quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O DESCASO COM A OBRA DE DERLON ALMEIDA EM TRIUNFO


Ilustração do Cine Teatro Guarany


Espaço Brasil em Lisboa

Painel em prédio em Amsterdan

Derlon no  Centro de Turismo e Lazer do Sesc - Triunfo-PE


Derlon na Praça da Bandeira - Triunfo-PE
Derlon na Rua Padre Ibiapina - Triunfo-PE



Derlon  na Avenida Laurindo Diniz - Triunfo-PE



Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Amsterdam. Essas são apenas algumas das cidades que já receberam os grafites do artista plástico Derlon Almeida. Agora em novembro foi a vez da cidade de Lisboa poder contemplar os fortes traços do pernambucano, através da caracterização do prédio que abriga o Espaço Brasil - espaço de cultura que faz parte das comemorações do Ano do Brasil em Portugal.

As obras do artista são reconhecidas em vários locais por remeter à xilogravura e foi a partir dessa semelhança que ele reproduziu figuras que abrangem ao mesmo tempo a cultura regional do Nordeste e ícones do mundo globalizado em cenários, ilustrações e painéis pelo mundo.Mas aqui no entanto esqueceram  de zelar pelo bom exemplo do preceito básico para conviver em comunidade respeitar os direitos dos semelhantes e sem a menor responsabilidade deixaram os painéis desaparecerem.

No ano passado, a iniciativa do Centro de Turismo e Lazer - SESC deu às ruas de Triunfo um colorido novo com as ilustrações de Derlon em branco, preto e cores primárias para a exposição "Na rua é assim". A exibição aconteceu do dia 28 de maio a 30 de junho. Depois, os grafites continuaram a enfeitar a cidade e a chamar atenção dos triunfenses e visitantes em vias públicas como Padre Ibiapina, Avenida Laurindo Diniz, Praça da Bandeira, Tenente Siqueira Campos.

No início deste ano, no entanto, notou-se que aos poucos as obras de Derlon estavam desaparecendo das paredes e dando lugar à uma simples e fria pintura feita com cal. Já com a proximidade das eleições , eram as propagandas políticas de partidários do prefeito que ocupavam os muros que antes exibiam arte.Terminaram destruídos totalmente, mostrando serem os pseudo-representantes desprovidos de qualquer sensibilidade cultural ou visão administrativa.

Nas redes sociais, o assunto foi comentado com muita tristeza por triunfenses e alguns simpatizantes do artista que já circulou pelo R.U.A. – Reflexo on Urban Art (Holanda), apresentou o Mundo Lambe e Família Oxente no SPA – Semana de Artes Visuais e fez a fachada da Casa Cor Pernambuco 2009 (Recife), Exposição Conexão Chico Science no Itaú Cultural (São Paulo), cenário para a peça "O Bem Amado"( Rio de Janeiro), exposições individuais como ''Reis, Rainhas e Plebeus'', entre outros.


7 comentários:

  1. Era um dos cartões postais de Triunfo, mas as autoridades esqueceram-se de fiscalizar ou, salvo melhor juízo, estão pouco se importando com a decadência cultural desse local maravilhoso.Enquanto isso a população e os turistas só têm duas opções: chorar de raiva e não deixar de visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, tem coisas que por mais que tentem dizer, não convencem!

      Excluir
  2. Além da precariedade da administração ainda deixam cometer um crime dessa natureza com artista tão famoso. Quanto desrespeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero um absurdo o tamanho desconhecimento em relação ao famoso artista pernambucano e suas obras pintadas .

      Excluir
  3. O blog "mata a cobra e mostra o pau".muito bem amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Estou perplexa diante um condenável fato desses, mas parece que passou despercebido, a população nem liga, sinto pela ausência de comentários sobre o ocorrido. Meus Deus!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!