sábado, 6 de abril de 2013

BLOG EDUCAÇÃO - ALUNA DE QUIXABA VENCE ETAPA ESTADUAL DE CONCURSO DE CARTA

A estudante Maírla, de 14 anos, foi a 2ª colocada em Pernambuco no ano passado

A cidade de Quixaba, no Sertão pernambucano, se destaca mais uma vez no cenário da educação nacional. A aluna Maírla Marina Ferreira Dias, da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, instituição que venceu o Prêmio de Gestão Escolar (PGE) 2012, consagrando-se como referência em gestão escolar no Brasil, foi a vencedora da etapa estadual do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A escola também conquistou o terceiro lugar na seleção.

A estudante, de 14 anos, garantiu Pernambuco na etapa nacional, que elegerá uma carta para representar o Brasil na fase internacional. A jovem, que cursa o 2º ano do ensino médio, já havia alcançado o primeiro lugar estadual e o segundo lugar nacional em 2011, sendo a segunda colocada em Pernambuco em 2012. Pela etapa pernambucana do concurso, ela receberá como prêmio um tablet.

Participaram do concurso estudantes de escolas públicas ou privadas com até 15 anos de idade, os quais escreveram cartas para explicar “por que a água é um recurso precioso”. O segundo lugar ficou com Dayane Pinto Maranhão, 14, aluna da Escola Municipal Albino Moreira, em Jucati, no Agreste do Estado, enquanto Júlia Yone da Silva Pereira, 15, conquistou o terceiro lugar estadual. Ambas recebem câmeras digitais.


A premiação da fase estadual deve ocorrer durante a Semana das Comunicações, no início de maio. As escolas serão contempladas com um computador (primeiro colocado) e impressoras multifuncionais (segundo e terceiro colocados). No final de abril, serão divulgados os vencedores nacionais.

A ESCOLA - A Tomé Francisco da Silva foi fundada em 1962, no vilarejo de Lagoa da Cruz, zona rural de Quixaba. Atualmente a unidade atende a cerca de 800 estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

A escola ficou entre as dez melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, com média 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011. O feito foi repetido no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), promovido pela Secretaria de Educação com os mesmos métodos do Ideb.

4 comentários:

  1. Parabéns Mairla Marina Ferreira Dias! Muito nos orgulha e em grandeçe ao ver alunas de Escola públicas de uma cidade pequenina do sertão nordestino conquistar prêmios na educação, é um verdadeiro exemplo de superação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Carmo Rodrigues8 de abril de 2013 às 10:41

      A pequena notável Quixaba.Parabéns! Enquanto Triunfo que possuía tradição no Estado encontra-se em quinta colocação.

      Excluir
  2. Fátima Vasconcelos7 de abril de 2013 às 15:19

    Quem já foi o ensino de Triunfo e quem já foi Quixaba, ex-distrito de Carnaíba-PE....

    ResponderExcluir
  3. A estudante Maírla Marina Ferreira Dias, de Quixaba, no Sertão pernambucano, foi a vencedora da etapa estadual no 42º Concurso Internacional de Cartas para Jovens. Mais um troféu para essa minúscula e importante cidade, que dá brilhantes lições em matéria de educação..

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!