domingo, 20 de abril de 2014

RESGATAR PERSONAGENS ANTIGAS TRIUNFENSES




Existem comentários espalhados no município por pessoas envolvidas com a parte cultural da cidade, que o projeto de modernização do Complexo de Museus de Triunfo ( Cangaço, Sacro, Cidade e Engenho), na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz ( antigo Grupo Escolar Barbosa Lima), Centro, tende  ser realizado no segundo semestre, com previsão de ficar pronto em dezembro de 2014. Isso caso exista determinação gestora de conseguir recursos disponíveis no Ministério da Cultura, dentro da proposta prevista de aperfeiçoamento da estrutura física para melhor armazenamento de peças, objetos e informações.

Devem aproveitar no ensejo para manter espaço determinado visando instalação do sonhado Arquivo Público, com artigos, publicações e biografia  de pessoas  que ficarão disponíveis para pesquisadores quando ganhar um site e transferir parte do acervo da improvisada Biblioteca Pública que também deve passar por melhorias como justificativa do funcionamento integrado da Secretaria Municipal de Educação.Existem na mesma, obras literárias, mas falta organizar o acervo. Não há outro espaço melhor e disponível , falta somente diminuir  a invasão da Setur, responsável pela sua não expansão temática.



Acredita-se que deva haver também uma sala no museu para maior concentração de literatura especializada em cultura, num só lugar, nos mais  variados assuntos: histórico, filosófico e tradições. Há livros e compilações de temas e autores, especificando o que cada um escreveu, que a equipe da Educação deve fazer constar no projeto sem sofrer interrupções, ficando aberto ao público colocando acessibilidade completa para os visitantes.O imóvel ainda deve ser adaptado a cadeirantes mantendo piso tátil para facilitar a locomoção dos deficientes, além de implantar sistema informatizado com banco de dados, de imagens e documentos.

Defende-se haver  monitores capacitados para receber as escolas de acordo com as especialidades de cada setor ( grupo organizado e faixa etária, do ensino fundamental ao superior) tanto no Museu Público como na Biblioteca Municipal. O núcleo de Turismo da instituição Prefeitura Municipal deve oferecer visitas agendadas ao educandários  locais e da região, destacando principalmente personagens ligadas à história da comunidade triunfense com a intenção de ampliar o conhecimento original dos conterrâneos e ex-integrantes da sociedade nos diversos níveis e classes sociais, uma proposta defendida que faz a ligação com as necessidades  sociais.




Sugere-se  algumas biografias para exemplificar: Manoel Pereira Lima, Deodato Monteiro, Olímpio Wanderley, Lucas Donato, Monsenhor Eliseu Diniz, Ulisses Wanderley, Carolino Campos,  Frei Fernando, Joaquim Távora, Felinto Wanderley, Isaías Lima, Manoel Siqueira Campos, Diocleciano Pereira Lima, Marçal Maia, Simões Mafra, Padre Ibiapina, Aprígio Assumpção,  Severiano Diniz,  Manoel Diniz,  Magno Bezerra de Norões, Temístocles Leal, Monsenhor Luiz Sampaio, Gaudino Diniz, João Capité,  Cesário Costa,  Antonio Pedro, Artur Viana,  Manoel Paiva,  Luiz Rodrigues, Cristiniano Pereira,  Clementino Diniz, Luiz Maia, Joaquim Antas, Luiz Bezerra, Manoel Castilho e muitos outros. 

11 comentários:

  1. Excelente a sugestão! Triunfo na verdade precisa repassar aos mais jovens a sua história.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. MEDIDA QUE JÁ ERA PARA TER SIDO LEVADA EM CONSIDERAÇÃO EM RESPEITO AO NOSSO PASSADO DE GLÓRIAS, ONDE MUITA GENTE BOA DEIXOU DE SER RECONHECIDA PARA SEREM PRESTIGIADOS MORADORES QUE NUNCA FIZERAM NADA E ESTÃO AÍ VALORIZADOS COM NOMES DE RUAS.

      Excluir
    3. e aqui num é assim, valoriza quem num merece. o parque da encruzilhada é exemplo

      Excluir
  2. Não entendo pq não se abraça causas tão nobres como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acho que a prefeitura tem escutado um bocado.E não vejo mal nenhum nisso.

      Excluir
  3. Muito bonita essa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triunfo é um verdadeiro paraíso em pleno sertão de Pernambuco.Adoro....

      Excluir
  4. O blog contribui muito com a cidade, é cada idéia arretada que publica.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a cidade mais ingrata que já vi

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!