Editor Carlos Ferraz recepciona e o cineasta Glauco Vieira |
Glauco, Renato Santos, Carlos Ferraz e Fernando Luiz |
Glauco Vieira circulando com amigo |
Festival de Cinema e outros eventos da cidade atrai cada vez mais turistas interessados em enriquecer seu repertório cultural
O geógrafo e professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) Glauco Vieira ficou
sabendo do Festival de Cinema de Triunfo e não teve dúvidas: precisava vir conhecer.Em 2012, ele não conseguiu licença, mas, em 2013, se organizou e veio. Saiu da cidade do Crato (CE) em seu próprio carro e dirigiu até Triunfo (PE), localizada na porção Norte do Sertão do Pajeú.
Apesar de também ser um realizador, já tendo dirigido alguns curtas e um longa, Glauco não está participando de nenhuma categoria presente na mostra - competitiva ou não. Ele veio mesmo para curtir o festival, aproveitar as oficinas e trocar experiências com outros cineastas. "Quando soube deste festival, eu fiz a maior propaganda. Este ano eu vim sozinho, mas ano que vem pretendo trazer a família e os amigos", comenta.
O turismo cultural é uma demanda crescente em Triunfo e está sendo cada vez mais estimulado pelos eventos que acontecem na cidade. O Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado junto à Festa do Estudante, e o Festival de Cinema de Triunfo têm contribuído nesse sentido. Realizados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, são iniciativas que atraem cada vez mais turistas pernambucanos e até de outros estados.
Para Leo Leite, monitor da oficina "Realizando em 1 minuto", ministrada por Alice Gouveia, vir curtir o festival é uma oportunidade de conhecer Triunfo de dentro para fora. "Estamos descobrindo mais da cidade do que se estivéssemos vindo como turistas em outra época do ano", completa Leo.
Outro aspecto enriquecedor do turismo em Triunfo, durante esta época do ano, é que os realizadores têm a oportunidade de conhecer uns aos outros, ter contato com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos Brasil afora e com as novas técnicas, fechando, inclusive, parcerias.
Glauco está aproveitando a viagem ao oásis pernambucano para ter novas ideias de trabalhos que mesclem seu doutorado, em curso na Universidade Federal Fluminense (UFF), com a linha de pesquisa que desenvolve com os alunos na URCA: a relação das cidades, em especial as do interior, com o cinema. Glauco já dirigiu os filmes "Cerca" (15 min, 2007), "Juazeiros invisíveis" (29 min., 2011) e "A delicada trama do labirinto" (14 min., 2013). Ele diz já ter conhecido muita gente nova e boa em sua viagem a Triunfo, assegurando, sem titubear, que voltará o ano que vem e, se possível, competindo.
Fonte: em bate-papo com editor Carlos Ferraz (http://festivaldecinemadetriunfo.blogspot.com.br/)
Pense num cara gente boa que conheci no Betos Bar, simples e tratável.
ResponderExcluirPrezado Fernando, digo o mesmo! Aliás, os triunfenses são muito receptivos e amigáveis.. Muita gente boa circulando pelo Beto's Bar!
ExcluirGOSTE DA RÁPIDA CONVERSA QUE TIVEMOS COM O CEARENSE.
ExcluirNão foi somente o corte do orçamento do governo que significou perda de qualidade, no uso racional e criativo dos recursos fez dessa última Festado Estudante deixou alerta para futuras edições vez que o público não correspondeu à qualidade da grade artística divulgada na véspera e o evento deste ano teve uma das piores aceitações. Talvez com o mesmo orçamento,tivessem optado por mais de três atrações por noite .
ExcluirHá seis anos nascia o Blog Opinião, um novo veículo de notícias com a visão não do apaixonado triunfense Carlos Ferraz, mas do grande idealista de larga experiência nos mais diferentes setores, com versatilidade para tratar dos mais diversos assuntos do dia, dando-lhes sua visão e permeando-os com a sua sensibilidade. Parabéns e que o sucesso continue a acompanhá-lo.
ExcluirAmigo Carlos, obrigado pela acolhida e boa prosa em Triunfo! Estou explorando o blog, e já está agora em meus favoritos! Espero retornar em breve por aí. Grande abraço! E parabéns pelos colaboradores do blog pelos ótimos posts!
ResponderExcluirNa verdade Carlinhos é muito receptivo com que chega à sua cidade.Eu e amigos que visitamos Triunfo no ano passado tivemos toda assistência do mesmo,que nos levou a tudo que é lugar.
ExcluirA obrigação de todos é receber bem os visitantes.
ExcluirO Glauco Vieira encontrou uma turminha boa para se reunir. Todos filhos da terra e meus amigos de longas datas.
ResponderExcluir