quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LAMPIÃO E SUA HIGIENE PESSOAL

Rogério Mota
Os cangaceiros de Virgulino Ferreira e principalmente Lampião, não gostavam muito de tomar banho. Apesar das dificuldades de localizar água nas caatingas do Sertão Nordestino, eles não se esforçavam muito para se lavarem, passavam dias sem tomar um banho e suados, com as suas roupas sujas, conseguia perfumes “francês” nas feiras livres das cidades onde passavam e jogavam pelos seus corpos. Os homens se barbeavam, ainda bem! As mulheres do bando não tinham as preocupações de fazer sua higiene, enfim, faziam todas as suas necessidades fisiológicas, ficavam impregnados de sujeiras e assim continuavam.

Minha tia Maura que com o meu avô Genésio Lima quando iam aos encontros dos cangaceiros para tirar fotos e cantar para o bando, dizia que era um cheiro insuportável, uma fedentina horrível que aquelas criaturas apresentavam. Ela contou que Lampião admirava seus cantos, mas, não era de muita conversa e também de fazer elogios.

Estas características de falta de higiene do bando de Lampião ficou muito tempo nas historias memoráveis que foram contadas quando tia Maura lembrava. Está é mais uma das historias que ainda não foi contada sobre o Rei do Cangaço.


4 comentários:

  1. Nunca tive a menor admiração pelo pessoal do cangaço e depois de saber que era seboso é que a repulsa aumentou mais ainda.

    ResponderExcluir
  2. Nessa seca ia dar certinho para Lampião, Maria Bonita e seu bando viver na caatinga catingando.

    ResponderExcluir
  3. QUE O CRÁPULA MERECE DESTAQUE DISCORDO. RECEBEU O QUE DEVIA NA FAZENDA DE ANGICOS - SE

    ResponderExcluir
  4. Sempre imaginei que eram assim, as milhmulh peludas,sem banhos, escovas de dentes, shampoos, meu Deus e sem protetor íntimo quando menstruavam e sem banho!!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!