Noite de São João, celebrada em 23 de junho, véspera da data de nascimento de São João que, em vida, foi um pregador austero e de moral rigorosa. No entanto, é honrado em festas alegres e dionisíacas, com muita comida, dança e bebida. A data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte. Desde tempos remotos, camponeses de toda Europa comemoravam, acendendo fogueiras. A tradição estendeu-se ao Brasil e outros países latino-americanos, coincidindo, neste caso, com o solstício de inverno.
A fogueira, o banho de cheiro, a poesia simples das cantigas do povo, o gosto bom da canjica, o perfume apetitoso das rosquinhas e dos bolos, as sortes, todo um mundo de esperanças, era assim que se festejava São João, sem dúvida a mais antiga e a mais brasileira das festas.
São João é o mais comemorado entre todos, especialmente, na zona rural, quando em sua honra as festas contam com comidas especiais à base de milho como canjica e pamonha, por exemplo. A música geralmente utilizando a sanfona é própria para a ocasião, são queimadas fogueiras e usadas roupas típicas para a dança da quadrilha. Entre as brincadeiras destacam-se a pescaria, leitura da sorte, rifas e leilões.
" São João, o santinho distraído, que estava dormindo e não sabia que aquele era seu dia, recebia do povo as rosas e os cravos, as graças e as ternuras das mãos inspiradas das sinhazinhas doceiras que criavam em sua homenagem os melhores doces brasileiros."
Fonte: Portal São Francisco
Parece que a pressão popular fez este ano a administração da cidade tomar outra postura em relação ao São João, que estava esquecido pelos mandatários.É o que dizem nas ruas.
ResponderExcluirConfesso que adoro as comemorações juninas, principalmente o São João, onde muita gente acende a fogueira na frente de casa, organiza quadrilha, dança forró pé de serra,, solta fogos e come comida de milho à vontade.E viva São João!!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirO FORRÓ DEVE ESTAR AFINADO COM O TURISMO. O SÃO JOÃO É DE FATO A SEGUNDA MAIOR FESTA DO ESTADO, LOGO TAMBÉM TEM PESO GRANDE PARA O TURISMO. TRIUNFO É DE LONGE O SEMPRE UM EXEMPLO BEM-SUCEDIDO EM SE FALANDO DE EXPLORAR AS FESTAS DOS SANTOS DE JUNHO. ANTES REALIZAVA O MÊS QUASE INTEIRO DE FESTEJOS: SEMANA DE SANTO ANTÔNIO, DE SÃO JOÃO E SÃO PEDRO, ESPALHANDO O FORRÓ PELA CIDADE.O CERTO É QUE GERAVA RENDA, NÃO SEI PORQUE ABANDONARAM TÃO IMPORTANTE EVENTO DE UNS CINCO ANOS PARA CÁ, QUE DIVULGAVAM UMA PROGRAMAÇÃO FANTASIOSA E QUANDO O TURISTA CHEGAVA O LUGAR ENCONTRAVA-SE DESERTO, ABANDONADO PELOS PRÓPRIOS REPRESENTANTES QUE PARTIAM PARA OUTROS FOCOS FESTIVOS. ASSIM MUITOS FORROZEIROS DEIXARAM DE VOLTAR
ExcluirMuito bem, a verdade é essa mesmo. Nua e crua....
ExcluirÉ uma alegria própria o São João, uma festa muito bonita. Meu espírito é junino....
ResponderExcluirFiz durante oito anos o São João na frente da minha casa, com ajuda das vizinhas, confeccionando bonecos de palha e garrafa pet, balões, bandeirinhas e colocando estandartes de chita nas árvores.No arraial não faltavam quadrilha improvisada, queima de fogos e fogueira, mas mudei.
ResponderExcluir