sexta-feira, 3 de maio de 2013

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Contee conclama categoria a coletar assinaturas para Projeto de Lei da Mídia Democrática


Comemorado no dia 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi instituído em 20 de dezembro de 1993 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. A data, inspirada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, procura mostrar a necessidade de independência da mídia como principio para uma democracia efetiva.

Neste dia 3 de maio de 2013, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Contee conclama as entidades filiadas e toda a categoria de trabalhadores em educação do setor privado a participar ativamente da coleta de assinaturas em prol do projeto de lei de iniciativa popular para uma mídia democrática.
 
O projeto de lei foi elaborado pela sociedade civil organizada, em discussões das quais a Contee participou ao lado de outras entidades e movimentos sociais. A campanha “Para expressar a liberdade”, capitaneada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), deu início à coleta de assinaturas na última quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

A lei que orienta o serviço de comunicação no Brasil completou 50 anos e não atende ao objetivo de ampliar a liberdade de expressão nem está em sintonia com os desafios atuais da convergência tecnológica. Além disso, a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas famílias impede a circulação de ideias e pontos de vista diferentes.

A Constituição de 1988 traz diretrizes importantes nesse sentido, mas, passados quase 25 anos de sua promulgação, até hoje não houve iniciativa para regulamentar tais dispositivos constitucionais, nem por parte do Congresso Nacional, nem do governo.

É diante desse cenário que a campanha “Para expressar a liberdade” está nas ruas com o Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações, que visa a regulamentar o que diz a Constituição em relação às rádios e televisões brasileiras. A marca de 1,3 milhão de assinaturas colocará o Projeto de Iniciativa Popular por Mídia Democrática em debate no Congresso Nacional.
 
A Contee pede às entidades filiadas e à categoria que leiam com a atenção a proposta de lei, assinem e ajudem a divulgá-la. No link abaixo estão disponíveis todos os materiais para divulgar a democratização da comunicação e também para coletar assinaturas para o projeto de lei.
  

Dia da Liberdade de Imprensa é para reflexão pelo Brasil ser o 4º colocado em assassinatos de jornalistas

Estamos atrás apenas de Síria, Somália e Paquistão. São todos casos de assassinatos por represálias a reportagens investigativas. Só em 2013, quatro jornalistas já foram mortos no país, e apenas um em cada 10 crimes é levado

Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/roseann-kennedy/2013/05/03/DIA-DA-LIBERDADE-DE-IMPRENSA-E-PARA-REFLEXAO-PELO-BRASIL-SER-O-4-COLOCADO-EM-ASSASSINA.htm#ixzz2SFUJeea3



3 comentários:

  1. Sem a Liberdade de Imprensa, o povo estaria sofrendo mais ainda com atos de corrupção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os partidos políticos em Triunfo nunca mobilizam a sociedade, só aparecem nas vésperas da eleição. Não embarco mais nessa onda vermelha falida. Os que têm definição ideológica são os mais prejudicados que ficam sozinhos fazendo o papel de oposição.O exemplo é esse blog, onde Ferraz atua por tudinho aproveitando essa liberdade. Trabalhem!

      Excluir
  2. Belisa Andrade Lima3 de maio de 2013 às 18:12

    Temos que admitir que a IMPRENSA neste País constitui-se no quarto poder.Lutemos para que seja sempre livre e não amordaçada como defende o tal PT.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!