Hoje é um dia bem especial. 19 de março - Dia do nascimento de Francisco Soares de Araújo - o Canhoto da Paraíba, meu tio segundo. O músico e compositor Francisco Soares de Araújo, conhecido como Canhoto da Paraíba, nasceu de uma família de músicos – avô clarinetista, o pai tocava violão, os irmãos (nove) revezavam-se entre outros instrumentos – aos dezenove dias do mês de março de 1926, na cidade de Princesa Isabel, sertão da Paraíba.
Canhoto da Paraíba é considerado por expoentes musicais brasileiros – Pixinguinha, Luperce Miranda, Dilermando Reis, Jacob do Bandolim, Radamés Gnatalli, Paulinho da Viola, entre outros – um violonista de primeira grandeza. Esse reconhecimento deve-se ao seu talento e à sua técnica de tocar o violão num estilo contrário ao da escola de violão convencional: do lado esquerdo, sem precisar inverter as cordas. Aliás, ele adotou essa técnica quando tinha 12 anos. O instrumento era compartilhado com os irmãos e, por isso, ele não podia transformá-lo num violão que somente os canhotos pudessem dedilhar. Desta forma, observava seu pai tocando e ia aprendendo. O curioso é que para escrever ele usava a mão direita; para chutar bola, o pé direito, mas para realizar qualquer outro serviço utilizava a mão esquerda, inclusive para tocar violão, cavaquinho e bandolim.
Sua trajetória musical iniciou-se em 1948, quando viajou para o Recife para participar de um programa na Rádio Clube de Pernambuco. Em 1953, assinou contrato com uma rádio da Paraíba. Nessa época, já havia formado um conjunto musical. Em 1958, mudou-se para o Recife e, no ano seguinte, numa excursão de músicos nordestinos, viajou para o Rio de Janeiro. Lá, ele participou de um sarau na famosa casa de Jacob do Bandolim, onde estava presente a nata do choro carioca. Canhoto da Paraíba tocou violão magistralmente e despertou o entusiasmo e a admiração de todos. Em 1998, Canhoto da Paraíba sofreu uma isquemia cerebral que paralisou o braço esquerdo e o impediu de tocar. No mês de maio deste mesmo ano, vários dos grandes nomes do chorinho e do samba realizaram um show beneficente no Teatro Guararapes, Recife, para ajudá-lo a cobrir as despesas médicas e de tratamento intensivo.
Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba, foi um dos contemplados como Patrimônio Vivo de Pernambuco através da Lei estadual nº 12.196 de 2 de maio de 2002. Faleceu na cidade do Recife, no dia 24 de abril de 2008.
Fonte:Blog Sabrina Barbosa




Canhoto foi sem dúvida um maiores músicos do Brasil. Nasceu em Princesa Isabel-Paraíba e projetou-se no Recife-Pernambuco, sua fama ganhou o mundo.
ResponderExcluirFEZ SEU NOME EM PERNAMBUCO !
ResponderExcluirMas sua essência esteve sempre no seu torrão, seu pedacinho de sertão, a sua Princesa Isabel, sem nunca ter esquecido, por isso dizia que era principe por ser filho de princesa. Nosso tributo de saudades e reconhecimento ao ilustre conterrâneo
ResponderExcluirMuito bom músico o Canhoto. Saudades....
ResponderExcluir