sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

REDE ESTADUAL DE SAÚDE TERÁ MAIS MÉDICOS E DISTRIBUIRÁ 3 MILHÕES DE CAMISINHA NO CARNAVAL




 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçará ações de assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) durante os dias de folia. O período carnavalesco contará com reforço de profissionais nas principais emergências da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior do Estado. Também haverão campanhas informativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de reforço na Operação Lei Seca e o acompanhamento de Serviço de apoio à mulher.
Ao todo, 2.872 profissionais atuarão nos plantões nas unidades da rede. Desse total, 294 são médicos; 797 enfermeiros e fisioterapeutas; 1.725 técnicos de enfermagem e mobilizadores sociais; e 56 maqueiros e prestadores de serviços gerais.
O quadro de médicos será reforçado com 277 profissionais nas unidades: Otávio de Freitas (63), Barão de Lucena (37), Restauração (16), Getúlio Vargas (14), Agamenon Magalhães (10), Hemope (5 médicos), Geral de Areias (4), Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres (16), José Fernandes Salsa, em Limoeiro (14), Belarmino Correia, em Goiana (10), Regional do Agreste, em Caruaru (24), Dom Moura, em Garanhuns (16), Rui de Barros Correa, em Arcoverde (26), Inácio de Sá, em Salgueiro (8), Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (14). Os demais médicos estarão distribuídos em outros setores da Saúde como Central de Regulação (10) e Vigilância em Saúde (SEVS).
DIVULGAÇÃO – A SES disponibilizará folhetos informativos bilíngues para auxiliar turistas estrangeiros a conhecer os serviços de saúde da rede estadual. O informativo contém as principais unidades de cada localidade, além de telefones úteis do sistema de saúde, com o slogan “Brinque tranquilo, você pode contar sempre conosco”.
DST/Aids – O Programa de DST/Aids distribuirá 3 milhões de camisinhas nos municípios e festas carnavalescas. Além disso, serão distribuídas 200 mil bandanas e 200 mil porta-camisinhas. Duzentos profissionais estarão presentes no Galo da Madrugada para distribuir os preservativos e informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
LEI SECA – A Operação Lei Seca montará pontos de fiscalização nas principais vias de acesso aos polos de folia na RMR e interior do Estado. Nas blitzes, mobilizadores sociais da SES estarão levando informações de saúde para o folião. Durante a ação, serão distribuídos folders e cartazes, com informações sobre a Rede de Atenção à Saúde do Estado.
SERVIÇO DE APOIO À MULHER – Durante o período carnavalesco, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães, funcionará normalmente. As mulheres vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais poderão contar com apoio psicológico, jurídico e médico 24 horas por dia, em todos os dias de folia. Entre as ações prestadas, estão o apoio psicossocial, atendimento médico e psicológico, orientações sobre direitos e o fornecimento de pílulas do dia seguinte para casos de estupro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3184.1739/1740.
OUVIDORIA – A Ouvidoria da SES (0800-286-2828) funcionará 24 horas durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer à população sobre onde buscar o atendimento necessário.

Fonte: NE 10 PE

Um comentário:

  1. DEUS PERMITA QUE TUDO CORRA EM PAZ NESTE CARNAVAL 2014

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!