Por MADSON MORAES
Alcoolistas do sexo feminino sofrem danos na região do cérebro três vezes mais rápido do que do sexo masculino nas mesmas condições, segundo revelou um estudo publicado em 2012 no periódico "Alcoholism: Clinical and Experimental Research". A pesquisa destacou que todos que consomem excessivamente bebidas alcoólicas têm a função da serotonina comprometida, mas esse problema alcança as mulheres mais precocemente.
A ingestão constante, descontrolada e progressiva de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo da mulher e levar a consequências irreversíveis, como lesões no fígado, até a problemas ginecológicos como menstruação ausente, abortos espontâneos e infertilidade.
"A doença afeta não apenas o paciente, mas toda a família e o prejuízo na saúde é maior nas mulheres do que nos homens", explica Doritch Wallach Verera, psicóloga, coordenadora da Clínica Prisma e especialista em Dependência Química pelo Instituto Sedes Sapientiae. Enquanto eles demoram, em média, 10 anos para desenvolver o vício, elas sucumbem em até cinco anos. Por que isso acontece? As mulheres têm um menor volume de água no corpo e mais gordura em relação aos homens, o álcool fica mais concentrado no sangue. O risco delas desenvolverem cirrose é maior. Uma mulher que ingere mais de 14 doses por semana já corre risco na saúde.
A prevenção e o tratamento da dependência alcoólica deve levar em conta fatores socioambientais específicos de cada paciente. "O padrão de ingestão de drogas, os aspectos socioculturais, a dinâmica familiar e as consequências decorrentes do abuso do álcool são fundamentais para a caracterização das diferenças de cada caso", observa Doritch.
No Brasil
A mulher de hoje vive uma pressão para se destacar em todos os aspectos da vida. Precisa ser uma profissional de ponta, uma boa mãe no lar com filhos e, ainda, uma boa companheira. Tais papéis, aliados a outros fatores, podem contribuir para a vulnerabilidade a uma doença que vem crescendo: o alcoolismo feminino. Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas por mulheres passou de 8,2% para 10,6% entre os anos de 2006 e 2010. E a doença, considerada grave pela Organização Mundial da Saúde (OMS), gera prejuízos biológicos bem mais agudos ao sexo feminino.
Em São Paulo, por exemplo, o atendimento a mulheres dependentes de álcool cresceu, no período de 2008 a 2010, o equivalente a 46%. O estudo, realizado pela da Secretaria de Estado da Saúde e que compreendeu os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAP's), comparou os dois primeiros meses de cada ano e mostrou um aumento gradual ao longo do período. Em 2008, o número de atendimentos prestados pelos CAP's paulistas, em janeiro e fevereiro, foi de 4.235. Já em 2009, saltou para 6.048 e, em 2010, foi para 6.169 - um aumento de 45,66% em dois anos.
Fonte: MSN/ Mulher
SOU CONSCIENTE, VOTO NULO...
ResponderExcluirNo lago João Barbosa, vulgo “açude público”, além dos peixes, dos patos ainda existem os cágados, que queriam comentar assuntos políticos sem ter uma opinião formada sobre o fato, não sabiam sequer se realmente a democracia para eles era importante, achavam que inteligente seria criticar ambas as partes, provocar uma situação que nem mesmo o mais intelectual dos seres humanos, não conseguiria solucionar este dilema, era como se estivessem no mundo da lua, que a sua escolha só fosse importante se aparecesse um “salvador da pátria”, com todas as qualificações estabelecidas por eles, coisa que deveria estar somente dentro da imaginação dos seus filhotes cágados, que acreditam em super-heróis. Se não aparecer o grande, o super, o espetacular, perfeito, o grandioso representante da cidade de Triunfo digno do seu voto, resolveram inovar, incentivar a todos os moradores do lago a votarem nulo e desta forma ninguém seria o prefeito da cidade, tudo seria entregue as baratas.
