sexta-feira, 10 de maio de 2013

PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO -" NOSSOS CASARÕES" QUE RESTARAM


 































A

A Prefeitura Municipal de Triunfo - PMT, deve fazer o mais rápido possível um levantamento minucioso da situação do casario, prevendo também regularizar a Lei de Uso do Solo, adotando medidas que tragam mais controle e sejam capazes de incentivar proprietários para a manutenção da nossa decadente estrutura  física patrimonial que tanto embeleza o Centro de Triunfo, apesar de 80% dos prédios antigos já haverem sido demolidos por inconsciência dos moradores ou maldade dos investidores da área imobiliária, levados pela momentânea febre por qual passamos, do modernismo : capaz de transformar o melhor em pior.

Os nossos informativos durante anos, têm procurado desenvolver  um trabalho de conscientização junto às autoridades e residentes deste "Oásis do Sertão", verificando a utilização de cada imóvel, tendo depois do mapeamento, fotografado e repassado para os poderes Legislativo e Executivo locais, que terminaram por transformar em Projeto de Lei, aprovado na Câmara de Vereadores e Lei Municipal , sancionada na Prefeitura Municipal, mas que por falta de determinação desses órgãos não tem recebido a devida fiscalização.

O documento é um conjunto de normas reguladoras estabelecendo diretrizes para a manutenção das propriedades urbanas residenciais e comerciais de características antigas destacadas do Patrimônio Histórico de Triunfo, em vigor desde 1988, por proposição do então vereador Carlos Ferraz ( PMDB), sem com isso deixar de continuar a pesquisa de campo, assim como a cobrança para revisão e execução das mudanças no Plano Diretor, visando definir a finalidade do uso dos imóveis por meio de emendas elaboradas pelos vereadores. Essa metas precisam ser cumpridas.

A ideia central é equilibrar a utilização desses prédios ainda existentes no Centro Histórico, para fins domiciliares, comerciais e turísticos, havendo a contra-partida do poder  público referente a incentivos para conservação por meio de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano ( IPTU) para os moradores e do Imposto Sobre Serviços( ISS) para os comerciantes, com informações divulgadas nos meios de comunicação do município para evitar contra-tempos e conseguir para conclusão da fachada principal, inclusão no projeto socioambiental "Tudo de cor para você", da marca de tintas Coral.


8 comentários:

  1. Sempre leio o blog e acho que ele tem a arte de fazer o bem a Triunfo, uma atitude cidadã dos seus componentes com tendências reais de mudança para melhor.Muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero a ação de vanguarda de vcs um exemplo que deveria ser seguido pelos mais jovens dessa cidade, exigindo posicionamento diferenciados se adaptarem ao consenso da preservação.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. A Prefeitura de Triunfo deveria já ter começado uma campanha educativa sobre a preservação dessas casas belíssimas que ainda existem.

      Excluir
    4. Ricardo Florentino6 de maio de 2013 às 00:01

      Ainda tem quem por inveja despreze ideias tão sensatas de Ferraz.Ele sabe o que diz.

      Excluir
    5. NÃO ACEITO O SILÊNCIO DA PREFEITURA DA CIDADE COMO RESPOSTA. A RESPEITO DE UM SUPOSTO TERRENO QUE SERIA COMPRADO PARA CONSTRUIR UMA RUA, ONDE NÃO DISPOMOS DE SAÍDA ELA NÃO DECIDE, MAS AUTORIZAR DERRUBADA DE PRÉDIOS COMO NA RUA DO FIADO SIM. NÃO IGNOREM OS CIDADÃOS QUE PAGAM IMPOSTOS E MERECEM UMA SATISFAÇÃO POR PARTE DO GOVERNO.

      Excluir
    6. Logo tudo isso estará no chão, não respeitam nada, a cidade está sendo destruída com aval da população covarde que tem.

      Excluir
  2. Triunfo, localizada a 1260 m de altitude, com temperatura oscilante entre 28ºC no inverno, tem como atrativos engenhos artesanais, casarios antigos, mirantes naturais, cachoeiras, muita tranquilidade e excelente hospedagem no Centro de Turismo e Lazer SESC Triunfo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!