segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CAMPANHA EM PROL DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES - TRIUNFO - PE

Foto: Matriz de Mossa Senhora das Dores
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

Visão interna da Igreja Matriz
A ampla visão da parte interna
Apresentação do altar da Igreja Matriz








Todos quando observam a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça 15 de Novembro, Centro - Triunfo-PE, ficam logo admirados pela mesma possuir uma beleza encantadora, amplamente destacada através da arquitetura de comprovado estilo romano, capaz de encher os olhos de cada um ser humano de consciência lógica e sensibilidade apurada, que visite essa Estação Climática.

Mas agora encontra-se necessitando urgentemente de colaboração espontânea com real contribuição para recuperar a pintura externa, uma vez que devido muito desempenho aplicado, pelo padre Edilberto Aparecido Brasil de Sá e Conselho Paroquial já houve providencial conclusão perfeita da reforma na parte interna, sendo merecedor de manter o restante do patrimônio histórico conservado.

Diante o exposto, queremos portanto contar com a sua significativa participação nesta importante campanha beneficente. Lembrando que o belíssimo templo religioso do catolicismo, antes de mais nada constitui-se uma relíquia maravilhosa, significativa para a população do Município de Triunfo, da Região do Pajeú, do Estado de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.Colabore!

Manter contado com o Padre Edilberto Brasil.
Endereço: Casa Paroquial - Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro
Telefone: 87 - 3846-1122
FAÇA O SEU DEPÓSITO:
Conta da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, nº 13.210-1
Agência 2739 -Banco do Brasil - Triunfo-PE


Carlos Ferraz
Triunfo - PE
















 
 
















57 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a Diocese não se manifesta? Não entendo muito ou quase anda desse tipo de administração e hierarquia.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. QUE BOM QUE RECONHECER QUE NÃO ENTENDE NADA.QUANDO NÃO ENTENDE NADA É MELHOR CALAR. QUANTA IGNORÂNCIA! CASO O PADRE QUE SE ENCONTRA NA PARÓQUIA NÃO TIVESSE TOMADO AS PROVIDÊNCIAS QUE CORAJOSAMENTE TOMOU O TEMPLO JÁ TINHA RUÍDO.MUITOS SÓ SABEM DA OPINIÃO E AJUDAR QUE É BOM NADA.PARABÉNS PARA OS QUE OPINAM, NÃO SABEM DE NADA E NÃO AJUDAM!

      Excluir
    4. Teremos em breve um lindo adesivo pra ser colocado no seu carro ou no vidro da sua porta ou janela, com a imagem da Nossa Mãe Celeste. A luta pelos recursos para a restauração da nossa matriz continua.Seja solidário. A solidariedade é um bem muito precioso. Mais se alegra a quem serve do que quem se serve.

      Excluir
    5. José Alves dos Santos26 de novembro de 2012 às 23:02

      isto é a casa do senhor mais bela do sertão.zé borges

      Excluir
  2. É UMA PENA COMO FOI DESCARACTERIZADO O ALTAR DA NOSSA IGREJA ASSIM COMO PINTURAS AGRESSIVAS E MAL FEITAS.
    APROVEITO ESSE ESPAÇO PARA MANIFESTAR UM POUCO DA MINHA INDIGNAÇÃO.
    EM OUTROS LUGARES SE PESQUISA PARA MANTER OS TEMPLOS SAGRADOS ORIGINAIS.
    EM TRIUNFO SEMPRE QUE CHEGA UM VIGÁRIO NOVO, QUER MEXER NA TRADIÇÃO ARQUITETÔNICA.
    PRECISAMOS AJUDAR ESSA CAMPANHA PARA MELHORAR A SUA PARTE ESTRUTURAL.
    VAMOS FICAR ATENTOS, AMANHÃ PODERÁ CHEGAR OUTRO PADRE E INVENTAR .
    E DESCARACTERIZÁ-LA AINDA MAIS.
    TENHO OUVIDO FALAR MUITO NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE TRIUNFO.
    SERÁ QUE NOSSA IGREJA ESTÁ DEVIDAMENTE TOMBADA JUNTAMENTE COM SEU ACERVO?
    QUEM CONCORDAR OU DISCORDAR, COM MEUS COMENTÁRIOS, POR FAVOR COMENTEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernadete Lopes Ferraz da Silva23 de novembro de 2012 às 21:44

      Sinceramente? Sou mais o estilo original!!!

      Excluir
    2. Matilde de Sousa Terto24 de novembro de 2012 às 11:13

      Nas paróquias da Diocese de Afogados da Ingazeira a qual pertence a de Nossa Senhora das Dôres em Triunfo, todos os Padres só reformam quando se tem a autorização do Bispo ou de uma comissão composta em nível de Diocese. O Padre Edilberto que se encontra na paróquia, teve essa total autorização juntamente com o da comissão patrimonial.
      O Bispo tem mestrado em espaço litúrgico e arquitetura religiosa, o que deixa claro para o assunto em questão: sua autoridade competente em melhorias.
      A arquitetura religiosa se difere da arquitetura "normal" e alguém para criticar deveria pelo menos ter o conhecimento do que trata a arquitetura religiosa.
      O Pároco de Triunfo não o fez por conta própia e sim: ouvindo o Bispo, os paroquianos (nas) como também o Conselho paroquial de pastoral.
      Procurem de maneira sincera o Padre Edilberto para questionarem: com certeza terão às explicações objetivas,legítimas e cabíveis.

      Excluir
    3. Faça o seu depósito na conta da Paróquia de Nossa Senhora das Dores nº 13.210-1. Agência 2739, Banco do Brasil, Triunfo-PE.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. DEUS NOS LIVRE QUE ESSE BISPO E ESSA COMISSÃO VENHAM PARA RECIFE. JÁ PENSARAM O QUE FARIAM COM NOSSAS IGREJAS? QUE ARGUMENTOS, EM? VAMOS E CONVENHAMOS, QUE A IGREJA FOI DESCARACTERIZADA FOI.