Os peixes não entenderam nada, os patos também não. Como pode alguém neste mundo viver sem escolher o que é melhor para ele, ou simplesmente escolher o menos ruim? Esta era a dúvida. Os peixes começaram a se perguntar: “como pode alguém viver assim? Já imaginou se estes cágados fossem para um lugar qualquer, estivesse com muita fome, a ponto de morrer, só que o que tinha para comer fosse duas coisas que eles não gostam, e só poderia escolher uma delas, será que morreriam de fome? Se estivessem desempregados, embora fossem formados em direito, e tivessem bastante endividados, e aparecessem dois empregos para ganhar um bom salário, embora não gostassem de nenhum dos dois empregos, ficariam desempregados? Endividados? Lisos? Esperando conseguir algo na sua área? Será que isto seria uma atitude inteligente? E se estivesse em uma situação em que a sua vida estivesse em risco, e o médico dissesse que ele só teria duas escolhas, ou fazer uma coisa que ele não gostava ou morrer? Será que simplesmente não saberia escolher?
Já pensou se um cágado deste chegasse ao poder, o que faria? Pois acha que nesta vida só existe uma solução; não opinar para não errar. Mas a vida é cheia de desafios, sempre terá alguém que não concorda, não acredita, e vai ficar em cima do muro, olhando tudo acontecer e criticando, criticando e criticando. Mas quem tem atitude, toma uma atitude e está sempre pronto para ser desafiado, para questionar, cobrar resultados, responsabilizar quem cometeu algum ato reprovável em sua administração, e tirar do poder aqueles que um dia ele acreditou, isto é a vida. Diz o ditado popular, “quer conhecer o homem, dê a ele poder e riqueza”. A democracia é o governo do povo, onde o povo é soberano, pois o que decidirem está decidido e quem não tem este compromisso, também não tem direito de ser ouvido.
Os peixes e até mesmo os patos acharam que os cágados seriam animais polémicos, mas sem conteúdo, que não dava nem para comentar porque seria uma perda de tempo, escutar tanta lorota ideológica sem fundamento.
Não entendo mais nada. Quer dizer que já surgiu outra pessoa com esses comentários iguais o peixe, patos, cágados, feto, que defende o voto nulo?
ExcluirMeu caro anônimo, eu acho que o senhor não entendeu o texto, pois o anônimo que fez comentários sobre o peixe, patos, cágados, feto etc, repudia o voto nulo.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirA ASSEMBLEIA DAS VACAS
ResponderExcluirUmas vacas residentes na cidade de Triunfo, estavam conversando sobre a novela da globo, Avenida Brasil, parecia que o assunto estava muito bom, quando de repente chega outra vaca que estava muito preocupada com o que havia acontecido com o seu dono, e pôs-se a pedir as amigas para que escutassem o que ela tinha ouvido: “ Amigas, eu estava circulando aqui pelo pasto, e meio sem querer comecei a escutar o nosso dono, seu Pedro, conversar com outro senhor que eu não entendi o nome e dizia que estava revoltado com um tal de prefeito da cidade que derrubou o matadouro público, e agora eles ficaram sem ter onde nos colocar”. Outra vaca pedindo a palavra lembrou que também teria escutado o mesmo assunto, e que parecia que seu Pedro estava muito preocupado com esta situação.
As vacas, querendo ajudar o seu dono, marcaram um dia para se reunirem em assembleia e discutirem sobre o assunto em questão, pois precisavam se inteirar ainda mais do que estava acontecendo para poderem dar a sua parcela de contribuição. A partir daquele dia ficaram atentas a tudo quanto ouvissem para que no dia da assembleia pudessem propor algumas ações.
