quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

É A SECA CASTIGANTE - BARRAGEM DO BREJINHO - TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ


 Barragem do Brejinho que abastece Triunfo

DENTRO DA BARRAGEM DE TRIUNFO TOTALMENTE SECA

"TRAGA-ME UM COPO D' ÁGUA TENHO SEDE... E ESTA SEDE PODE ME MATAR"... (Gilberto Gil ).
INFELIZMENTE ESTÁ FALTANDO PROVIDÊNCIAS OFICIAIS PARA O DESASSOREAMENTO. A OPORTUNIDADE PARA AUMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DA BARRAGEM DO BREJINHO, É ÚNICA: FAZ-SE AGORA OU JAMAIS. 
BASTA DE MEDIDAS PALIATIVAS. OS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS PRECISAM AGIR ENQUANTO É TEMPO.MENOS DE 500 CAÇAMBAS RETIRADAS DAS MARGENS DA MESMA PARECE QUE NÃO SIGNIFICARAM NADA. 
NÃO VALE DEPOIS LAMENTAR, CHORAR OU FICAR  ESPERANDO AS CHUVAS TEMPORÁRIAS E A PROMESSA ANTIGA DA ILUSÓRIA ADUTORA DO PAJEÚ. QUEREMOS SOLUÇÃO  REAL. 

POR FAVOR REPRESENTANTES, FAÇAM ALGUMA COISA O QUANTO ANTES...
  Carlos Ferraz
Triunfo-PE

45 comentários:

  1. Concordo e me solidarizo com você nesta sua convocação aos nossos representantes, pra que façam alguma coisa, pois nada está sendo feito além das antigas medidas que não resolvem nada e quando chover tudo voltará a ser como antes e ningém falará mais no assunto até que venha outra seca. Conclamo a força e a influência de nossos representantes para a ação prevendo futuras estiagens de maior e menor intensidade para que tenhamos no mínimo a segurança hidrica de nossa população tanto urbana quanto rural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. É crítica a falta de água no município de Triunfo e será que autoridades não vão fazer nada até as chuvas retornarem...Foram feitas diversas solicitações pela população e muitas promessas por parte da Compesa e da Prefeitura e nada foi resolvido até o momento. Solicitamos providências.

      Excluir
    3. O POVO DE TRIUNFO SÓ TEM O QUE MERECE...

      Excluir
    4. É lamentável a situação da barragem da Compesa que abastece a cidade, como também a falta de providências para a retirada dos constatados excessos de terra que diminue a capacidade de armazenamento. Perde-se a grande oportunidade de solucionar em parte o crescente problema.

      Excluir
    5. Que nada...tá tudo bom demais...deixa o homem trabalhar!!!!

      Excluir
    6. Os efeitos da seca poderiam ter sido evitados caso o governo tivesse aplicado os recursos federais liberados para os Estados e Municípios.Essa barragem dava para ter sido escavada e aumentado o volume da sua água. Não existe desculpas.

      Excluir
    7. Precisam imprimir um novo estilo de gestão, que logo seja percebido pela população porque da forma que está não muda nada, é um atraso.

      Excluir
    8. DEU NA TV QUE O ANO DE 2013 É NOVAMENTE DE SECA....

      Excluir
  2. tá é bom assim, foi o povo que escolheu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável isso!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Rosemary Almeida de Brito24 de janeiro de 2013 às 11:11

      O que se precisa mesmo é desconstruir a percepção de que a água vem apenas da torneira e que simplesmente consertar um pequeno vazamento é o bastante para assumir uma atitude sustentável.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Só Deus salva Triunfo....

      Excluir
  3. Carlos , meu Deus...que coisa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo de Triunfo escolhe para cidade. Triunfo, ó presta com Dr. Luciano.kkkk

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. O consumo de água hoje é uma preocupação mundial, que faz com que a palavra de ordem no momento, principalmente para os nordestinos que sofrem há anos com a seca seja racionamento.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Ué? E não iam desassoreá-la em novembro...que passou? kkkkkk Isso aqui é ouro, significa voto inconsciente. A indústria do voto da seca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preocupante....

      Excluir
    2. A escassez de água também é uma preocupação frequente e crescente para os negócios aqui em Triunfo. Vários investidores sentem preocupados em realizar investimentos face aos problemas de água.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Estou paralizada, como era considerada a cidade bela que é Triunfo e ficar na situação que está. Culpados são os governantes que não fizeram nada antes.Isto é verdade!!! Estou muito triste em ver a situação da barragem. Este ano não quis nem ir para Triunfo, pois fiquei com medo de passar sede, isto foi a verdade.E acabei ficando mais triste porque não fui e perdi meu pai.E acabei ficando mais é a vida Deus te abençoe.Deus te abençoe amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, estou de boca aberta com o descuido, pois os triunfenses estão colhendo o fruto da sua última eleição, tiveram oportunidade de mudar, quem manda ser burro.