      Excluir
    6. Senhora Maria das Dores pesquise como era a Catedral da Sé de Olinda antigamente e como ela é hoje. Ela é um grande exemplo de reforma. Não precisa o bispo e a comissão vir ao Recife fazer isso, os bons arquitetos que trabalham com o espaço sagrado já o fizeram.

      Excluir
    7. Muito obrigada Tamar Castilho Campos pela explicação, e parabenizar a Diocese de Afogados da Ingazeira pela sábia opção de abrir mão de taxas, para casamentos, batizados e outros serviços.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é novidade se arrecadar dinheiro para pintar a matriz.As pessoas de bem, que sempre cooperam sabem disto. Deveria haver no orçamento da prefeitura uma verba para a manutenção dos prédios e monumentos históricos da cidade, como ainda não amadurecemos a este ponto, precisamos fazer campanha. A igreja é grande e gasta muito dinheiro, não é fácil mantê-la, mas é nossa obrigação.Para mim um prazer grande cuidar da minha igreja e da minha terra.

      Excluir
    2. Concordo integralmente com Ilka. Pessoas derrotistas e mau intencionadas não ajudam nem edificam absolutamente nada. Cabe aos de bom senso procurarem fazer o que melhor lhes for possível sem ligarem para comentários maldosos e desmotivadores.

      Excluir
    3. Concordo com Solange e Joselaide. Penso também que é obrigação do povo manter sua história, com monumentos bem conservados, principalmente numa cidade que quer ser turista.

      Excluir
    4. SOU MAIS NOSSO PÁROCO EDILBERTO DE QUE MEIA DÚZIA DE CAROLAS FALSAS CATÓLICAS QUE SÓ QUEREM APARECER.

      Excluir
    5. Marcos Morais da Silva29 de novembro de 2012 às 17:51

      Muito bem Neide Nascimento! Gostei do que você postou. Quanta ruindade e hipocrisia de pessoas que não sabem nada, ou quase nada, e ficam dando opinião. O bom seria que mostrassem a cara e tomassem alguma iniciativa. Graças a DEUS nossa Triunfo nunca esteve tão bem assistida como agora pelo nosso seloso, sério, humilde e muito trabalhador Pe. EDILBERTO. Triunfo está muito carecida de pessoas como ele, porque de gente ruim, falsa, nogenta já temos com fartura. Parabenizo todos que brilhantemente postaram coisas boas e verdadeiras sobre nosso grande pastor Pe. EDILBERTO APARECIDO BRASIL DE SÁ! Que Triunfo o tenha por muitos anos. A igreja Católica em Triunfo começou criar jeito com sua chegada. Antes tinhamos um pequeno grupo que mandava e desmandava e o Pe. Edilberto acabou com o grupim de cobras e jararacas perigosas. Oh padre arretado!!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro dia, conversando com o Pe. Edilberto, ele me explicava das mudanças que seriam feitas nos altares e que o santíssimo sacramento teria que ficar na sacristia, ali eu percebi que ele estava tomado por uma decisão que eu não tinha contra aguamentos, por mais que me explicasse sobre as mudanças.Não me convenceu, pois logo tive a certeza de sua vaidade e do crime grosseiro que estaria cometendo, porém, a população não se manifestou.só agora depois de vários meses começa vir a tona essa agressão.agora é tarde para chorar o leite derramado, porém, tenho fé em nossa Senhora das Dores que um dia alguém tenha a coragem de voltar ao passado, pesquisar e torna-la como era antes.Diana Rodrigues tem varias fotos em seu acervo de como era o altar original( PROPONHO QUE SEJA FEITA UMA ENQUETE SOBRE O TEMA).

      Excluir
    2. Matilde de Sousa Terto27 de novembro de 2012 às 13:56

      O momento é de ação, todos voltados num mesmo ideal,sem centralizar, cada um desempenhando seu papel,sem fazer comentários maldosos. É alcançar o cérebro, o coração, de lutar para as melhorias da Igreja Nossa Senhora das Dores, é a transformação de pensamentos pois: a solidariedade ainda está isolada, tímida.
      A sociedade em que vivemos incentiva o egoísmo, a competição e a rivalidade entre as pessoas. Em vez do amor, da ajuda e a solidariedade.
      Deixo muito claro que estou sendo solídária ao Pe. Edilberto aos desacatos sem procedência referido por pessoas sem o menor respeito à sua integridade.
      Aos comentários feitos por Tamar, Joselaide, Ilka, Amanda Maria, Eduardo Leite, Edson, entre tantos que poderão surgir em prol da campanha quero dizer:´Só pessoas como vocês com sensibilidade, coorência, inteligência, pode definir tão bem o assunto em questão com tamanha importância. PARABÉNS!
      Tenho certeza de que o único propósito dessa matéria é o de ajudar na reforma da nossa Matriz, pena que algumas pessoas levem para caminhos disvirtuosos. O blog opinião sempre lutou por uma Triunfo melhor.
      Vamos fazer uma campanha limpa, sem atitudes contrárias que só prejudicam e em nada ajudam. Façam de boa vontade, com ânimo, com decisão e com a alma cheia de boa vontade e sendo assim: Os obstáculos não resistirão e todos sairão vencedores!

