segunda-feira, 1 de julho de 2013

SERVIÇO DE MOTOTAXI COMEÇA SER ORGANIZADO EM TRIUNFO - COBRANÇAS E RESULTADOS

 SOBRE OS MOTOTAXISTAS - MATÉRIAS PUBLICADAS PELO OPINIÃO

TUDO EM TRIUNFO CONTINUA ERRADO - 22/10/2010

...03 - Infelizmente os mototaxistas da cidade transitam livremente sem qualquer disciplina,  não atentando serem controlados por uma concessão pública municipal em que devem funcionar como legítimos prestadores de serviço à população.

UM EMBALADO SONHO COM O FUTURO - 03/12/2010

... cadastramento, regulamentação e disciplinamento dos mototaxistas que circulam livremente pelo município, uma iniciativa que obrigatoriamente deveria já ter sido providenciado pela administração local, antes que aconteçam mais acidentes... 

FALTA PLANO PARA RESOLVER PROBLEMA - 14/01/2011

A desordem promovida pelas incontáveis motos perturbadoras no trânsito do Centro de Triunfo, devido ao número indiscriminado de mototaxistas não habilitados que ousam fazer irresponsavelmente transporte coletivo sem a temeridade da fiscalização e provocando atitudes causadoras de  diversos acidentes , além de ameaçar muita gente; deve continuar por um bom tempo, porque pelo que parece a Prefeitura Municipal  está pouco se lixando, com esse sério problema a se alastrar no dia a  dia.
A prefeitura tem acompanhado a evolução do problema, mas por enquanto não há previsão para resolver ou pelo menos amenizá-lo. “Temos consciência de que caminhamos para um caos em breve. Não desistimos da ideia. Acredito que no próximo ano iremos retomar o levantamento e proceder nova sinalização e uma definição de área destinada a estacionamento no setor mais crítico. Precisamos analisar como será feito”, afirmou um assessor da PMT.

 

PROFISSIONALIZAÇÃO TURÍSTICA - 01/05/2011


A Prefeitura, através da SETTUR, precisa oferecer, gratuitamente, durante um período em cada semestre, cursos para a capacitação e treinamento de profissionais ligados ao turismo, como taxistas, mototaxistas, garçons, auxiliares de cozinha e camareiras, entre outros, em turmas de turnos diferentes. Triunfo necessita urgentemente da qualificação profissional e melhoramento da mão-de-obra.

 REGULARIZAÇÃO DOS MOTOTAXISTAS - 11/09/2011)


Com projeto aprovado por vereadores depois de inúmeras reclamações dos usuários e profissionais, durante anos realizadas através dos informativos: jornais A VERDADE ESCRITA , OPINIÃO e blog OPINIÃO DIGITAL, Triunfo finalmente regulamentou o serviço de mototaxi, uma prestação hoje essencial para o município, ajudando na locomoção dos moradores, visitantes e turistas.

A partir das providências cabíveis ainda necessárias, que a administração precisa tomar,  as motos poderão usar placa vermelha, indicando a autorização para levar passageiros. A Prefeitura teve a princípio 15 dias para sancionar a Lei, quando aprovado o projeto pela Câmara Municipal de Triunfo, mas até o presente ainda não fez ciente aos profissionais motoqueiros e à população quando funcionará para valer as exigências básicas.

Depois de 15 anos de luta e espera, finalmente os mototaxistas desta cidade sertaneja terão a profissão regulamentada. O projeto de Lei que regula o serviço foi aprovado mês passado pela Câmara de Vereadores. Agora a categoria aguarda a assinatura do prefeito. Já passou o prazo determinado para fazer valer a medida. Entre outros benefícios, os condutores poderão utilizar placas identificadoras de aluguel nas motos.
Além de seguir os requisitos previstos no Código Nacional de Trânsito Brasileiro, os mototaxistas terão que ter cadastro na Prefeitura, no setor responsável pela fiscalização, para se inscrever, é preciso, entre outras exigências, como por exemplo: ter idade mínima de 21 anos; comprovar residência no Município e apresentar a Certidão de Antecedentes Criminais. É necessário também fazer vistoria no veículo e estar em dia com o Alvará.

DEPOIMENTO DOS MOTOTAXISTAS E DOS USUÁRIOS



Os legítimos profissionais triunfenses comemoraram a conquista, já que a nova Lei também deve inibir a atuação dos atuantes motoqueiros clandestinos. “Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, a população terá mais segurança, pois as pessoas poderão se locomover com um profissional legalizado”, disse Everaldo Barbosa, um dos líderes da categoria, junto com Joaquim Pereira e Gilmar Lopes.

