sábado, 18 de maio de 2013

COMO DEVE FUNCIONAR UMA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL











Dentro da nossa visão democrática e às vezes crítica, determinada a forçar algumas mudanças e necessárias melhorias, entendemos que Secretaria Municipal de Assistência Social ( SMAS)  é o lugar indicado para "fazer o bem, sem olhar a quem", onde os problemas das nossas comunidades mais carentes afloram. É nela que precisa-se cultivar, acima de tudo, o espírito de solidariedade humana, de justiça,lutando por uma política de inclusão social, de geração de renda, uma repartição onde deve criar oportunidade igual para todos os cidadãos.

Acreditamos como administração aplicada e correta aquela com o desafio de chegar às comunidades mais carentes e estender a mão; não de uma forma paternalista, clientelista, como sempre foi feito, mas oferecendo condições  de crescimento interior, levantando a auto-estima de uma população que está à margem da sociedade. É preciso lutar por uma cidade mais justa, onde todos tenham acesso aos bens; onde exerçam a cidadania e sintam, de fato, participantes do processo de construção da cidade.Basta de  atraso....

Ao assumir essa importante secretaria, geralmente o gestor de inteira confiança do Executivo, deve ter o propósito de minimizar as desigualdades sociais; de promover ações que ofereçam uma melhor qualidade de vida; renovando as esperanças das comunidades urbanas ou rurais, tão carentes.. Deve-se, com um trabalho conjunto, voltado para os mesmos ideais, esperar realizar o nosso grande sonho idealista triunfense: a construção de uma sociedade que viva em paz, onde se respeitem os direitos da pessoa humana: à vida, à liberdade, à segurança e à igualdade.

Estará a citada entidade cumprindo esses preceitos básicos? Condições financeiras não lhe faltam, por ser uma das secretarias igualmente a Educação e a Saúde - mantidas pelos respectivos ministérios do Governo Federal e correspondentes secretarias do Governo Estadual, com recursos satisfatórios. Por isso, solicitamos iniciativas próprias, ações criativas, para independente de programas como Peti, Cras, Bolsa-Família,se combater a droga, o furto, a prostituição, a bebida, o vandalismo, e outros efeitos nocivos à nossa sociedade, que o desastrado governo anterior não executou. Que festividades existam, sem esquecer os problemas mais graves e crescentes.

O Blog Opinião,  consciente da importância da comunicação, informação e da mídia nacional, aproveita data de hoje, 15 de Maio, onde se comemora o dia especial do(a) Assistente Social, para  publicar esta matéria, com objetivo de  fortalecer e ressaltar o papel da Assistência Social, enquanto política pública,  na realização de  trabalho essencialmente sócio-educativo, qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais sendo de inteira responsabilidade dos gestores nas esferas de governo, que seja federal, estadual e ou  municipal, em parceria com a iniciativa privada, ONG's e instituições religiosas. Portato, mãos a obra!

7 comentários:

  1. Maria Emilia Cardoso15 de maio de 2013 às 07:56

    Em atenção à nota publicada, venho em nome da classe que hoje é homenageada, com satisfação informar que as atividades voltadas para profissionais da área têm avançado bastante no sentido de se fazer respeitar o assistente social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília M. Medeiros15 de maio de 2013 às 09:27

      Adoraria ver alguém realizar esse trabalho ao pé da letra.A pessoa para assumir um cargo desse é necessário obter o curso de assistente social e estar sintonizada, não é porque foi indicada na peixada que vai acertar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. A Secretaria de Assistência Social de Triunfo é um modelo, igual ao que foi proposto pelo autor da matéria.A equipe é unida e competente toda.

      Excluir
  2. Edmilson José da Silva15 de maio de 2013 às 08:53

    Gosto do que Carlos Ferraz escreve porque ele não é teórico nem radical, explana a realidade da cidade e apresenta muitas soluções excelentes.
    Quando cita Triunfo, fala com a alma humana, baseado no longo tempo que trabalha em defendê-la, do qual sou testemunho próximo.
    E ainda vemos figuras invejosas tentando desmerecer o seu eficiente trabalho. Entende-se agora porque dizem que naquele atraente município onde passei uma boa temporada as pessoas jamais reconhecem quem na verdade é merecedor e sim oportunistas.
    Depois aparecem dizendo que o sistema político está defasado.Como, se renovam continuadamente os mandatos deles e um grupo único possui hegemonia, mesmo cheio de aparentes defeitos?
    É preciso ter muito saco para manter a postura combatente quando a grade maioria da população está pouco se lixando.
    Acorda amigo Ferraz, deixa de se preocupar com os outros e vai viver a vida sem dar satisfação a quem não compensa. Você merece coisa melhor...

    ResponderExcluir
  3. Investir em campanha para estimular jovens à prática de esportes e artesanato, talvez seja uma solução.Vale utilizar a lógica de diminuição dos vícios com o álcool, drogas e prostituição crescentes.

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria de fazer parte de uma obra social para mostrar para as pessoas gue o maior imvestimento e em vidas e gue nao basta so ajudarmos alguem e preciso amarmos as pessoas de verdade

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!