrupção em que até várias viaturas de policiais foram chamadas o mesmo não comapreceu dizendo que estava com problemas de saúde. Pela ata de audiência poderão ver que os outros acusados também faltaram a audiência mesmo sendo intimados a comparecer mas a audiência foi adiada para o dia 17 de outubro, depois da eleição, Imaginem!
ExcluirO tiro saiu pela culatra, a opinião pública não vai deixar barato a covardia do não comparecimento dele ao julgamento que sabe ele que será condenado. Sabe-se até que constituiu até novo advogado. As eleições virão e a surpresa para ele será desagradável pois a rejeição é grande e o melhor de tudo isso é que ele já sabe e está incomodado e com medo, tanto que manda seus compoarsas fazerem ameaças e tenta até mesmo burlar o judiciário.
Terto
0000370-86.2007.8.17.1520
ExcluirDescrição Ação Civil Pública
Vara Vara Única da Comarca de Triunfo
Juiz Artur Teixeira de Carvalho Neto
Data 07/08/2012 10:07
Fase Audiencia - Situacao
Texto PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Juízo de Direito da Comarca de Triunfo
Praça 15 de Novembro, nº 48 - Centro
Fone/Fax - ** (087) 3846.1396
__________________________________________________________________________
Ação de Improbidade Administrativa nº 0000370-6.2007.8.17.1520
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO
Aos 07 (sete) dias do mês de agosto do ano de 2012 (dois mil e doze), na Sala das Audiências deste Fórum, cidade e Comarca de Triunfo, Estado de Pernambuco, pelas 09:00h, presente a Dra. LUCIANA MARINHO PEREIRA DE CARVALHO, Juíza de Direito desta Comarca, comigo Funcionária à Disposição, ao final assinado, presente o autor, O MINISTÉRIO PÚBLICO, representado pelo Dr. FELIPE AKEL PEREIRA ARAÚJO. Ausente o requerido LUCIANO FERNANDO DE SOUZA, presente seu advogado Dr. THIAGO INÁCIO DE ANDRADA OLIVEIRA, OAB/PE nº 27.054. PRESENTE A REQUERIDA EDNALDA MARIA DE SOUSA, ACOMPANHADA DO Dr. THIAGO GABRIEL BRANDÃO DE SIQUEIRA, que neste ato requereu o prazo de 05 (cinco) dias para juntada de Substabelecimento, o que foi deferido por este Juízo. AUSENTES OS REQUERIDOS INÉLIA MARIA MAGALHÃES DE CARVALHO, RAFAEL LUIZ DE CARVALHO, ADAILDO DE SOUZA BARBOSA, IRENE BARBOSA DE CARVALHO, VALDENICE RIBEIRO DA SILVA E EZIUDA MARIA DE SOUSA, apesar de intimados através de seus advogados, conforme folha 2734. Aberta a Audiência, foi dada a palavra ao advogado do requerido, LUCIANO FERNBANDO DE SOUZA: " requer concessão de prazo para juntada de atestado em favor do réu LUCIANO FERNANDO DE SOUZA a fim de comprovar sua impossibilidade de comparecer na presente audiência". Pela MM Juíza foi dito:" 1) Defiro o requerimento supra, devendo ser juntado documento a que se refere o causídico quando apresentado na secretaria; 2) Na petição de fls. 2737/2738 requer pugna o requerido Luciano Fernando de Souza pelo adiamento do presente ato, tendo em vista que substabeleceu recentemente a outro advogado que se encontra hoje presente, contudo alega que não teve tempo para analisar os autos. Ocorre que esta audiência foi designada desde o dia 13/04/2012, ou seja, com tempo suficiente para que qualquer advogado pudesse analisar os autos que se encontravam todo tempo na secretaria desta comarca. Por outro lado em face da certidão de folha 2746, verifico que o ad vogado do réu LUCIANO FERNANDO DE SOUZA que patrocinava sua defesa na época em que foi designada essa audiência, não foi intimado para esse ato, como se comprova através da cópia do diário de folha 2734. Assim, redesigno o presente ato para o dia 17/10/20212, às 10:50 horas, considerando-se intimados os presentes. Demais intimações e expedientes necessários, salientando-se que o advogado do requerido LUCIANO FERNANDO DE SOUZA deverá, querendo, apresentar rol de testemunhas até vinte dias antes da audiência, nos termos do art. 407, CPC. ATENTE A SECRETARIA PARA O CORRETO CUMPRIMENTO DOS EXPEDIENTES, A FIM DE EVITAR QUE SITUAÇÕES COMO ESTA SE REPITAM CAUSANDO PREJUÍZOS AO TRÂMITE DOS PROCESSOS. 3) Certifique a secretaria se os advogados dos demais requeridos apresentaram rol de testemunhas na forma da intimação de folha 2734." Nada mais havendo a tratar, mandou a MM. Juíza encerrar o presente termo que vai assinado por todos. Eu, _______(Sivoneide dos Santos Lima) Serventuária à disposição, digitei e Eu,__________(Herivanda Batista Moreira), Chefe de Secretaria, assino.