      Excluir
  5. REALMENTE, NOSSA IGREJA PERDEU A ORIGINALIDADE INTERNA, PRINCIPALMENTE OS ALTARES.VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PARA SER O QUE ERA ANTES.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMANDA MARIA DA CONCEIÇÃO26 de novembro de 2012 às 14:33

      PREZADAS SENHORAS SILVIA PEREIRA, BERNADETE LOPES FERRAZ DA SILVA E MARIA RODRIGUES!
      SAÚDE E PAZ!
      PRIMEIRO, COMO TRIUNFENSE E CRISTÃO CATÓLICO PRATICANTE, SOU GRATO PELA CORAGEM DO PADRE QUE AQUI CHEGOU E QUE VEM COM MUITO ZELO E BRAVURA CUIDANDO DO PATRIMÔNIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES, QUE SE ENCONTRAVA ENTREGUE AS BARATAS.TUDO NA DIOCESE DE AFOGADOS INGAZEIRA COM RELAÇÃO A QUESTÃO PATRIMONIAL É FEITO APÓS UM LONGO ESTUDO E AVALIAÇÃO POR PESSOAS COMPETENTES E PERITAS NO ASSUNTO.O BISPO DA DIOCESE, PARA AS SENHORAS TEREM UMA CERTA IDEIA, TEM MESTRADO EM ESPAÇO LITURGICO E ARQUITETURA RELIGIOSA E NADA É FEITO SEM O PARECER DELE.EXISTE TAMBÉM, NA DIOCESE, UMA COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PATRIMÔNIO QUE SEMPRE É CONSULTADA, COMO TAMBÉM, O CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL DA PARÓQUIA.PERGUNTO; AS SENHORAS SÃO ARQUITETAS? CONHECEM DA ARQUITETURA RELIGIOSA? RESIDEM EM TRIUNFO OU NÃO? JÁ PROCURARAM O PÁROCO PARA CONVERSAR? JÁ AJUDARAM COM ALGUMA COISA OU SÃO COMO MUITOS QUE SÓ SABEM DÁ PITACO E AJUDAR QUE BOM NADA? CONHEÇAM PRIMEIRO O DIA A DIA DA PARÓQUIA E O GRANDE SACRIFÍCIO QUE MUITOS ESTÃO FAZENDO JUNTAMENTE COM O PADRE PARA QUE ESSAS COISAS ACONTEÇAM? TENHO PENA DAS SENHORAS E DA IGNORÂNCIA QUE SE ENCONTRA EM SUAS MENTES! CONTEM COM NOSSAS ORAÇÕES E PARABÉNS AO PADRE EDILBERTO E AOS POBRES DE TRIUNFO QUE ESTÃO CUIDANDO DA PARÓQUIA E DO SEU PATRIMÔNIO COMO NINGUÉM ATÉ HOJE FEZ!

      Excluir
    2. Parabéns a você que respondeu aos comentários maliciosos que temos o desprazer de ler.Não conheci o antigo altar da nossa matriz, somente por fotografia e inclusive na casa onde moro tenho fotografia do mesmo.Soube por meus antepassados que ele queimou-se em um incendio provocado por velas e por isto foi substituido. A nova reforma do presbitério foi necessária. Pois com ela, as solenidades nas quais se fazem presentes o Bispo e os padres da nossa diocese o tambem de outras dioceses,ficam mais confortáveis e mais organizados.Os muito degras tiravam o espaço necessário. Outrossim , por resolução do Concílio Vaticano segundo,o Sacrário foi retirado para uma capela especial dentro da própria igreja,para que durante as celebrações o presidente não fique de costas para o mesmo.Antes do concílio, o sacerdote celebrava de costas para os fiés. Hoje seria desnecessário construir um altar de madeira semelhante ao antigo. Primeiro porque é uma obra de arte difícil de ser reproduzida e tambem caríssima. Segundo porque ele ficaria somente como adorno pois não seria usado. O altar atual tem as cenas que relembram as dores de Nossa Senhora das Dores, que dá nome a igreja. Portanto, ninguem pode alegar que ele não combina com a igreja.A não ser que os que tanto criticam queirão presentear-nos com uma réplica do antigo altar, prá ficar lá atras sem uso, só de mmuseu.O Pe Edilberto tem feito um belíssimo trabalho e com responsabilidade e sacríficio. Criticar é fácil. difícil é administrar com poucos recurso. Temos a convicção que o nosso Bispo , D. Egídio tem competencia suficiente e dentro das determinações e exigências litúrgicas. A igreja católica é submissa a Roma e tem normas a cumprir. Os que são católicos praticantes sabem dessa realidade.A igreja se modifica de acordo com as suas necessidades de evangelização.

      Excluir
    3. Tamar, assino embaixo de tudo o que você disse. A porta, na verdade é estreita, mas padre Edilberto sabe disto.Ele está cumprindo direitinho a missão que lhe foi confiada.Deus o abençoe.

      Excluir
    4. se num fosse o padre e o sesc triunfo ja era

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMANDA MARIA DA CONCEIÇÃO26 de novembro de 2012 às 15:24

