domingo, 30 de março de 2014

RECUPERAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE TRIUNFO










Segundo comentários acredita-se que ainda neste primeiro semestre do ano devem ser iniciadas as obras de restauração e recuperação da parte externa da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, situada na Praça 15 de Novembro, Centro,  belo imóvel de  arquitetura  com estilo romano, que teve o lançamento da sua pedra fundamental no ano de 1875. Constituindo-se na atualidade um dos mais preciosos monumentos interioranos do Estado de Pernambuco.

Aquele formoso templo religioso triunfense foi  tombado a nível municipal através da Lei de1987. No entanto, por falta de visão administrativa, sentimento nativista e empenho político, infelizmente  não teve a sorte de receber igual acolhimento  na atitude em relação a nível das esferas estadual e federal, terminando por impedir o recebimento dos recursos determinados pelo Programa de Apoio à Cultura - PAC,  voltado  para as cidades históricas brasileiras.

Admite-se que depois de intensa luta desprendida por alguns poucos triunfenses, chega a bom tempo essa iniciativa de procurar a empresa Nordeste da Akzonobel, que dentro do Programa Tinta Coral- "TUDO DE COR PARA VOCÊ" ajudará a fazer a pintura,  sendo responsável direta pela  doação inteira da tintas necessárias e deixando a mão-de-obra a cargo da iniciativa privada, diocese e comunidade em geral. Esses devem unir forças visando a preservação daquele prédio do século 19 que faz parte da história de Triunfo.

A citada edificação de inegável valor deve ter recebido no momento da sua construção, a inspiração adotada naquela época pela  Igreja Católica Romana - a religião oficial do Brasil Imperial - que  inspecionava com  devido rigor a elevação dos seus  encantadores espaços espalhados no Brasil e no Mundo.Depois do relato primordial  fiquem cientes todos quantos interessarem pela efetivação dos trabalhos e quiserem de boa vontade contribuir nessa justa campanha coletiva.

12 comentários:

  1. Maria do Socorro Ferreira19 de março de 2014 às 07:50

    A igreja matriz de Nossa Senhora da Dores de Triunfo é uma verdadeira obra de arte.Muito linda e bem situada no coração da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam fazer um trabalho de qualidade que fosse mais duradouro, porque hoje em dia não é fácil conseguir fundos.

      Excluir
    2. Agora precisa da ajuda da nossa sociedade para fazer a pintura externa e ficar ainda mais bonita. Vamos colaborar pois a Igreja é um patrimonio nosso. Não vamos estar mendigando ao nossos governantes.Amém

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. TENHO CERTEZA QUE TODOS VÃO AJUDAR E DE INVERNO A VERÃO A NOSSA IGREJA VAI ESTAR LÁ FIRME E FORTE.FÉ EM DEUS E NOS HOMENS DA TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. José Ednaldo Santos19 de março de 2014 às 09:23

      Gostaria de saber a razão de fazerem campanhas somente em favor da igreja e nunca do convento.Digo isso porque já dei contribuição duas vezes.

      Excluir
    3. Belíssima construção ficará mais bela ainda restaurada, mas precisamos de fundos para contratar uma firma especializada em restauro de igrejas como essas, mas para isso precisamos que a população triunfense una forças para começar esse processo que não sera barato .

      Excluir
    4. Antônio Pereira Lima19 de março de 2014 às 23:59

      Caro José Ednaldo Santos, que bom sua preocupação com outros prédios bonitos e históricos da nossa Triunfo! Gostaria de lhe comunicar que na primeira reunião com o pessoal da CORAL foram apresentados vários prédios que estavam precisados de serem restaurados e pintados. Por exemplo: Igreja Matriz, Estella Maris, Convento São Boa Ventura, Igrejas do Rosário e São Luís Gonzaga, Casas de Caridade, situadas à Rua Pe. Ibiapina e várias outras na Praça Mons. Elizeu Diniz. Veja que foi pensado e colocado para o pessoal muito mais do que está sendo contemplado. Infelismente o representante da CORAL falou que naquele momento não tinha como contemplar tudo, pois, eles têm um limite de doação de tintas. Olhando para essa situação foi visto o que seria mais necessário e urgente no momento. Caso resida na cidada, seria bom participar das próximas reuniões e tomar melhor conhecimento do que é tratado e participar também do processo. Abraço!

      Excluir
  3. Quando iniciarão a campanha para arrecadar fundos para a recuperação da igreja? Quero saber para deixar minha pequena contribuição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive recentemente em Triunfo e pude constatar que o prédio do Convento São Boaventura encontra-se muito deteriorado e necessitando de recuperação. Solicito que a sociedade faça algo.

      Excluir
    2. Que seja muito bem vinda qualquer contribuição. Senhora Eliane A. Siqueira, procure o Pe. Edilberto que o mesmo orientará como fazer sua contribuição. Agradecemos.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!