quinta-feira, 15 de novembro de 2012

RECUPERAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE



O trabalho executado durante meses pelo empresário Adeildo Pereira, no prédio antigo de sua propriedade localizado na Praça 15 de Novembro, Centro, somente depois de  concluída a reforma, é possível notar toda a beleza na construção de segunda década do século 20. A pintura externa conservou as características originais do imóvel. Ainda foram introduzidas marquises, lajes, vigas, e preservadas janelas e portas, além da escadaria, um esforço estrutural para preservação do Patrimônio Histórico de Triunfo bastante combalido por ausência dessas providências anteriores em destacados casarões responsáveis pela beleza triunfense, terminando por prejudicar bastante o nosso Sítio Histórico tão apreciado por moradores, visitantes e turistas.

A intenção do investidor é alugar a edificação com  novos pavimentos criados internamente sem mexer com a arquitetura neo-clássica externa, dividida em duas artérias: a frente para  tradicional  área conhecida como Praça da Matriz e fundos para a Rua Frei Ângelo. Equivale hoje a um prédio  moderno de ampliado espaço, na época construído para abrigar uma única atividade comercial onde funcionou a "Galeria Josias Salomé", mas depois ocupado como outros pontos comerciais, inclusive uma boate e bar, sem a valorização  merecida àquela monumental relíquia, adquirida depois pelo atual dono com o firme pensamento de transformar inicialmente em  pequeno shopping para os triunfenses realizarem suas diversificadas compras  no mesmo lugar.

Com a revitalização quase no fim, recebeu o grupo que  comanda grande parte dos imóveis  da cidade, recentes propostas de bancos e empresas. O serviço no casarão, que ainda ganhará talvez um elevador com capacidade para  quatro pessoas, deve durar mais alguns meses. Antes degradado, o sobrado está completamente revestido e destaca-se em meio aos outros prédios do quarteirão merecedores de reformas integrais (pintura, janelas, portas, vidros e ornamentos, precisando serem restaurados) como a fachada desse completamente restaurada e preservada, utilizando a mesma cor da pintura original. Não adotando o plano inicial, não  sabemos se será usado apenas pelo grupo ou aberto ao público.

 O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Frederico Almeida, acredita que a retomada do processo de revitalização do Centro de Triunfo está atrelada aos novos investimentos previstos para o setor, caso exista o empenho da administração municipal em  conseguir recursos financeiros em Brasília/DF. Isso estimula  os proprietários dos demais selecionados a fazer o restauro dos bens tombados através de Lei Municipal de 1988 (Carlos Ferraz). Temos observado o interesse aumentando no número de pedidos de avaliação para projetos de recuperação. Muitos querem investir, mas também pensam no retorno que terão após a reforma do imóvel sendo revitalizados e deverão ser ocupados com atividades de lazer, turismo e serviço.

10 comentários:

  1. Cada manhã que acesso este conceituado blog fico mais convencida sobre a grande influência que ele possui na preservação da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS SENHOR ADEILDO PEREIRA POR PRESERVAR o BONITO PRÉDIO DESSA CIDADE.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Uma coisa é certa, o problema das descaracterização tem que ser resolvido, pois a cidade não deve sofrer com a situação de abandono.De que é a responsabilidade?

      Excluir
  2. É de vital importância a matéria acima. Trata-se de fazer de Triunfo uma cidade além de seu clima extremamente agradável, de uma cidade conservada e preservada na sua mais bela e admirada arquitetura colonial. No Diario de Pernambuco de hoje 15/10, tem uma reportagem no caderno "Vida Urbana" mostrando uma facilidade em troca de preservação. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e prefeituras interessadas(na reportagem se fala em algumas ciades e não cita Triunfo mas, há possibilidade de outras cidades entrarem neste projeto), estão abrindo uma linha de crédito para donos de imóveis nestas características com um financiamento à juros zero com 15 anos de prazo, através do Banco do Nordeste. Digo isso por conhecer pessoa graduada do BN e, se alguém tiver interesse eu coloco em contato para viabilizar este projeto.

    ResponderExcluir
  3. Outro que publica artigos sensatos e faz comentários interessantes é Rogério Mota.Essas pessoas animam a leitura da gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Lúcia Silva, eu fico muito agradecido e lhe digo mais ainda, estímulado para ser sempre uma das pessoas à fazer Triunfo uma das melhores cidades de Pernambuco, tenha certeza!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Ficou muito bom mesmo aquele casarão vizinho do fórum.

    ResponderExcluir
  5. O Sr. Adeildo tem mais que preservar nossa arquitetura, pois já destruiu outros prédios...e que sirva de exemplo para o também comerciante Romildo Jonshon, que constriu um deposito na Rua Aprigio Assunção, de péssimo aspecto, além de destruir um lindo arco que tinha no Arruado Dr. Cordeiro. Afinal, como vai ficar esta história?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!