      PARABÉNS TAMAR CASTILHO! ENQUANTO A SENHORITA CONVOCA A TODOS PARA PARTICIPAREM DA CAMPANHA,INCLUSIVE, COLOCANDO O NÚMERO DA AGÊNCIA E DA CONTA CORRENTE DA PARÓQUIA, OUTRAS PESSOAS SEM NENHUMA AUTORIDADE CRITICAM O QUE VEM SENDO FEITO E QUE COM CERTEZA CONTINUARÁ, POIS ATÉ HOJE NÃO CHEGOU EM NOSSA COMUNIDADE UMA PESSOA COM TANTA CORAGEM COM O NOSSO PÁROCO, Pe. EDILBERTO APARECIDO BRASIL DE SÁ.ESSAS IRMÃS QUE CRITICAM, COM CERTEZA NÃO TEM A MINIMA IDEIA DO ESTADO CALAMITOSO QUE SE ENCONTRAVA A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES, SENDO POR SINAL, INTERDITADA PELA DEFESA CIVIL.É BOM QUE ELAS SAIBAM QUE O PADRE NUNCA FEZ NADA SEM CONSULTAR AS INSTÂNCIAS NECESSÁRIAS E OBRIGATÓRIAS PARA TAL EMPREITADA QUE COM CERTEZA, NÃO SÃO AS QUE CRITICAM.O BISPO SEMPRE FOI INFORMADO E VEM ACOMPANHANDO DE PERTO, POR SINAL, ORIENTANDO JÁ QUE TEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ISSO, MESTRADO EM ESPAÇO LITÚRGICO E ARQUITETURA RELIGIOSA.EXISTE TAMBÉM NA DIOCESE UMA COMISSÃO QUE RESPONDE PELO PATRIMÔNIO E QUE VEM ACOMPANHANDO TODO PROCESSO, SEM FALAR DO CONSELHO PAROQUIAL DE QUE SEMPRE É INFORMADO E CONSULTADO.ESSAS SENHORAS, QUE TENHO DÓ, COM CERTEZA SOMAM AOS TANTOS QUE SÓ SABEM CRITICAR E PROPOR.CRESCI CONHECENDO UM DITO POPULAR QUE A "IGREJA VIVE DAS ESMOLAS DOS POBRES E DO PALPITE, PITACO DOS RICOS".ESSA REFORMA VEM SENDO POSSÍVEL POR CAUSA DA CORAGEM EMPREENDEDORA DO PÁROCO E DA AJUDA DAS PESSOAS SIMPLES, POBRES DA NOSSA REGIÃO.PERGUNTO: O QUE ELAS FIZERAM ATÉ HOJE? PODEM OFERECER UM ARQUITETO COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA NO CAMPO PATRIMONIAL E RELIGIOSO? UM ENGENHEIRO? E ARCAR COM AS DESPESAS, QUE NÃO SÃO POUCAS DO MATERIAL E MÃO DE OBRA? SAIBAM QUE DE PALPITE, PITACO O INFERNO ESTÁ CHEIO DE PESSOAS ASSIM. PARABÉNS PELOS DEPOIMENTOS, MAS SERIA BOM QUE AS SENHORAS COMEÇASSEM DE MANEIRA CONCRETA E SUBSTANCIOSA AJUDAR COM O MUITO QUE AINDA TEM PARA SER FEITO EM NOSSA PARÓQUIA QUE SE ENCONTRAVA COM TODO SEU PATRIMÔNIO ENTREGUE AS BARATAS.QUE DEUS AS ABENÇOE E PERDOE A IGNORÂNCIA!

      Excluir
    2. estou com padre Edilberto e num abro ele faz muito e o prefeito num faz nada.

      Excluir
  8. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Triunfo-PE, construida com base na arquitetura greco romana é o mais belo monumento histórico da nossa cidade.
    Tenho viajado por esse Brasil à fora e já encontrei templos mais ricos, porém, não mais belos do que o grandioso patrimônio do povo triunfense que é o Templo Católico aqui destacado.
    É visível o zelo que o Pe. Edillberto tem pela Paróquia de Triunfo no seu todo.
    Quanto as críticas que surgem, conforme salientou Carlinhos, como uma "guerra surda nos bastidores", acredito que quem participa é porque não está colhendo "louros", não é reconhecido como mentor da restauração, por não querer colaborar com o êxito da mesma.
    Todo e qualquer triunfense, independente da religiosidade, deve entender que o patrimônio aqui citado faz parte da sua história.
    Por que reclamarem agora, se tantos não impediram a destruição da pintura da parede que fica por trás do Altar mor? Simplesmente se calaram. Deixaram Frei Domingos, fazer o que bem quis. Este sim, destruiu a bela originalidade da parede principal e das colunas no que diz respeito a pintura.
    Agora é hora da ação em favor da conservação de tão bela e significativa edificação.

    ResponderExcluir
  9. "Quando a assembléia for numerosa, o Presbitério deve ficar num plano mais elevado para facilitar a visibilidade e a acústica, mas não excessivamente elevado, para não parecer distante do povo. Ao contrário, deve dar ideia de estar inserido na assembléia. Em pequenas capelas esse desnível é até desnecessário.
    O Presbitério deve ter espaço suficiente para as peças necessárias e para a mobilidade do presidente e dos ministros. diz a Instrução Geral do Missal Romano da Igreja Católica." É notório em comentários acima a a falta de total conhecimento quanto o espaço litúrgico e arquitetônico da Igreja. Sendo assim, antes de qualquer crítica ao novo espaço sagrado de nossa Matriz seria bom informa-se antes de tudo o que a Igreja prescreve sobre o zelo ao templo sagrado e a disposição do altar, ambão, presidência, capela do Santíssimo e outros elementos que graças ao padre Edilberto em nossa matriz encontram-se de forma clara, distinta e correta segunda as prescrições de nossa Igreja, espaços que antes não tínhamos. Portanto, parabenizo este blogueiro por incentivo a campanha de termino de reforma de nossa matriz bem como estimulo aos críticos leigos a lerem um pouco das Instruções Romanas para melhor poderem criticar com mais precisão.

