sábado, 5 de abril de 2014

DESTACADO CASARIO DE TRIUNFO SOFRE DESCARACTERIZAÇÃO

 



Lamenta-se bastante que os sobrados e casarões de telhados inclinados, construídos à semelhança dos existentes em Amsterdã, na Holanda -  como demonstram muito bem as fotografias e filmagens diversas - aqui  estão infelizmente sendo destruídos em ritmo cada vez mais avançado, fazendo com que seja solicitado clemência  e pedido desesperador de  socorro das autoridades responsáveis locais visando preservar aquele belíssimo visual  da sertaneja Cidade de Triunfo, considerada o "Oásis do Sertão", localizada na Região do Pajeú, Estado de Pernambuco, um verdadeiro paraíso.
Apesar de conservar ainda limitado espaço urbano planejado no passado, perde anualmente parte da sua história com a descaracterização da sua arquitetura neoclássica, nas adaptações irregulares e insensíveis para finalidade comercial, deixando como péssimo exemplo a desnecessária instalação de portas com esteiras, atitudes equivocadas quem não implicam  no sucesso de vendas ou atrativos para moradores, visitantes e turistas. Novos pavimentos foram acrescentados sem autorização do poder público.

O processo foi  acelerado a partir da década de 1970 do século passado, quando a cidade iniciou a perda de habitantes possuidores de sentimento nativista e mentalidade progressista, vinculadas à inteira preservação dos imóveis e costumes antigos valiosos; passando a receber na área urbana novas personagens advindas da zona rural ou de outros municípios circunvizinhos que não estavam adaptados ao tradicional estilo de vida comum aos triunfenses. Começaram provocando  a poluição visual das placas e letreiros mal elaborados.

Depois significativa quantidade de imóveis tiveram suas portas e janelas  brutalmente arrancadas para nos seus lugares passarem a predominar amplas aberturas visando a alegada passagem de  supostos clientes ou facilitação no abastecimento das diversas mercadorias para exposição e respectiva comercialização - como se  a demanda local fosse tão poderosa assim. Sendo no entanto as fachadas completamente alteradas com  a eliminação dos detalhes arquitetônicos e a utilização de cerâmicas e azulejos.

Esse desrespeito ao passado deixou marcas profundas. A parte central da cidade foi praticamente toda descaracterizada ao longo dos anos, porque a área dinâmica onde houve uma mudança substancial na modalidade no uso de imóveis. As intervenções são feitas geralmente nos finais de semana e feriados, sem consultar os órgãos de fiscalização ou com a conivência deles, mas nos outros dias se realizados os trabalhos de destruição também não teriam qualquer objeção ou sofreriam penalidades, as entidades permanecem: cegas, surdas e mudas.

17 comentários:

  1. É uma grande satisfação tomar conhecimento do trabalho desenvolvido por vocês no tocante a defender o patrimônio dessa querida cidade. Tenham certeza que irão fazer parte da história pelo brilhante desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josué Nobre do Nascimento3 de abril de 2014 às 11:01

      Continuem , desse modo, atentos aos nossos deveres. Sem a humildade não há progresso possível. Hoje é indispensável acordar sem passara vista em vossas energias positivas publicadas para o bem. Não firas a harmonia com a maldade ou com o lamento.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. José Alves Carvalho4 de abril de 2014 às 21:34

      UM CRIME, UMA MALADADE QUE SE FAZ A HISTÓRIA DE TRIUNFO.

      Excluir
    4. Ainda bem que existe o blog que participa do dia a dia dos triunfenses, com conteúdo de credibilidade em prol do interesse público. É preciso também reconhecerem essa atuação e parabenizar seus componentes pela história, inovação e responsabilidade social.

      Excluir
    5. Esse blog com o seu trabalho apresenta uma trajetória vencedora que reflete e se mistura com a história do povo triunfense, mas que não está sendo levado em consideração pelos gestores.

      Excluir
    6. Poderia ser lançada uma cartilha de preservação critérios com embasamenro legal com fiscalização para as próximas intervenções assim nenhum projeto seria aprovado sem o parecer de um arquiteto. Igual para todos. Apenas uma sugestão

      Excluir
  2. Edvaldo Gomes da Silva3 de abril de 2014 às 09:05

    A trajetória de sucesso deste jornal tem razão de ser: está alicerçada na sua credibilidade; cumpre função social importante, renovando verdadeiro compromisso com Triunfo ao cobrar mudanças pautadas no desenvolvimento do Município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas ignorantes, não tem noção do seja que Patrimônio Histórico. Uma pena!

      Excluir
    2. Muito grande, progressiva e não é de hoje. Gostaria que os ignorantes potenciais responsáveis por esse fenômeno debelassem esse cancer

      Excluir
  3. Enquanto outras cidades procuram preservar a arquitetura, em Triunfo fazem questão de destruir tudo que represente o passado de glórias que a comunidade viveu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. `Considero isso falta de compreensão da população. Compreensão que se exprima, através de tolerância e bondade incessantes, na sadia convicção de que auxiliando aos outros é que poderemos encontrar o auxílio indispensável à segurança de nossa marcha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Algumas manifestações feitas pelo blog são legítimas, foram reconhecidas e realizadas sem qualquer discriminação ou preconceito da administração, agora não pode é a prefeitura fazer tudo que Carlos Ferraz vive cobrando há anos de uma vez. Tenham paciência, a gente chega lá. O mundo não foi construído em apenas um dia.

    ResponderExcluir
  6. Elisabete Ferraz De Sá Barreto3 de abril de 2014 às 20:15

    Pois é...Já estamos ,praticamente, com 3 ônibus lotados! Vamos ,este ano, ajudar na mão de obra para pintura da Igreja!

    ResponderExcluir
  7. ìtalo Cesar Campos Galvão4 de abril de 2014 às 21:36

    Osobrado em foco foi declarado oficialmente "patrimônio histórico"?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!