sábado, 21 de setembro de 2013

SEM ARQUIVO PÚBLICO PODE SURGIR ARQUIVO VIRTUAL






Faz bastante tempo a defesa pública desempenhada pelos informativos e redes sociais, relacionadas ao significativo projeto básico, destinado preservar a gloriosa memória triunfense. Essa pretensão antiga poderia ser consumada dentro da participação conjunta de conterrâneos detentores de acervos relacionados ao município pernambucano, sertanejo da Região do Pajeú. Porque temos conhecimento haver determinados moradores com acervos formais e informais que muito interessam., devendo portanto  proprietários serem contactados visando a conquista e recolhimento desses donativos para permanência parcial ou definitiva das peças pleiteadas, providenciando arquivamento e exposição futura das interessantes situações passadas e presentes, capazes de movimentar o propalado ambiente cultural.

Existe inclusive grande possibilidade - caso receba o grupo a solicitada participação de colaboradores - das pessoas detentoras de integral confiança e comprometimento, poderem assumir responsabilidade pela manutenção da vasta documentação disponível, após o recolhimento empreendido. Devendo contar com necessária orientação de historiadores e pessoas da sociedade  conhecedoras da  histórica, política, econômica, social. intelectual e cultural da cidade, envolvidos no processo criativo  pela  simples vontade de integrar e alimentar a campanha solidária favorável manterem vivos inúmeros detalhes dos tempos passados, recentes e futuros.

Podemos contar por exemplo com,  ex- bancária Joselaide Vasconcelos; advogada Solange Martins;  militar José Alves Carvalho; professora Antônia Paiva; radialista Ítala Wanderley; incluindo arquivos imateriais  e virtuais detectados nos expressivos catálogos. Embora a maior parte encontrar-se em poder de representantes das conhecidas páginas de internet em sites: Triunfenses e Simpatizantes ( Pedro Moreira e Fátima Dantas); Ex-Alunos do Stella Maris ( Cristóvão e Juliana Montalvão); Blog Opinião ( equipe "Terra"), e detentores de relativo material impresso como João Clementino, Diana Rodrigues, Robério Vasconcelos, Tamar Castilho, Jadson Araújo, Cleide Sá, Manoel Nildo , entre outros.

Além dessa parte significativa, a suposta campanha empregada em prol do" Museu Popular de Triunfo" - enquanto não se discute uma denominação mais expressiva- uma vez não existir o menor interesse  e sensibilidade daqueles ocupantes de cargos públicos nos setores respectivos da atual gestão ocupante da Prefeitura Municipal. Quando promovesse a instalação do Arquivo Público, poderia reunir diversos documentos históricos de importância da cena local, como: fotos, cartazes, jornais, revistas, panfletos, vídeos, programas, biografias, anotações, publicações de catálogos , sites, artigos, e mais resultados de intensa pesquisa.

Estando o grupo de posse dos respectivos registros, o desejado e  estratégico planejamento da ação cultural ganharia mais destaque com a mostra. Assim poderia exibir diferentes movimentos que marcaram por exemplo os inesquecíveis anos " 60, 70 e 80" do século passado. Podendo a sua montagem aberta e participativa, transformar-se em uma verdadeira oficina, devendo ser ampliada por e-mail, para que interessados possam colaborar enviando, se possível em cópias) o material do acervo pessoal ou adquirido com familiares , amigos e membros da sociedade de comprovado sentimento nativista. Não compreende-se qual o motivo de relutarem contra a instalação do citado espaço.


Arquivos, fotos e documentos. Quem não tem medo de perder tudo o que está salvo no computador, no pen drive ou no HD externo? Atualmente, essas não são as melhores opções para salvar seus documentos.Com avanços tecnológicos, surgiu o armazenamento virtual em forma de "nuvem". Esse nome significa que o acesso a programas e arquivos é remoto. O armazenamento de dados, interligado à internet, é feito através de serviços que poderão ser acessados a todo momento, de qualquer lugar do mundo.Difícil é fazer os representantes do Poder Executivo enxergarem  a importância dessa iniciativa, devem imaginar como sempre, que não representa retorno político em termos de votação.É preciso ter "sangue de barata" assistir tamanhos descasos em silêncio.

9 comentários:

  1. As ações focadas nesse jornal demonstram ter evidente interesse em promover a integração da sociedade por meio da cultura e qualificação dos atrativos, podendo fazer a diferença para visitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo trabalho ético!

      Excluir
    2. Reinaldo Alves Carvalho20 de setembro de 2013 às 11:20

      O relato de Ferraz reafirma de público o direito sagrado de defesa, chegando a mencionar o fato na íntegra. Gosto de ver assim e não comentários covardes sem identificação.Falta decisão no prefeito.

      Excluir
    3. Williams Terto Carneiro20 de setembro de 2013 às 13:44

      Williams Terto disse...
      Vejam só como é tratada a população de Triunfo. A garantia constituconal de qualquer cidadão se manifestar acerca de quaisquer atos ilícitos e de reivindicarem através de protestos como os vários que aconteceram em diversas partes do país estão sendo atacados de forma vil por aliados políticos que não se identificam porque sabem muito bem que após o julgamento, acaso hava a tão sonhada cassação, serão alvo de comentários pelo próprio povo que está sendo achincalhado por exercerem de fato o que está insculpido na Constituição Federal. Realmente não se fala em outra coisa na Cidade, mesmo pessoas que são da base aliada do prefeito estão até me procurando para dizerem que querem que seja dado provimento a ação e consequentemente a cassação do prefeito, vice e de mais dois vereadores que cometeram ato ilícito durante a campanha eleitoral como abuso do poder econômico, abuso de autordade, uso da máqina pública administrativa, captação ilícita de sufrágio dentre outras coisas mais. Todo o processo afora ter sido demorado para a sua fnal apreciação e julgamento, está repleto de depoimentos ao Ministério Público, Fotos, DVD, documentos que o Ministério público conseguiu angariar além de outros ftores que no momento torna-se impossível divulgar para que essa maldita corja nãopossa tumultuar o processo como já vem acontecendo. Em Triunfo não será diferente de outras cidades tendo em vista que não houve apenas um crime eleitoral configurado mas diversos outros crimes que no final podem gerar mais uma ação civil pública e levarem os envolvidos para a prisaõ, lugar onde deveriam estar como os mensaleiros que a corte suprema, num ato de vergonhosa irresponsabilidade admitiu os embargos infringentes para os já condemados. Certo é que a impunidade não acontecerá aqui e que Deus ilumine a todos que com heroismo e consciencia estarão nas ruas e da cidade para demnstrar o quão estão insatisfeitos com esta gestão que não tenho dúvidas é fraudulenta, autoritária e desacreditada pela população e inclusive pelos que estiveram do lado do representado Luciano Fernando de Souza e outros.
      Williams Terto Carneiro

      Excluir
    4. Ridículos são aqueles que sobrevive de dinheiro público roubado.
      Antigamente quem furtava era chamado de LADRÃO hoje os que roubam dinheiro público são chamados de CORRUPTOS , na verdade são todos LADRÕES.

      Excluir
  2. Essas bobagens não são prioridade para nosso prefeito médico dr. Luciano Fernando de Souza. Saúde em primeiro lugar! Depois ele faz o que bem entender, porque a diferença de votos mostra a superioridade existente para governar Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Difícil é a administração atual, por pirraça, dar a menor importância a essas sugestões.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!