    ResponderExcluir
  10. Toda reforma que se dá em uma Igreja Católica passa pelo crivo da avaliação de pessoas competentes quanto ao assunto, isto é, tanto no que diz respeito a arquitetura quanto a liturgia visto que a Igreja é um espaço sagrado e por sua essência deve constar de disposições que favoreçam o culto. Não só no Sertão do Pajeú, mas em todos os outros lugares, os templos religiosos destacam-se das demais obras arquitetônicas que formam o conjunto de belezas urbanas por trazer em si mas que a expressão do sagrado, a expressão da cultura e da arte. Quando se busca reformar um templo, seja ele tombado como patrimônio histórico ou não deve levar-se em consideração a originalidade e ao mesmo tempo procurar adaptá-lo aos novos tempos. É preciso entender que quando as nossas Igrejas foram construídas elas seguiam as normas litúrgicas do Concílio de Trento em que a missa era celebrada "versus Deum" o que popularmente se compreende como o padre de costas para o povo, por isso existia em todas as Igrejas um altar fixo na parede principal conhecido como altar-mor e altares adjacentes que poderiam ser utilizados caso houvesse mais de um padre para celebrar no mesmo dia visto que excluía-se a possibilidade de concelebração eucarística que se tem hoje. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II uma nova proposta é lançada e a inovação da Sacrossantum Concilium, cnstituição sobre a sagrada liturgia, disponível para consulta no site do vaticano, pede que os altares seja afastados da parede de modo que os padres pudessem circundá-lo, então a missa que antes era "versus Deum" passa a ser agora "versus Populum", ou seja, voltada para o povo. Tudo isso, exige uma profunda reforma no interior das igrejas e é preciso que nós tomemos conhecimento de todos esses fatores antes de criticarmos porque não basta alimentar em nós um saudosismo é preciso avançar e acompanhar os tempos com suas mudanças. Deve prevalecer o que é essencial e não o que é periférico. A reforma da Igreja de Triunfo é sem dúvida um dos maiores feitos do padre Edilberto em conjunto com a diocese de Afogados da Ingazeira, contudo, é preciso lembrar que cada comunidade é responsável por sua igreja e a colaboração para a sua manutenção deve ser primeiramente de responsabilidade dos seus fiéis. A igreja de Triunfo, cartão postal da cidade deve ser olhada com maior generosidade por todos os que amam Triunfo, mesmo os que não são triunfenses mas que adotaram triunfo como cidade do coração.

    ResponderExcluir
  11. AMANDA MARIA DA CONCEIÇÃO26 de novembro de 2012 às 11:04

    PARABÉNS, TAMAR, JOSELAIDE E MATILDE!
    ENQUANTO AS SENHORAS FIZERAM DEPOIMENTOS SÉRIOS E OBJETIVOS, INFESMENTE, ENCONTRAMOS AQUELES(AS)QUE VIVEM DE PROPOR E DAR PITACO. SERIA BOM SABER O QUE ESSAS SENHORAS QUE CRITICAM ENTENDEM DE ESPAÇO LITÚRGICO E ARQUITETURA RELIGIOSA. COM CERTEZA NÃO SABEM NADA. QUANTAS VEZES E COM QUANTO ELAS JÁ COLABORARAM? EXISTE UM DITO POPULAR QUE GOSTARIA DE CITAR: "A IGREJA VIVE DAS ESMOLAS, DAS DOAÇÕES DOS POBRES E DO PALPITE DOS RICOS". QUEM SABE ESSAS SENHORAS ESTEJAM NA LISTA DOS QUE SÓ SABEM OPINAR E AJUDAR QUE É BOM NADA. QUANTO NÓS TRIUNFENSES SOMOS GRATOS AO Pe. EDILBERTO, QUE QUANDO AQUI CHEGOU ENCONTROU A PARÓQUIA TOTALMENTE SUCATEADA, ENTREGUE AS BARATAS. QUANTA A IGREJA O SEU ESTADO ERA CALAMITOSSO, FOI INCLUSIVE INTERDITADA PELA DEFESA CIVIL. TUDO QUE VEM SENDO FEITO, TEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PESSOAS FORMADAS E INFORMADAS QUANTO AO PATRIMÔNIO RELIGIOSO, QUE COM CERTEZA, PODE NÃO AGRADAR AOS INDIFERENTES, AOS QUE NÃO ENTENDEM NADA DE ARQUITETURA RELIGIOSA E QUE COMO JÁ FALEI, EM NADA AJUDAM. QUE DEUS AS ABENÇOE E QUE PENSEM UM POUCO MAIS ANTES DE FALAREM O QUE NÃO ENTENDEM, NEM CONHECEM. ESTUDEM UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO, NÃO SEJAM TÃO DESINFORMADAS. PARABÉNS NOSSO PÁROCO E QUE TRIUNFO O TENHA POR MUITOS ANOS. É DE PESSOA COMO O SENHOR QUE TRIUNFO ESTAVA PRECISSANDO E PRECISA. OS VERDADEIROS CRISTÃOS CATÓLICOS DA NOSSA TERRA LHE SÃO MUITO GRATOS. QUANTA CORAGEM, QUANTA SABEDORIA PARA ENFRENTAR TÃO GRANDE EMPREITADA!

