Muitos são os que continuam mantendo algumas dúvidas relativas à criação da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desportos, que iniciou como Diretoria de Turismo por volta dos anos 70, na gestão do prefeito Artur Viana Ribeiro, incentivada pela conterrânea e recém-formada técnica em turismo Liége de Melo Ferreira, na época já funcionária da EMPETUR, que contou com o apoio da freira franciscana Irmã Maria José Florentino - fundadora do Museu do Cangaço, no Lar Santa Elizabeth, situado na Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade, órgão administrado pela religiosa - com a participação de outras pessoas da comunidade participantes da primeira reunião: João Antas, Ester Viana, Luiz Bezerra, Hilma Barros, Heloisa Timóteo, Lígia Campos, Helenita Timóteo, Francisca Ramos, Ilka Castilho, Marluce Beserra, Diana Rodrigues, entre outras pessoas da comunidade.
Apareceu depois destacando-se com mais força , quando percebeu-se através das repetitivas cobranças idealistas realizadas pelo jornal "A Verdade Escrita" ( na época de cunho estudantil) a potencialidade turístico-cultural da cidade e a possibilidade desse setor funcionar como gerador de desenvolvimento econômico - conforme consta na edição número 18 daquele informativo . Talvez, por razão da experiência adquirida na observação de outros pontos de sucesso na citada área, foi antecipadamente repassada aos leitores municipais, assimilada e formando uma consciência relativa ao turismo e seus segmentos.
Na verdade, Triunfo possui ainda uma beleza natural expressiva e inexplorada, mais cultura por brotar; temos: matas fechadas ,cachoeiras, lagoas, bicas, pequenas florestas, poços, riachos, barragens, recantos panorâmicos, açudes, sítios arborizados, lagos, casarões de valor arquitetônico, quilombos Livramento e Águas Claras, barreiros, escorregadores, calçamento e cercas em pedra bruta, serrotes, serras, ladeiras, furnas, picos e uma cultura rica adormecida. Precisam conquistar o lugar ideal no roteiro estadual e quiçá nacional. Para isso deve investir forte , descobrir , cadastrar, explorar e divulgar novas opções.
Por enquanto estamos com explicações visíveis, perdendo para: Garanhuns, Taquaritinga do Norte, Bonito, Tracunhaém, Gravatá, Nazaré da Mata, , Pesqueira, Belo Jardim, que apesar de não deterem a mesma estrutura física natural e alguns recomendados procedimentos vinculados, procuram investir forte e com profissionalismo no setor turístico, principalmente em saúde, higiene, educação, entretenimento, segurança. A primeira gestão administrativa que acatou sugestões transformando-as realidade - embora com denominação diferenciada - foi do prefeito Eduardo Melo.
Muito bem! O blog registra o retrato e verdadeira história do município de Triunfo ao mesmo tempo.Acho bom porque evita especulações de pessoas metidas a espertas que desejam constar em tudo, mesmo não tendo participado de nada.
ResponderExcluirO turismo daqui muito pouco evoluiu depois da administração de Dr. Eduardo, os outros que entraram nada valorizaram. Quero ele de volta...
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirDiante disso, também não se pode deixar de fazer uma ressalva: reconhece-se tudo o que se fala em torno desse problema.
ExcluirNo entanto parte da culpa também cabe aos moradores que, em passado recente, desencadearam a conhecida venda de consciência com a abertura dos cofres públicos e particulares para concessão de incentivos descabidos aos aliados ou ex-adversários recém-comprados e mesmo irresponsáveis que não valorizam o voto.
Para eleger-se prefeito, vice-prefeito e vereador nesse município, aqueles que encontram-se nos cargos, adotaram a prática suja ao arrepio da lei e em desobediência ao que determina a Constituição.
Avaliem leitores que, em meio a esse cenário de completo desentendimento ou respeito, a vitória eleitoral é sempre conquistada com mais facilidade. Mas o município demonstra ficar em completo estado de degradação.
Apesar de tudo, algo precisa ser feito para impedir a continuidade desses males, depende apenas da decisão política, vontade de pensar no geral e não em partes nos momentos eleitorais e depois deles.A voz das ruas precisa chegar a Triunfo.
Peço que esse assunto esteja sempre em pauta uma vez que traz à tona injustiças e descasos dessa pasta tão importante para o município porém sem gestão à altura.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirDeviam agradecer a Deus ser esse município de grande potencial turístico e fazerem as coisas certas.
ExcluirÉ lamentável que o descaso administrativo durante todos esses anos tenha causado enorme prejuízo ao turismo dessa bela cidade. Sempre leio pendências simples apontadas pelo jornal que não eram para acontecer se fosse um lugar bem dirigido.
ResponderExcluirFica visto, assim, que temos de investir em qualidade e segurança nessa cidade que possui grandes festas populares servindo de vitrines para Pernambuco.E isso implica, necessariamente, em adotar medidas como várias anunciadas neste espaço jornalístico por vocês. Considero que há muito mais a fazer como um todo: segurança nas estradas, serviço de bombeiros, equipes de atendimento médico de urgência, controle de qualidade dos serviços que são prestados à população local e aos visitantes, como alimentos tradicionais da época submetidos a rigorosos critérios de higiene pela Vigilância Sanitária, assim como serviços especializados de iluminação, sanitário apropriados para os grandes ajuntamentos. Essas parecem advertências recorrentes, que devem estar presentes em eventos da maior importância.
ExcluirChega agosto mas não chega julho, que saudades do meu povo de Triunfo!! Não vejo a hora de passar uns dias com minha mamãe e meu papai é lógico!!
ExcluirQuem na verdade gosta de Triunfo a gente sabe...Acontece que o dinheiro na hora da eleição fala mais alto.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir"Parabéns Carlos Ferraz! Você sempre atento ao crescimento de Triunfo em todas as dimensões e, principalmente, no aspecto turístico para o qual a natureza privilegiou o nosso município. Não é por acaso que Triunfo se destaca pela sua beleza, pelo seu clima, suas flores, sua arquitetura, encravada em pleno sertão de Pernambuco. Triunfo precisa ser visitada por mais brasileiros que nem sabem que ela existe. Eu e Fabricio sempre estamos divulgando por onde passamos porque amamos as nossas origens e a cidade onde nascemos. Gostei muito do kit que a Prefeitura Municipal, em parceria com outros órgãos, está divulgando. Mostra o potencial turístico desta linda cidade. Torcemos por Triunfo. Carlos Ferraz"
ResponderExcluirSegue também o meu incentivo aos seu importante trabalho desenvolvido em prol da nossa cidade.
Excluir