A estátua de Frei Damião em Triunfo, instalada no amplo espaço alto onde fica o lajedo de propriedade do espólio da família Feitosa (Lídia Feitosa), por trás da residência do senhor Francisco Félix de Oliveira, o popular "Chico Leite", poderia se tornar um centro de peregrinação religiosa na já frequentada Estância Climática, do "Oásis do Sertão", recebendo o incentivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O mesmo órgão poderia, dependendo do sucesso supostamente garantido ao atrair os fiéis visitantes, abrir processo para registrar o monumento como bem imaterial , visando existir a necessária conservação da estátua e para manutenção do monumento construído em homenagem a um dos ícones da religião católica na região nordestina e sertaneja.
No local caberia uma área para haver celebrações e festividades de cunho religioso, aproveitando o Decreto 3.551, de 4 de agosto de 2000, instituindo o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial do Patrimônio Cultural, além de rituais e festas que marquem a vivência coletiva do trabalho da religiosidade e de outras práticas de vida social.
Bastante sugestiva a ideia de atrair turistas através do sentimento religioso. Isso poderia revigorar as visitas que parecem ter caído.
ResponderExcluirNa minha terceira visita a Triunfo, volto a ter a sensação de que estou numa cidade única na região com potencialidade para o turismo, podendo ser ainda mais incrementada com sugestões iguais a essa, adotando o turismo religioso.
ExcluirEnquanto se fala em turismo, no Loteamento Santo Antonio é raro encontrar uma rua onde não exista um esgoto escorrendo a céu aberto. Isso mostra a situação catastrófica da rede de esgoto da cidade, calçamentos recém-construídos.
ExcluirIdeias e iniciativas são dois ingredientes que nem sempre estão reunidos em uma mesma receita, mas quando perfeitamente combinados, podem redundar em um tremendo sucesso, deixando muitos gestores o pensamento " Por que não fiz isso? È assim que acontece com o trade turístico, em particular o seguimento voltado para a interiorização e aproveitamento dos recursos e belezas das médias e pequenas cidades pernambucanas. Vejo com frequência aqui postadas ideias maravilhosa do editor Carlos Ferraz, que merecem atenção especial de qualquer administrador. Não concordo com a citação que o mesmo é um "sonhador" ( e se for seria melhor ainda), muito pelo contrário, opina dentro da realidade da sua cidade.
ResponderExcluirHe! He! He!
ResponderExcluirSó quero dizer que consigo votar quantas vezes quiser o mesmo computador!Se a internet estiver lenta é NULO de novo!
Não existe isso.É coisa de perdedor, pq cada cp tem IP diferente, ninguém vota assim como ele diz, era fácil demais. He,he, he.....
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirInteressante a idéia, mas acho que em Triunfo deve-se dar destaque a quem contribuiu mais diretamente com a história da nossa cidade, destacando aqui os nomes de Monsenhor Luiz Sampaio (que muitos jovens desconhecem), Frei Bertino e Frei Teófilo (que tanto contribuiram com a formação de jovens triunfenses no seminário do Convento São Boa Ventura; lembrando que Frei Bertino foi o Engenheiro na construção do Convento.
ResponderExcluirAlém do mais, quando o turista vai à nossa cidade, vai buscando conhecer a sua real história. Os três nomes que citei fizeram, de forma grandiosa, uma grande e significativa parte da história de Triunfo.
Bom pensar nisso!