    ResponderExcluir
  12. PEDRO PEREIRA DA SILVA26 de novembro de 2012 às 18:55

    PRIMEIRO, FICO ESPANTADO EM SABER QUE OS ADMINISTRADORES DO BLOG ESTÃO POSTANDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, POIS, TINHA FICADO SABENDO QUE NÃO IRIÃO MAIS POSTAR NADA QUE FOSSE DE CARATER ANÔNIMO. MAS, PARA OS ANÔNIMOS, E PARA MARIA DAS DORES, EVA LIMA, SOLANGE MARTINS DINIZ, SÍLVIA PEREIRA E BERNADETE LOPES FERRAZ, EXISTEM RESPOSTAS FIRMES E PRECISAS.
    1. COMO POSSO DEFINIR UMA PESSOA QUE NÃO TEM CORAGEM DE MOSTRAR SUA IDENTIDADE, SUA CARA: COVARDE E FRACA.
    2. QUANTO AO BISPO E A COMISSÃO QUE O ANÔNINO COVARDE SE REFERE, NÃO SE PREOCUPE, POIS, ESTÃO MUITO BEM OBRIGADO NO SERTÃO DO PAJEÚ, TERRA DE PESSOAS HONESTAS, SÁBIAS E ORDEIRAS.
    3. GOSTARIA QUE VOCÊS, CASO TENHAM CONHECIMENTO, CITASSE UM SÓ EXEMPLO DE ALGO ANTIGO E HISTÓRICO QUE FOI DESTRUÍDO NA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES PELO BISPO ATUAL, PELA COMISSÃO DIOCESANA RESPONSÁVEL PELO PATRIMÔNIO OU PELO NOSSO QUERIDO PÁROCO. QUASE TODAS AS PARÓQUIAS DA DIOCESE TÊM ALTARES ANTIGOS, VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE E ESTÃO ALTAMENTE CUIDADOS E PRESERVADOS. GRANDE PATRIMÔNIO DE UM POVO E DE UMA COMUNIDADE RELIGIOSA. CASO O ANÔNIMO E AS SENHORAS CITADAS SE REFIRAM AO ALTAR ANTIGO EM MADEIRA QUE EXISTIU EM TRIUNFO, NÃO FOI O BISPO ATUAL, NEM A COMISSÃO, MUITO MENOS O PÁROCO ATUAL QUE DESTRUIU. QUANDO MONSENHOR LUIZ SAMPAIO FOI PÁROCO DE TRIUNFO O ALTAR SOFREU UM INCENDIO E FICOU PARCIALMENTE DETERIORADO, QUE SEGUNDO ALGUNS DAVA PARA SER RECUPERADO. A ESPOSA DO PREFEITO NA ÉPOCA, DONA ADALGISA, APROVEITOU A AUSENCIA DE Pe. LUIZ QUE SE ENCONTRAVA EM PESQUEIRA A SERVIÇO DA DIOCESE A QUE POR MUITOS ANOS PERTENCEU TRIUNFO E APROVEITOU PARA DEMOLIR O ALTAR ANTIGO E FAZER UM EM ALVENARIA E TOTAMENTE MODERNO, DESCARACTERIZANDO A ARQUITETURA DA NOSSA MATRIZ. VEJA ANÔNIMO E QUERIDAS SENHORAS, NÃO FOI NEM UM PADRE, NEM MUITO MENOS UM BISPO E SIM UMA LEIGA, QUEM SABE DESINFORMADA COMO AS SENHORAS QUE TIROU O ALTAR ANTIGO. OS MAIS VELHOS FALAM, INCLUSIVE, ALGUNS AINDA COM VIDA QUE O MONSENHOR QUANDO RETORNOU DE PESQUEIRA FICOU MUITO TRISTE, CHOROSO E POR SINAL VEIO ADOECER. O “NOVO” QUE FOI CONSTRUÍDO E FICOU POR UM BOM TEMPO, TOTALMENTE FORA DOS PADRÕES ARQUITETÔNICOS DO NOSSO PRECIOSO TEMPLO E SEM RESPONDER AS EXIGÊNCIAS ATUAIS DA IGREJA FOI DEMOLIDO. MUITOS VISITANTES, ALGUNS POR SINAL LEIGOS NO ASSUNTO, MAS, DE UMA BOA SENSIBILIDADE PARA A ARTE CHEGAVAM AFIRMAR “UMA IGREJA MUITO BONITA, MAS ESSES ALTARES (ALTAR MOR E DO SACRIFÍCIO) NÃO COMBINAM COM A BELEZA DA IGREJA” . O QUE SE FEZ COM MUITO SACRIFÍCIO E EMPENHO DO PÁROCO E DA COMUNIDADE, DEVIDAMENTE ORIENTADOS FOI FAZER ALGO QUE SE ENCAIXASSE NA ARQUITETURA DO TEMPLO, POR SINAL, APROVEITANDO DE ELEMENTOS JÁ CONTIDOS NO CONJUNTO DA CONTRUÇÃO.
    4. CASO O ANÔNIMO E AS SENHORAS, QUEIRAM PATROCINAR, ARCANCO COM TODAS AS DESPESSAS POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS PARA QUE UM ALTAR EM MADEIRA A EXEMPLO DO ANTIGO SEJA CONFECCIONADO POR ARTISTA COMPETENTE É SÓ PROCURAR O PÁROCO, QUE COM CERTEZA, ELE IRÁ FICAR AGRADECIDO E FELIZ COM SUAS VALIOSAS AJUDAS. REFORÇO O QUE JÁ FOI COLOCADO EM OUTROS DEPOIMENTOS, “QUE É MUITO FÁCIL CRITICAR E DAR PALPITE, MAS O BOM É AJUDAR, COISA QUE POUCOS FAZEM”. VOCÊS JÁ SE PROPORAM AJUDAR COM ALGUMA COISA? QUEM SABE NÃO! NÃO SERIA A HORA DE PENSAREM UM POUCO NISSO?
    5. AOS ANÔNIMOS OU NÃO, QUE SEM CONHECIMENTO E TOTALMENTE DESORIENTADOS, PEÇO, QUE DEUS OS ABENÇOE E QUE POSSAM CONHECER AS ORIENTAÇÕES DA IGREJA CRISTÃ CATÓLICA PARA NÃO FICAREM FALANDO ABROBRINHAS E ATINGINDO PESSOAS DE BEM QUE SÓ QUEREM O MELHOR PARA TRIUNFO, INCLUSIVE, PARA A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES, GRANDE E PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DA NOSSA QUERIDA TERRA.
    6. AO PADRE EDILBERTO E AOS QUE REALMENTE SÃO CONHECEDORES DO SEU TRABALHO E QUE NÃO SE CANSAM EM COLABORAR O NOSSO MUITO OBRIGADO E QUE TRIUNFO O TENHA POR MUITOS ANOS. PARABÉNS E QUE SEU MINISTÉRIO SEJA ABENÇOADO POR DEUS PELA INTERCESSÃO DA MÃE DA DORES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô contigo amigo. Só falam, mas fazer pela igreja nada.

