Casas Bahia inaugura sua primeira loja em Pernambuco
Com layout diferenciado e experimentação de produtos,
filial será aberta no próximo dia 30, no Shopping RioMar
As Casas Bahia, líder varejista em eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, vai abrir as portas de sua primeira loja em Pernambuco no próximo dia 30 de outubro, no Rio Mar Shopping, no bairro do Pina. A nova unidade, de 1.674m2, recebeu investimentos de R$ 2,2 milhões e conta com 46 colaboradores.
Projetada no formato conceito, a filial tem características diferenciadas que evidenciam os lançamentos do mercado e as novidades do universo tecnológico, com os produtos acessíveis para experimentação dos consumidores.
Segundo Michael Klein, presidente do Conselho de Administração da Viavarejo, holding que abriga as marcas Casas Bahia e Pontofrio, “o objetivo das lojas-conceito de Casas Bahia é oferecer um espaço contemporâneo que proporcione uma experiência de compra emocional para os clientes de shopping”. Ele conta que os visitantes terão uma visão ampla de todos os produtos, sem barreiras visuais na área de exposição.
Presente em 15 estados, em todas as regiões do País, a Casas Bahia tem um total de 559 lojas e cerca de 57 mil colaboradores. Sua logística se forma por 22 centros próprios de distribuição, que atingem, em meses de pico, como dezembro, o número de 1,3 milhão de entregas. A matriz da empresa fica em São Caetano do Sul, São Paulo. A Casas Bahia também possui uma fábrica de móveis própria, a Bartira, que é a maior fábrica do Brasil em seu segmento de atuação. A Bartira fabrica cerca de 4 milhões de itens por ano: mais de 100 mil dormitórios; 180 mil módulos de cozinha; 30 mil estantes e racks por mês.
Inauguração terá presença de Michael Klein
Seguindo uma tradição estabelecida pelo fundador da Casas Bahia, Samuel Klein, antes de cada inauguração, os colaboradores fazem o “esquenta” da abertura com um café-da-manhã, comemorado junto a Michael Klein, presidente do Conselho de Administração da empresa, e diretores da companhia.
Durante todo dia, os clientes serão recebidos com muita festa, animada por um locutor/recreador e duas promotoras e terão um pacote de ofertas especiais de produtos válidas para a inauguração.
O mascote da marca, o Bahianinho, estará à frente da folia. Para as crianças, haverá recreação, distribuição de balões personalizados, maquiagem infantil e escultura com balões.
Casas Bahia: dedicação total a você
Considerada uma das 20 marcas mais valiosas da América Latina, segundo pesquisa da Brand Finance, no ranking de 2012, a Casas Bahia é apontada por, pesquisadores da Michigan Business School, como benchmark no mercado da baixa renda. Trata-se de um caso sem similar no varejo mundial. De acordo com um dos mais respeitados especialistas em termos de estratégia do mundo, o indiano C.K. Prahalad, em seu livro “The Fortune at the Botton of the Pyramid”, a Casas Bahia teve habilidade para entender as necessidades emocionais e os hábitos de compra dos clientes de baixa renda e capacidade de viabilizar o sonho de consumo por meio de acesso facilitado ao crédito. Tal atitude resultou em um modelo de negócios único no que diz respeito ao varejo, e objeto de estudo dos cursos de MBA de renomadas Universidades de administração e negócios internacionais, como Stanford, Harvard e Wharton School.
O começo –
Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, completará 89 anos em novembro de 2012. Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein chegou ao Brasil em 1952. Trazia consigo a mulher, Ana, e o filho Michael, de dois anos, nascido na Alemanha. Na bagagem, o sonho de prosperar em um país onde, principalmente, se podia viver em paz. Com US$ 6 mil no bolso, ele comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias –roupas de cama, mesa e banho – e, de porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul, região do Grande ABC, em São Paulo. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.
Cinco anos depois, em 1957, Samuel já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia”, em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam migrado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. A clientela não demorou a freqüentar a loja para pagar suas prestações e adquirir novas mercadorias. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar na Empresa líder de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis do Brasil.