MM. Juíza de Direito
Autor/Promotor de Justiça:
Advogado da requerida Ednalda:
Advogado do Requerido Luciano Fernando:
Requerida:
Testemunha:
Eis o termo de audiência que não se realizou
O prefeito comprovou mais uma vez que tem culpa no cartório e não compareceu na audiência marcada desde o princípio do ano alegando problemas de saúde. Que vergonha!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAo contrário do gaiato que fez comentário depreciativo acima, ironizando a atitude nobre das pessoas de bem que se posicionaram contra a comprovada corrupção do prefeito e sua turma, ignorado pela "justiça" dando-lhe sobre vida,recomendo aos ilustres advogado Williams, sargento César, professora Inês e demais envolvidos no movimento pacífico que não se abatam com a atitude indecorosa.A luta continua.Queremos justiça!
ExcluirO tempo de Deus é AGORA e Ele não faz o que cabe ao homem realizar. Para isso lhe deu cabeça para pensar, mãos e pés para agir. Querer dá a Deus obrigações já delegadas por Ele ao homem é muito desconhecimento da Verdade e interpretação equivocada da Palavra Divina. Com certeza, Deus não está nada satisfeito vendo a Natureza por Ele criada, morrendo pelo descaso de quem quer que seja.Não cabe aqui proselitismo religioso, mas ações de todos. Se uns cruzam os braços, outros assumem. Na vida foi sempre assim e continuará sendo."As palavras comovem; o exemplo arrasta." Melhor do que falar é agir. Depois que tudo morrer, não adianta o luto poque ele nada ressuscita. As águas também morrem. E o açude, cartão postal que leva o turismo a Triunfo, ficará apenas na lembrança, no saudosismo, na paisagem deserta.É só esperarem para ver...Dinah Castilho Campos.
ResponderExcluirEu me lembro do açude vazio, sem água, o seu leito forrado de lama preta onde salsitavam inúmeros peixes brancos, que não haviam sido arrastados pela enxurrada, durante o arrombamento da parede, em 1953 ou 54. A imensa cratera, intransponível aos viventes na época, situava-se onde hoje é a ponte. Por muito tempo o açude permaneceu sem água, porem com muita lama, dividindo a cidade em duas partes. Inicialmente, durante alguns meses, o acesso ao convento às Almas, ao Borges e sítios circumvizinhos além da Paraiba e de Santa Cruz requeria arrodear o açude. Ao redor do açude so havia o posto de saúde recém inaugurado, situado onde é hoje a prefeitura. Quem iniciasse a trajetória do arrudeio, havia de completá-la saindo num beco margeado pelo oitão da casa de Maria Xavier, do lado direito, e pelo oitão da casa de Horácio Timóteo, do lado esquerdo. Onde está a praça do avião era o sítio de Tia Sara, limitado por uma cerca de madeira e arame que margeava a estrada. A seguir, onde está a rua que sobe para o posto de Leidinha, iniciava-se o sítio de Maria Timóteo, cujo gerente era Luiz Leitão. Esse sítio era povoado por árvores frutíferas enormes: mangueiras, jaqueiras, goiabeiras além das bananeiras. O sítio era também limitado por cerca de arame, que o separavada estrada, mas não impedia da criançada (e também adultos) entrar para saborear os frutos que nunca faltavam. Havia dois córregos maiores que corriam durante todo ano: o primeiro junto ao posto de saúde; o outro é aquele canal atrás da rodoviária ou estação do teleférico. Ambos corriam naturalmente sobre o solo sem nenhuma limitação de alvenaria. A vazão, durante o período chuvoso era forte que impedia as pessoas de atravessarem sem proteção. A água sempre cristalina e fria como gelo. Não me lembro de água barrenta, tampouco suja.
ResponderExcluirAprendi a nadar no açude de Tia Sara. Depois do almoço,juntamente com os meninos da minha idade e da minha rua (dentre outros Neidinaldo de Napole, Noé de Zé de Sá, Ernandi de Quinca Bezerra, Urlei de Boinho) saiamos sem o conhecimento das mães, passavamos na casa da Velha Sara para pedir permissão e seguiamos para o açude de onde so sairiamos a tardinha. Inicialmente, com um par de cabaças e depois, somente com a coragem. Todo mundo apredeu a nadar sem piscina e sem instrutor. O maior feito era atravessar o açude: nadar até o lagedo do outro lado e depois voltar. Nunca morreu ninguem. Nem afogado nem intoxicado pela poluição. O prefeito era o Malor Aprígio Assunção. Esse era o Triunfo da minha infancia, que já não se repete, mas continua belo e triunfante, apesar dos pesares.
O saudosismo do nobre Antônio Timóteo não deixam dúvidas de como era e de como está o lago João Barbosa. Existem dúvidas que pairem sobre os relatos dos ultimos acontecimentos? Existe administração séria que possa coibir o assoreamento, mortandade de peixes, assoreamento dos riachos que levam água para o lago que ao final é despejado no velho Pajeú?
ResponderExcluirIndignação. Essa é a palavra correta para com o sentimento do povo.
Essa administração veio realmente causar o caos e enfrentá-la não é fácil pois a corrupção, dinheiro distribuído para comprar votos e muito mais coisas que o Ministério já está ciente estão prestes a ser expostas também. Isso, além da covardia do não comparecimento do prefeito e sua indiciada quadrilha ao fórum para defenderem-se. Defenderem-se de que? São realmente culpados. Existem provas concretas no processo. O medo de estar na presença do promotor e da juíza foi maior mas ainda estar por vir as outras coisas, esperem!
Williams Terto