      Excluir
  13. Maria Constância de Sousa27 de novembro de 2012 às 02:47

    Prezada Eva Lima, permita-me comentar sobre o que a senhora colocou a cima. Espero que a irmã seja católica e caso não seja até que compreendo melhor sua ignorância. Pois qualquer cristão católico com um pouquinho de informação sabe onde deve ser e ficar a capela do santíssimo. Creio que a senhora é totalmente leiga no asunto e aí fica difícil para qualquer um, não só o padre Edilberto lhe convencer das devidas mudanças, não porque ele não saiba, mas por causa da sua ignorância e falta de conciência para compreender. Nem o papa conseguiria. quanto a senhora fala de vaidade com relação ao Pe. Edilberto dá vontade de rir, pois ainda estou para conhecer uma pessoa tão simples, humilde e de uma beleza inesplicável. Sem falar que é altamente fino, popular e de um grande amor para com seus paroquianos desde as crianças, jovens, adultos e idosos. Não são poucos os testemunho de pessoas que confirmam isso. Acho que a senhora precisa melhorar da visão e dos ouvidos, para poder ver e escutar o quanto padre Edilberto é querido e amado, justamente por sua coragem e perseverança em tudo que tenta fazer com a comunida. Espero que se converta e passe a comprender melhor o que prega e orienta a nossa querida e amada Igreja Católica Apostolica Romana. Amém! Fica com DEUS!

    ResponderExcluir
  14. Graças a Deus ainda encontramos pessoas que conhecem a competência, a coragem e a honestidade do nosso digníssimo pároco Pe. Edilberto. Quanto a minha sugestão para que a sociedade ajude a restaurar e pintar a nossa matriz externamente, é meu dever de Cristã, chamar a atenção dos que dizem amar Triunfo e o nosso patrimônio histórico. Quem quiser pode ver a situação em que se encontra.É vergonhoso para um povo que se diz instruído e que se gaba de ter potencial turístico, deixá-lo desprezado. A manutenção e conservação dos templos é dever dos fiéis.Obrigada a Amanda Maria da Conceição pelo reconhecimento.Queira ou não a "oposição" veremos a nossa igreja como ela merece. Linda e Imponente. Obrigada ao Pe. Edilberto ,por não se deixar abalar pelas críticas maliciosas e continuar trabalhando em prol da nossa comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla Maria Barros Freitas27 de novembro de 2012 às 10:23

      Tamar, Deus abençoe seu coração generoso e disponível.

      Excluir
    2. Tamarzinha você é DEZ!!!!!

      Excluir
  15. TRIUNFO, AGRADEÇA O PASTOR QUE TEM
    POIS UM PADRE ASSIM É DIFÍCIL ENCONTRAR
    COM TAL COMPETÊNCIA PARA REFORMAR
    PRESERVANDO A HISTÓRIA MAS INDO ALÉM.
    COM MUITA CORAGEM E ESFORÇO TAMBÉM
    FEZ O PRESBITÉRIO QUE É LUGAR SAGRADO
    REFORMANDO PISO, PAREDE E TELHADO
    DEU VIGOR AO VELHO COM ASPECTO NOVO
    CUIDANDO DA CASA DE DEUS E DO POVO
    COM ZELO, CARINHO E MUITO CUIDADO.

    FEZ UM NOVO ALTAR TODO ENTALHADO
    COM ARTE SAGRADA DE MADEIRA PURA
    FEZ UM NOVO AMBÃO COM TAL FORMOSURA
    PARA O EVANGELHO SER BEM PROCLAMADO.
    PREPAROU PRA CRISTO UM LUGAR ORNADO
    COM VELAS BONITAS, CASTIÇAIS E FLORES
    SEM FALAR NO ALTAR DA VIRGEM DAS DORES
    QUE DE LONGE ENCANTA POR SUA BELEZA
    QUEM VISITA O TEMPLO FICA COM CERTEZA
    IMPRESSIONADO COM TAIS ESPLENDORES.

    PARABÉNS AO NOSSO PADRE EDILBERTO
    QUE COM MUITO AFINCO E ZELO DE PASTOR
    REFORMOU A CASA DE NOSSO SENHOR
    DANDO-LHE MAIS VIDA, FAZENDO O QUE É CERTO.
    NOSSO CORAÇÃO ESTEJA SEMPRE ABERTO
    PRA ACEITAR O NOVO SEM TER PREJUÍZO
    REFORMAR A CASA DE DEUS É PRECISO
    POIS NÓS REFORMAMOS A NOSSA TAMBÉM
    VAMOS DAR VALOR AO QUE A IGREJA TEM
    PROCURANDO NUNCA FAZER MAL JUÍZO.

    (WANDERSON EDUARDO MORAES LEITE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da postagem de Wanderson Eduardo Moares Leite. Parabéns!

      Excluir
    2. Obrigado Ana Maria Gomes Viana. Abraço!