Cronologia
1952
|
Chegada do Sr. Samuel ao Brasil.
|
1957
|
Abertura da 1ª loja em São Caetano do Sul, a “Casa Bahia”.
|
1960
|
Inauguração da segunda loja em São Caetano e passa a se chamar “Casas Bahia”.
|
1964
|
Início da venda de eletrodomésticos.
|
1970
|
Compra da financeira Intervest, a rede de lojas Piratininga (no ABC paulista). Já conta com 7 filiais; cria o mascote bahianinho e o slogan “Dedicação Total a Você”.
|
1971
|
Inauguração da primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros
|
1972
|
Casas Bahia expande para o Litoral (adquire Lojas da Cidade e Discopa) e para São Paulo (Santo Amaro e Centro).
|
1978
|
Empresa adquire a fábrica de moveis Bartira e a Fábrica de móveis Bela Vista.
|
1986
|
Pelé se torna garoto propaganda da rede.
|
1989
|
A rede chega a 100 filiais.
|
1993
|
Início da expansão para Minas Gerais.
|
1995
|
Chegada ao Rio de Janeiro (compra da rede Garson); expansão para os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
|
1996
|
Inauguração do maior Centro de Distribuição da rede e da América Latina: o depósito de Jundiaí / SP.
|
1999
|
Contrata a agência NewCommbates
|
2000
|
Contabiliza 300 lojas em 7 Estados. Expande para Goiás e Distrito Federal.
|
2002
|
Começa a aceitar cartões de crédito como forma de pagamento. Comemoração de 50 anos da rede. Realiza a primeira edição da Super Casas Bahia.
|
2003
|
Atinge a marca de 12 milhões de clientes; Samuel Klein comemora 80 anos de idade e publica sua biografia: “Samuel Klein e Casas Bahia, uma trajetória de sucesso”.
|
2004
|
Fecha acordo com o maior banco varejista do país, o Bradesco, para financiamento de parte da carteira de crédito da rede; é citada pela ONU como a empresa brasileira que trabalha pela equidade social no mundo.
|
2005
|
Inaugura o mais moderno Centro de Tecnologia entre as empresas de varejo do país; contabiliza 23 milhões de clientes; eleita a “Melhor empresa na gestão de pessoas”, pelo jornal Valor Econômico.
|
2006
|
Inaugura a CB Contact Center – empresa prestadora de serviços de relacionamento com clientes.
|
2008
|
Início do programa de reciclagem e conscientização ambiental Amigos do Planeta; inaugura primeira filial dentro de uma favela, na comunidade de Paraisópolis/ SP.
|
2009
|
Entra para o e-commerce com sua loja virtual www.casasbahia.com.br. Desbrava um novo mercado, o Estado da Bahia, e inicia seus planos de expansão para a região Nordeste. Em dezembro, anuncia acordo de associação com o Grupo Pão de Açúcar, detentor da marca Ponto Frio. A sociedade garante a integração do negócio “eletro” das marcas Casas Bahia e Ponto Frio.
|
2010
|
Inauguração do Centro de Distribuição em Camaçari (BA); é iniciado o processo de integração de Ponto Frio e Casas Bahia, principalmente nas atividades relacionadas à gestão operacional e comercial envolvendo TI, Logística, marketing, etc. Assembleia geral Extraordinária, aprova, com sucesso, a Associação entre GPA e Casas Bahia.
|
2011
|
Casas Bahia entra em um novo mercado, o Ceará, com a inauguração de duas filiais – uma na tradicional Praça do Ferreira, no centro da cidade, e outra na Aldeota, no Shopping Center Um.
|
2012
|
Inaugura sua primeira loja na região Norte do País, na cidade de Palmas, em Tocantins. Em outubro chega a novos mercados: Pernambuco (Recife) e Rio Grande do Norte (Natal)
A Casas Bahia completará 60 anos no dia 15 de novembro
|
Informações para a imprensa:
Sônia Mitaini – sonia.mitaini@viavarejo.com.br
Tel. (11) 4225-9228/ 98422-0909
Roberta Bechelli -roberta.bechelli@viavarejo. com.br
Tel. (11) 4225-4229/ 98196-4017
Contato da Casas Bahia do RioMar: (81) 3198.8300
P.S. Oi, Carlos,Tudo bem?
Anderson
P.S. Oi, Carlos,Tudo bem?
Algumas pessoas têm ligado aqui para a empresa pensando que somos a Casas Bahia.
Busquei no Google e encontrei seu site:
Teria como você retirar o contato da Ana Cristina Lima da matéria?
Se quiser substituir, eis o contato da Casas Bahia do RioMar: (81) 3198.8300
Que bom, mais opções de compras.
ResponderExcluirPretendo semana que vem conhecer a tão famosa Casas Bahia no novo shopping Rio Mar.
ResponderExcluir