O dia da assembleia chegou, as vacas estavam animadas, pois queriam de toda forma resolver este problema. A vaca Mimosa, a mais velha do pedaço, foi quem iniciou a reunião, pedindo silêncio, pois a conversa entre elas estava pegando fogo, tinham muitas ideias, mas teriam que entrar em um consenso. “queridas amigas vacas, depois de ouvir todas vocês, eu quero fazer um resumo do que entendi sobre o que está perturbando o coração do seu Pedro; um homem que se chama “prefeito da cidade” também conhecido como doutor derrubou o matadouro público sem antes fazer outro, seu Pedro falou que a causa era nobre, pois no local ele iria fazer uma escola, e ele também concorda que Triunfo estava precisando de mais escolas, mas achou que o doutor não se planeja para nada, pois deixou a cidade sem matadouro e seu Pedro precisa se deslocar para a cidade vizinha para o abate dos animais, falam que o doutor alega que estão planejando centralizar o abate de animais na cidade de Serra Talhada, e ele como é um “gestor de ação”, pôs-se logo a derrubar, para não perder tempo. Acontece que na região, só o doutor teve esta “magnífica ideia”, creio que os outros gestores vão esperar que tudo realmente seja concluído para então derrubarem os seus matadouros; seu Pedro falou ainda que soube que as terras onde abatem animais ficam impróprias para o uso, principalmente para escola, pois podem provocar doenças futuras nas crianças. Dizem que quando as fundações estavam sendo feitas, subia a podridão do sangue dos animais abatidos no local. Em resumo, é isto que está acontecendo”.
Uma das vacas, pedindo a palavra disse: “para ficar mais fácil o nosso entendimento, é como se esse doutor fosse a “Carminha” da novela das oito, que é muito articulosa e não se preocupa em prejudicar as pessoas que estão ao seu redor, vocês perceberam o tanto de coisa que ela aprontou e o pobre do marido ainda não se ligou? Com o doutor é mesmo assim, tenta enganar o povo de Triunfo para continuar no poder, será que o povo vai continuar como o Tufão da novela? Ele gasta o dinheiro público com coisas de interesse pessoais e para o povo só sobra à traição?
A Vaca Mimosa, tomando a palavra disse: esperem aí senhoras vacas, estamos em época de eleição, tem um candidato da oposição que tem muitas propostas boas, e que o seu Pedro quer colocar no poder; só que tem um, porém; a cor do partido dele é mesmo aquela que mais nos incomoda, o vermelho, mas por seu Pedro nós precisamos vencer este desafio. Em sinal de apoio, vamos todas nos vestir de camisetas vermelhas, com bandeiras, vamos soltar fogos, e sair por toda cidade de Triunfo, é uma forma de alertar o povo para a necessidade de mudança. Embora não possamos votar, nem os humanos entendam a nossa forma de falar, vamos fazer com que a onda vermelha invada a cidade os distritos e também os sítios!!!!
MAIS UMA ARRETADA PUBLICAÇÃO DA ESCRITORA ESPETACULAR ANÔNIMA, DEVIA A MESMA LER MATÉRIAS PASSADAS DO BLOG OPINIÃO COMO A SITUAÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL, UMA DESGRAÇA.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAqui mostra que tipo de prefeito louco e incompetente Triunfo tem. Cada vez mais entendo que ele é um psicopata.Não sei como um doido desse terminou medicina.De administrador num tem nada, só de falador das mulheres alheias.
ResponderExcluirem 2012 só dá nóis de novo. votade do povo 22
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirCONVERSA ENTRE DOIS COMPADRES - 1ª parte
ResponderExcluirDois compadres se encontram na cidade de Triunfo e começam a conversar sobre a disputa eleitoral deste ano. Seu José é mais entendido, já sabe em quem votar, não tem dúvida nenhuma, já o seu Miguel está indeciso. Seu Miguel, embora esteja indeciso, não quer votar errado e por isto procurou mais informações da disputa com o seu compadre, José.
- Bom dia compadre José, como vai o senhor.
- Bom dia compadre Miguel, vou bem, graças a Deus.
- Meu compadre eu estou com uma dúvida danada, ainda não sei em quem eu vou votar, pois uma das partes diz que “Triunfo só presta se for com ele, porque sem ele Triunfo não presta” a outra parte está propondo mudanças. E aí! Compadre José, em quem eu devo votar.
- Compadre Miguel, eu não vou dizer em quem o senhor deve votar, mas vou apenas te dar alguns esclarecimentos, depois destes, o senhor vota em quem achar melhor. Mas primeiro eu quero saber o que é que está te trazendo tanta dúvida?