Mesmo sabendo que terão muitas regras a cumprir, os mototaxistas Deilson, Cícero, Fernando , Aparecido, Benedito, Zué, Joaquim Diniz, Francisco,  Geraldo, Antonio, Manoel, Alberto, Fábio, Batista, Edmilson, Leonardo, Colorau, que já fazem parte da paisagem da cidade, estão satisfeitos com o projeto e sonham com as melhorias anunciadas, igualmente ao  acontecido em cidades vizinhas

“Agora vai ficar bom, com tudo definido e legalizado. Muita gente tinha medo e com definições claras, as pessoas poderão confiar mais”, destacou Everaldo Lopes. Ele falou  que sobrevive do serviço há 14 anos com o salário mensal adquirido na prestação de serviço,  não pensando largar tão cedo a profissão que abraçou  com afinco , possuindo uma clientela fiel. Essa atitude sem dúvida, influirá na economia.  

Com a nova placa  vamos poder comprar motos novas com desconto, acrescentaram os irmãos Gilmar  e Fábio Lopes, residentes no Bairro São Cristóvão. Eles trabalham no serviço há  mais de 10 anos. Antes eram agricultores no Sítio Perí-Perí e agora não querem deixar mais a profissão, onde conseguiram adquirir várias conquistas entre imóveis e objetos pessoais, além da mudança no estilo de vida

A novidade foi bem recebida pelos passageiros, que utilizam o transporte frequentemente e dizem que agora sentem-se mais atraídos e seguros para fazer o obrigatório trajeto diário ao setor de trabalho. " Não ando com qualquer um" - declarou a funcionária Eliana Viana de Vasconcelos. "Só ando com motos cadastradas" - disse o professor Roberto Nunes, ambos da Escola Monsenhor Luiz Sampaio; assim como a gerente do Ottellin, Cristina Antas.

* COBRANÇAS E RESULTADOS -


Consideramos a conquista descrita e anunciada abaixo - embora tenha demorado bastante a implantação - excelente para toda a comunidade triunfense.Temos portanto, a legítima satisfação de haver contribuído de alguma maneira dentro da nossa convicta atuação jornalística.Visamos o melhoramento desse promissor município e seus ordeiros habitantes. Mais um dever cumprido no exercício da cidadania. Parabéns!!
POR: Editor Carlos Ferraz

SERVIÇO DE MOTOTAXI COMEÇA SER ORGANIZADO EM TRIUNFO





Os cerca de 150 mototaxistas que oferecem o serviço de transporte de passageiros e encomendas em Triunfo estão sendo cadastrados pela Secretaria Municipal de Defesa Social e vão ter que se adequar 'a lei municipal que regulamentou o serviço, além de adotar normas de segurança e tarifas, conforme determinação da Lei Nº 12.009/09 – CONTRAN e Resolução 011/11 - CETRAN, para o cadastramento será obrigatório apresentar a seguinte documentação.


A medida já é fruto do pacote de ações anunciado pelo Prefeito Luciano Bonfim no dia 04/03 durante a XIXº Reunião do Conselho de Turismo de Triunfo. Todos os motociclistas que oferecem o serviço terão que fazer um curso de aperfeiçoamento oferecido pelo SENAI Caruaru. "O cidadão triunfense, com certeza, vai ganhar um serviço de muito mais qualidade com a regulamentação e organização dos mototaxistas" disse o Secretário Municipal de Defesa Social, Coronel Martins.

O Secretário se reuniu, na noite da quarta-feira, 19, com os mototaxistas para apresentar as novas regras e os prazos de cadastramento. O período para se cadastrar será de cinco dias do mês de julho com data definida pela terminação da placa. (veja tabela abaixo) No ato do cadastramento é preciso entregar cópias e apresentar o original de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.

"Quero parabenizar o prefeito por essa iniciativa por regulamentar quem está trabalhando. Tem gente aqui trabalhando há quinze anos" comemorou o mototaxista João Batista.

A prefeitura também vai definir o preço da tarifa cobrada, valor este que será acrescido de adicional noturno para corridas durante a noite. Os pontos de mototaxis da cidade também serão organizados e até ampliados.

“Nós temos que celebrar o que já conquistamos, mas ter a consciência de que ainda temos muito a fazer, ficamos felizes por termos nossas demandas ouvidas pelo prefeito Luciano e da condições para continuarmos com a gestão responsável do turismo, construindo novos rumos.”, admitiu Evanildo, afirmando que todo esse trabalho deve ser consolidado com unidade de todos os envolvidos com o turismo local e que é preciso alinhar novas metas para garantir o ano de 2013.