      Excluir
  16. Eu inicio meu comentário com uma frase bastante conhecida: 'O seu direito se inicia, quando termina o dos outros.'
    Todo mundo tem liberdade de opinar da maneira que lhes é conveniente, porém temos que ser coerentes, e acima de tudo sermos educados principalmente quando se tratar de expor a inegridade de alguém, vivemos em sociedade democratica, temos que respeitar o direito do próximo.
    Fiquei indignada com as criticas que acabei de ler, desfazer o que está feito é uma decisão egoista de pessoas que não sabem e não entedem de modernidade e beleza arquitetonioca, a nossa igreja está LINDA, MODERNA e acima de tudo encantadora.
    Assim como o direito de um acaba quando começa o de outro, também é válido dizer que um indivíduo só pode exigir respeito a seus direitos se ele também respeita os direitos dos outros.
    Pe. Edilberto está de PARABÉNS pelo excelente trabalho que vem prestando a nossa paroquia, um homem determinado e cheio de iniciativas, só tenho a agradeçer o bem que o sr. PE. EDILBERTO está proporcionando para todos os irmãos da nossa paroquia.
    A reforma da igreja foi feita com a ajudas do povo humilde da nossa cidade, aprovada pelo bispo que é um homem mestrado no ramo de arquitetura liturgica, que para isso estudou e se especialisou nesse ramo.
    O altar ficou FANTASTICO, LINDO e MODERNO...a pintura tbm ficou perfeita, para um ambiente de paz.

    ResponderExcluir
  17. Seria muito bom e inteligente se determinadas pessoas que deixam aqui os seus comentários, não viessem a ferir qualquer opção religiosa. Pois nesse momento de restauração do Templo Católico está havendo sincronia de pensamentos entre triunfenses, independente de religião, comungando de um só propósito que é a restauração do Templo que faz a Matriz de Nossa Senhora das Dôres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pessoa chamada Joselaide tem uma alma linda me deleito com seus escritos.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paróquia de NOSSA SENHORA DAS DORES, Banco do Brasil - Agência 2739, Conta Corrente número 132101. POVO TRIUNFENSE AJUDE...o padre vem lutando incansavelmente há anos sim, juntando migalhas por migalhas, fazendo rifas e Só e somente SÓ e o povão humilde ajudando, mas como ele sabe melhor que ninguém que o POUCO COM DEUS É MUITO, nunca desanimou e MILAGROSAMENTE já fez MUITÍSSIMO graças a Deus e vai terminar com toda certeza e ficar na história essa reforma tão necessária. Façamos todos nossa parte, pois é nossa obrigação! O padre Edilberto saí um dia de Triunfo, mas deixa o MAIOR PATRIMÔNIO DA CIDADE com o povo, para o povo e para o lugar ao contrário dos DIRIGENTES DO MUNICÍPIO, REFLITAMOS DEMO-NOS AS MÃOS para o nosso CARTÃO POSTAL.

      Excluir
    2. Lenauda Cabral vc tb é 10!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANTES DE TUDO, QUERO PARABENIZAR OS TRABALHOS E AS OBRAS REALIZADAS PELO NOSSO Pe. EDILBERTO, PORÉM, NÃO SEI DE QUEM FOI A IDEIA DE MODIFICAR OS ALTARES, SE OS ANTERIORES NÃO RETRATAVA OS ORIGINAIS, DEVERIA TER HAVIDO O BOM SENSO E RECONSTRUÍDO DE ACORDO COM OS ORIGINAIS.ESSES NÃO TEM NADA HAVER.VI AQUI VÁRIOS COMENTÁRIOS, POREM TEM QUE RESPEITAR OS QUE ACHAM QUE FOI DESCARACTERIZADO, EU SOU UM DELES.

      Excluir
    2. Parabéns João Bosco por você ser mais um dos que não entendem nada! Dizer que os ninchos (e não altares, prova que seu conhecimento é pouco)não combinam e não tem nada haver é reconhecer que nem a igreva você conhece. Que você um dia entre e com calma procure observar que foram reproduzidos aspectos já contidos na própria arquitetura da igreja. Não foi arquitetônicamente falando colocado nada de novo. O que precisa é vc procurar participar mais da igreja, olhar as coisas com bons olhos e ser um cristão católico mais informado e orientado.Que pena! Que Deus o abençoe, inclusive, sua ignorância!

      Excluir
  20. Que horror, pessoas que geralmente nem vemos nas celebrações da Paróquia agora querem dizer o que é certo ou errado. Bem se percebe que são pessoas fracas, em vários sentidos, uma vez que não têm o minimo de sensibilidade para perceberem a grandiosidade do serviço de nosso querido Padre Edilberto. O mais intrigante ainda é que chigam até o Bispo, nosso Pastor Diocesano.Como uma pessoa dessas pode se considerar católica? Uma ovelha conhece a voz do pastor, as que não reconhecem é porque não são do rebanho. Então aqui fica meu recado a essas pessoas de má fé, antes de criticar a reforma de nossa matriz, vão estudar arquitetura e história! Criticar é fácil, difícil mesmo é agir.Se nosso Pároco não tem intervido, talvez nosso templo há estivesse em ruínas. Mas pelo visto, é assim que o povo gosta não é mesmo?Francamente! Que ridículo é o posicionamento de alguns!

    ResponderExcluir
  21. Por gentileza preciso Saber se em PE tem mais Parpóquias com o nome NOSSA SENHORA DAS DORES, pois sou Secretaria Paroquial, na Diocese de Guarulhos - SP e preciso obter os dados desta Paróquia,porém a informaçao que recebi era que a Paróquia situada acima ficaria em Goiana - Pe ou Recife, mas ainda não encontrei nada, quem poder me ajudar. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA... email: sari.priscila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Maria de Lourdes, a igreja pela sua estrutura antiga necessitava de uma reforma, ou você queria não ver a igreja renovada. Temos que lutar pelo melhor. A crítica muitas vezes pode até ocorrer sem fundamento, principalmente quando se fala mal da pessoa encarregada de dirigir ela, o bispo. Que bom seria que você tivesse um pouco mais de senso em que fala. Deixar as igrejas caírem por causa de reforma é um caso a se conversar. Sou grato pelo trabalho do Pe.Edilberto e agradeço pelo nosso pastor diocesano. Estarei rezando por você.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!