- Meu compadre José, eu devo favor ao doutor, pois ele me consultou, passou uns remédios bons e ainda quando eu fui fazer uma cirurgia lá em Serra Talhada, lá estava ele novamente, eu fico meio constrangido, pois eu devo este favor a ele.
- Meu compadre Miguel, o senhor está correto, o doutor fez um grande favor ao senhor, e por isto o senhor quer votar nele como retribuição ao favor que ele fez, mas pense bem! O doutor é o prefeito da cidade, responsável pela saúde pública do nosso município, os recursos para colocar médicos nos PSF’s e Unidade Mista vêm, então porque o senhor precisou do favor do doutor para ser consultado? Estava faltando médico na Unidade Mista ou o que? E o senhor sabia que as cirurgias feitas em Serra Talhada, acompanhadas pelo doutor são pagas? O SUS cobre as cirurgias, se não fosse o doutor o anestesista, teria outro que faria o mesmo procedimento sem o senhor precisar dever favor a ele, entendeu?
- Entendi compadre, o senhor está certo. Mas ainda estou com dúvidas, pois na propaganda do doutor diz que “Triunfo só presta se for com ele, sem ele Triunfo não presta”, eu fiquei com medo disto, pois e se ele tiver certo?... continua!!!!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir....CONVERSA ENTRE DOIS COMPADRES - 2ª parte
ResponderExcluir- Meu compadre preste atenção! Se o 65 entrar, não vai mexer naquilo que está dando certo! O que é bom não pode se mexer, já o doutor teve 8 anos de mandato, fora o mandato do seu pai, já são 12 anos no poder. É muito tempo no poder e pouca coisa a apresentar! Tente lembrar uma grande, média ou até pequena obra feita pelo doutor em 2002? E neste mandato? A Academia das Cidades, foi o governo do estado, o pátio de eventos, não foi ele quem fez, apenas inaugurou, calçamento; muitos fazem logo o sistema de esgoto, para não precisar depois desfazer o que foi feito, e os que já existem também estão precisando de restauração; as praças construídas pelo doutor, sinceramente! Não vou nem comentar, pois são de dar vergonha, pela qualidade dos materiais, tem até uma fonte, ou sei lá o que é aquilo, por trás dos correios, eu só sei que parece que o dinheiro público serve somente para ser esbanjado, sem planejamento, e sem falar de outras praças que estão abandonadas, sem manutenção, isto falando da cidade, se o senhor for observar os distritos de Canãa e Jericó e os sítios, foram esquecidos.
- Mas compadre José, e a AÇÃO SOCIAL está botando pra quebrar no governo do doutor!
- Meu querido compadre Miguel, veja bem, o governo federal tem enviado recursos para a área de ação social, PETI, BOLSA FAMILIA e outros, e enquanto o governo federal estiver enviando estes recursos, este e outros tantos projetos vão ser desenvolvidos. Só muda a pessoa que vai conduzir, tenha certeza, as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos ainda continuarão sendo contemplados pelos projetos sociais, com os recursos federal, estadual e municipal. Ainda compadre, vale salientar que temos o privilégio de sermos contemplados pelo SESC, que vem desenvolvendo ações sociais grandiosas, Lar Santa Elizabeth, que há anos tem lutado pelo bem das famílias triunfenses, também os recursos vindos da Alemanha, que têm contemplado um bom número de famílias desta cidade, e podemos até incluir que muitas outras instituições religiosas, escolas, as ong’s, os comerciantes, colaboram desenvolvendo trabalhos sociais, e com as suas doações; e até particulares estão todos juntos na busca de melhorias sociais para nossa cidade, resumindo, só precisa de vontade política para que as melhorias apareçam, pois boa parte da população está interessada no crescimento de nossa Triunfo.
- É verdade compadre José, o senhor tem razão, o senhor tirou muitas dúvidas que eu tinha, agora sei em quem vou votar.
- Em quem? Meu compadre Miguel?
- O senhor TEM DÚVIDA?
o q tem de mina cachaceira aki num ta mole. acha que arraza .lindo!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir