sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

OPINIÃO INSISTE: CONTINUAR SONHANDO COM A BIBLIOTECA PÚBLICA


Dentro em breve, devem se reunir educadores e estudantes, além de representações legítimas dos diversos seguimentos sociais triunfenses com o objetivo de incentivar o retorno do pleno funcionamento da Biblioteca Pública Municipal Professora Marlí Diniz Veras, localizada atualmente em imóvel provisório, na Avenida Frei Fernando, no Bairro da Liberdade, depois das consecutivas e vergonhosas mudanças durante a sua existência que contabilizam cerca de 15 vezes, causando verdadeira revolta de quem enxerga ser a leitura uma forma de conscientização.

Ela necessita trazer para a sua convivência -  dentro de um espaço extenso, com ventilação natural, claridade satisfatória e respectiva infraestrutura  - admiradores da leitura que procurem valorizar e cuidar bem daquele patrimônio antigo que guarda cerca de 2 mil livros no recinto, exemplares de autores diferenciados nacionais e estrangeiros. Para conseguir mais exemplares deve-se lançar uma extensiva campanha promocional educativa visando estimular frequentadores e receber doações de outros volumes, tornando o ambiente mais produtivo. Repetindo o feito nos distritos de Canaã e Jericó.

A citada unidade cultural, subordinada à Secretaria Municipal de Educação, possui um valoroso acervo, onde constam exemplares que se constituem raridades, e para sucesso desse projeto, consiste investimento na confecção de panfletos, folders, cartazes, banners, camisas, etc., para serem distribuídos com a  população em geral. Além disso estudantes dos ensinos fundamentais e médio da rede pública e privada seriam convidados a participarem de um concurso de redação de tema relativo, com textos estipulados de no mínimo uma e até duas páginas

Entende-se a biblioteca ser uma edificação importante dentro do contexto cultural do município. A reforma pela qual luta-se há bastante tempo é de qualificação do espaço público em termos de acomodação e dirigente, afinal não se admite uma unidade dessa funcionar sem bibliotecários ou funcionários alheios à função. Deseja-se obra definitiva que contemple a modernização com a melhoria das instalações físicas e aquisição de novos equipamentos, tipo computadores e mobília.

De acordo com pessoas ligadas ao Executivo, a Secretaria de Educação, deverá no futuro prédio ainda indefinido, providenciar divisórias de PVC ou paredes em gesso; iluminação adequada para leitura; ambientes climatizados; salas arejadas;banheiros dos funcionários e visitantes; salas reservadas de estudos; praça de informação; setor de obras raras; sala de processamento técnico e criação diferenciada dos setores:infantil, infanto-juvenil,  adulto;circulante e coleções nacionais, pernambucanas e triunfenses.

8 comentários:

  1. Essa desejada biblioteca em Triunfo só vai sair quando galinha criar dente. A administração atual está nem um pouco preocupado em cultura. Lamento que Carlos Ferraz continue sonhando. Acordaaaaaaaaa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabe tb os estudantes colocar a boca no mundo e revendicar mais me parece que só sabem tomar pinga nas festA DELES

      Excluir
  2. Antonio Fernando Almeida31 de janeiro de 2014 às 17:48

    Continue a sonhar Ferraz, sonhar não faz mal a ninguém, seus sonhos aos poucos estão tornando-se realidade. É bem melhor você sonha com algo proveitoso para seu povo que muita gente que não tem a menor sensibilidade com a sua cidade.

    ResponderExcluir
  3. ESSA É UMA REIVINDICAÇÃO MAIS QUE JUSTA, COM CERTEZA O PREFEITO VAI FAZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Nunca foi meta dessa gente a população ler, escrever e aprender, para eles quanto mais burro o sujeito melhor, fica mais fácil engara e comprar os votos nas eleições.

    ResponderExcluir
  5. Acho uma falta de vergonha dos dirigentes municipais não haver uma biblioteca pública em Triunfo à altura de uma cidade tão educada no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!