CRONOGRAMA DO CADASTRAMENTO
(de acordo com o último número da placa da motocicleta a ser cadastrada)

08/07 - Placas com final 0-1
09/07 - Placas com final 2-3
10/07 - Placas com final 4-5
11/07 - Placas com final 6-7
12/07 - Placas com final 8-9

Local: Secretaria de Defesa Social (ao lado do cartório)

POR: : Verner Brenan

15 comentários:

  1. Andréa Maria Gusmão28 de junho de 2013 às 08:19

    Considero fundamental a contribuição que o jornal vem dando à administração desse município com essas críticas sugestivas, por isso que a cada dia mais e mais pessoas estão participando como leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A invasão das motos está uma coisa louca, mas se levar a sério dá certo o projeto da prefeitura. Outro lado positivo da iniciativa é dar cara nova á cidade, desde que corrijam falhas que nem deveriam existir.

      Excluir
    2. A união faz a força. Estou gostando de ver. Parabéns!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Sobre o problema do espaço na cidade para estacionamento, não adianta só proibir, e transferir o problema de uma rua para outra. Depois desse pátio de eventos aumentou ainda mais a confusão.
      Como sugestão, é necessário uma lei tornando obrigatória vagas de moradores na frente da garagem, pode aliviar um grave problema que caminha para um completo impasse.

      Excluir
    5. Não existe o menor respeito dos mototaxistas com os cadeirantes e idosos. Colocam motos obstruindo a passagem de pedestres nas calçadas das residencias, comércios e praças. Utilizam também os acostamentos e meio-fios concebido para uso em caso de pane de algum veículo para que o motorista pare o automóvel enquanto busca rebocá-lo de lá. Onde estão as autoridades que não enxergam esses fatos?

      Excluir
    6. isso num vai da em nada tudo fogo de munturo

      Excluir
  2. Fabiano Paiva de Souza28 de junho de 2013 às 08:33

    Fiscalizar seria o mínimo. O que se espera de um órgão público responsável por gerir um sistema de transporte? Que realize gestão desse sistema, naturalmente. E nesse leque de atribuições está a fiscalização, que é parte do tal monitoramento.Não é de hoje que existe reclamação sem solução. Já estava na hora....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos seus representantes, o prefeito vai tentando ludibriar o povo com explicações inconvenientes.

      Excluir
    2. DEIXA O HOMEM TRABALHAR SEM FALAR BOCADO DE INVEJA DE OPOSIÇÃO FALIDA NUM ENCHE UFUSCA

      Excluir
    3. Quando observamos o nível de civilidade da cidade ficamos estarrecidos com tanta agressividade dos motoqueiros em geral, não são apenas mototaxistas como querem responsabilizar por tudo de rui que acontece. São estacionamentos acintosos em faixas amarelas e placas de proibido estacionar diante avenidas e passeios públicos.Fiscalização, civilidade e educação de tráfego nenhuma.

      Excluir
  3. Antonio Fernando Melo28 de junho de 2013 às 12:02

    Parabéns à Prefeitura de Triunfo pela medida de regulamentar as motos. Isso irá reduzir os acidentes causados por esse meio de transporte. Era absurdo o que os condutores desses veículos estavam fazendo nas ruas, colocando em risco outras vidas com suas imprudências no trânsito. Torço para que a medida seja aplicada o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam aproveitar o embalo e introduzir algumas ciclovias de turismo e lazer, ajudaria a criar uma cultura do suo de bicicleta na cidade tanto por parte dos ciclistas quanto dos motoristas.

      Excluir
  4. Francisco Alves Almeida28 de junho de 2013 às 13:08

    O problema acontece há mais de dez anos e a prefeitura nunca fez nada. As autoridades competentes se esqueceram de cumprir os seus deveres, fazendo aquele jogo de empurra-empurra. E nós, cidadãos comuns, continuamos sofrendo com o descaso dos nossos representantes. Vale salientar que esse é um problema de fácil solução, mas que se arrasta há anos.

    ResponderExcluir
  5. Até que enfim houve um motivo merecedor de aplauso pelo menos por esse ato isolado. Que esse seja o começo de um reconhecimento de que ser prefeito é fazer o de melhor para os munícipes.
    Quando merece a madeira deita, mas quando merecer aplauso devemos aplaudir sem nenhum constrangimento.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!