quinta-feira, 23 de maio de 2013

FESTAS JUNINAS NO NORDESTE - RECIFE UNE SÃO JOÃO E COPA DAS CONFEDERAÇÕES

 
 
Junho promete ser um mês agitado para os recifenses. A festa de São João na capital pernambucana começa no dia 6 e se estende até o dia 30, com artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença, Xangai, Flávio José, entre outros. Junto aos festejos, ainda entra a Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho, com oito arraiais que terão a exibição dos jogos. O anúncio da programação oficial foi feito nesta quarta-feira (22).

 
A secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, destaca que o Recife trouxe a cultura popular para capital. “Sabemos que o São João é uma festa do interior, mas estamos trazendo essa festa para a capital. A festa começa no dia 6 com a Caminhada do Forró, em que quase 100 sanfoneiros caminhando da rua da Moeda até a Praça do Arsenal, onde acontece um show com 15 artistas”, detalha.
 
 
A cidade contará com dez arraiais, espalhados por diferentes bairros. Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Várzea, Peixinhos, Ibura, San Martin, além da rua da Moeda e Brasília Teimosa vão contar, ao todo, com aproximadamente 450 atrações. A programação ainda conta também com 17 arraiais comunitários e 29 tradicionais, com uma expectativa de 170 mil pessoas por dia, 1,5 milhão durante toda a festa.
 
A programação de shows terá 90% de artistas locais, trazendo nomes como Alcymar Monteiro e Irah Caldeira. “A grande novidade desse ano foi a seleção através do edital, que nos permitiu ter mais de 90% da grade de artistas locais. É a festa do interior na capital e também a festa da capital, porque temos tradição junina”, afirma o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.
 

Mika Silva e Maciel Melo são os homenageados deste ano. (Foto: Katherine Coutinho/G1)
 
Mika Silva e Maciel Melo são os homenageados deste ano.
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
O cantor e compositor Maciel Melo e o coreógrafo e pesquisador de Cultura Popular Mika Silva são os homenageados do festejo deste ano. Nascido em Iguaraci, no Sertão de Pernambuco, Maciel Melo tem 11 discos e já gravou com Xangai, Flávio José, Fagner, Zé Ramalho e Elba Ramalho. Maciel se mostrou surpreso com a homenagem. “A gente fica feliz, lógico, é o reconhecimento do trabalho da gente, mas eu fiquei surpreso de ser homenageado entre tantos nomes importantes que nós temos”, afirma.
 
 
Lutando pela cultura popular desde jovem, Mika nasceu e foi criado no bairro de Brasília Teimosa, onde fundou o Balé Deveras, em 1980. O coreógrafo e bailarino é um dos responsáveis pelas quadrilhas recriadas, que unem a quadrilha tradicional a outros elementos do ciclo junino, como coco e cavalo marinho, trazendo novos arranjos musicais. “Foi uma coisa nova, muito raro um artista popular conseguir ser reconhecido assim. Fico muito feliz não pela minha história, mas pelo Deveras e os quadrilheiros, por que eu também sou quadrilheiro”, diz.
 
 
Além dos shows, acontecerá também um grande 'quadrilhão', onde 3.500 pessoas coordenam uma grande quadrilha que sai da Praça da Independência no dia 18 de junho, a partir das 18h, seguindo para o Recife Antigo. Participam 40 quadrilhas, 27 adultas e 13 mirins, acompanhadas de oito trios de forró pé-de-serra e duas forroviocas.
 
 
Copa do Mundo
Além da programação junina, o Parque Dona Lindu, Sítio da Trindade e Peixinhos terão tendas temáticas da Copa, com atividades gratuitas de lazer, como sinuca com os pés, uma exposição com os uniformes dos países que jogarão a Copa das Confederações da Fifa, entre outros. “O São João esse ano e ano que vem vai ter tudo a ver com Copa do Mundo. Desde o início pensamos em misturar essa festa tão bonita com a Copa do Mundo. Queremos transformar o São João em uma grande torcida”, explica George Braga, secretário de Esportes e Copa do Mundo.
 
Como o evento serve de teste para a Copa do Mundo, os polos Sítio Trindade, praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Peixinhos, Pátio de São Pedro, Várzea, Ibura e San Martin vão contar com exibição dos jogos oficiais. As exibições públicas acontecem também visando a Fifa Fan Fest™, que acontece no Marco Zero, em 2014, durante os 32 dias da Copa do Mundo da Fifa.
 
 

Festival de quadrilhas O Festival de Quadrilhas Juninas da Prefeitura vai distribuir neste ano R$ 100,9 mil em premiações para as melhores apresentações. Na categoria adulta, serão 45 grupos, sendo 24 no Grupo 1 e 21 no Grupo 2, com eliminatórias nos dias 22 e 23 de junho, a partir das 19h, nos bairros de Casa Amarela, Peixinhos, San Martin, e Ibura/UR-2. A final acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Sítio Trindade. O festival infantil conta com 13 quadrilhas, que acontecem no Sítio da Trindade, sendo as eliminatórioas nos dias 9 e 16 de junho, e a final, no dia 24.

 
 
Religiosidade
 
Além da festa profana, o período junino é também marcado pela religiosidade. No dia 16 de junho, acontece a procissão dos Santos Juninos, a partir das 19h. Dez bandeiras com imagens de São José, Santo Antônio, São João e São Pedro deixam o Morro da Conceição, em direção ao Sítio da Trindade. Junto às bandeiras, segue o andor, acompanhado de 40 bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho, e pela Banda de Música Vereda Tropical, além das quadrilhas Origem Nordestina e Olodum Mirim, ambas de Casa Amarela.
 
 
Fonte: G 1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!