      Excluir
    2. Os administradores precisam entender como utilizar os recursos hídricos da melhor forma e devolvê-los limpos para a natureza, e os consumidores devem se preocupar com a origem dos produtos que consomem e com procedimentos adotados na produção.Estão retirando água suja e contaminada do açude para vender em outras cidades.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Ítalo Cesar Campos Galvão24 de janeiro de 2013 às 01:08

    Essa barragem "do brejinho" é a do centro da cidade sem outras referências fiquei na dúvida. Favor esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ítalo Cesar. Essa barragem da qual se refere é a que a Cidade se utiliza para abastecer a cidade e está localizada no Centro,

      Excluir
    2. Josias Ribeiro Cavalcanti24 de janeiro de 2013 às 01:24

      Lamentável a situação que se encontra o município de Triunfo. Governantes precisam agir para reverter uma situação calamitosa como a falta de água. Recursos naturais tem. Falta decisão política. Solidário com o bravo povo triunfense.Abraço Ipojucano.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. É Triunfo tá se acabando e o prefeito não faz p... nenhuma.

      Excluir
    5. Ivanildo Pereira Leite24 de janeiro de 2013 às 12:42

      Que situação é essa de Triunfo? A cidade demonstra encontrar-se sem qualquer comando administrativo.Por que não aproveitarem a estiagem e escavarem a barragem para aumentar o volume da água?

      Excluir
  7. E quem sabe se o povo agora não aprende a votar certo da próxima vez...o povo cego só de pensar que eu era também,até uns seis meses atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. se o ano for de seca como estão dizendo será o fim, ninguém tem mais o que fazer

      Excluir
  8. A única solução para esta situação é mudar as eleições para esta época vai ter um bocado de candidatos com carros pipas vão até fazer chover

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  9. Joselaide Vasconcelos24 de janeiro de 2013 às 12:32

    Meu questionamento é: Foi feita alguma melhoria na barragem por ocasião dessa estiagem?
    Como está vazia, não seria o momento para limpá-la e torná-la com mais espaço para o acúmulo das águas quando chegarem?
    Será que é o povo que precisa fazer isso? Onde estão as verbas que chegaram aos cofres públicos?
    Pois é, muitas vezes o resultado de tomada de decisão errada em apenas segundos, provoca o descaso pelo qual Triunfo está passando.
    Eu sei que nenhum ser humano pode fazer chover, mas pode contribuir para que quando a chuva chegar haja espaço limpo e suficiente para acomodar as muitas águas.
    Ainda há tempo para tomada de consciência em prol da melhoria para o nosso Município. É somente questáo do querer coletivo, administrativamente falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADMIRO MUITO OS COMENTÁRIOS DESSA SENHORA DE NOME JOSELAIDE VASCONCELOS, DENOTA EM TODOS ELES O LARGO COMPROMISSO QUE TEM COM SUA CIDADE. PARABÉNS!

      Excluir
  10. É lamentável a inércia dos nossos representantes políticos.
    Por favor, tomem providências!
    Documentem as solicitações de ajuda! Reiterem ofícios eventualmente expedidos e contatos!
    Nesse estado de calamidade, deixem os interesses particulares e as diferenças políticas de lado, e se unam em prol da comunidade que ora padece.
    Não há quem não se compadeça com a simples visão da fotografia que encabeça este post.
    Da forma como os fatos estão se desenrolando, não precisa ser vidente para prever, infelizmente, a derrocada da "Corte do Sertão", parafraseando o título da importantíssima obra literária de autoria da querida "tia" Diana Rodrigues.
    A nossa sorte é que "somos maiores que o buraco que se apresenta a nossa frente"!Não iremos e não podemos cair!
    Força triunfenses! Não percamos a capacidade de nos indignar!
    Um forte abraço a todos os conterrâneos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabenizo o senhor Pattrick Carvalho pela bela narrativa feita em defesa da nossa cidade. Enfim alguém teve a coragem de posicionar-se diante tanto descaso.A omissão de nossa gente chega a irritar.Deus me livre!

      Excluir
  11. A Barragem do Brejinho só foi desassoriada quando Dr. Eduardo Melo foi prefeito. Esse prefeito Luciano não faz nada. Já era pra ter aumentado a capacidade da barragem. É um desgoverno.

    ResponderExcluir
  12. Senhor redator. Percebo que a sua provocação correta e oportuna instituiu um foro de debates, ainda que limitado a lamentações e indignações, uma vez que os participantes não dispõem de meios para corrigir a dificuldades e nem isso faz parte de suas atribuições.
    Mas, uma coisa me intriga: diante dos comentários aqui expostos(que não devem ser os únicos), o que dizem as chamadas autoridades? Que ações são iniciadas a partir das inquietações das pessoas? Esse blog é lido pelos denominados representantes do povo? Mate a minha curiosidade, porque a distância fico com a impressão de que a solução para tão grave problema parece simples e duradoura. Obrigado.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!