sábado, 21 de junho de 2014

PRECISA-SE CONSOLIDAR POTENCIAL TURÍSTICO



 Apesar dos reconhecidos e destacados ricos acervos - cultural, histórico e beleza natural constituídos  por abundantes equipamentos capazes de atrair moradores, visitantes e turistas, como: furnas cachoeiras, picos, cavernas, barragens, mirantes, lagos serras, riachos, montes, açudes, matas, lagoas, monumentos, sobrados, igrejas, pontes, casarões, arquitetura neoclássica e atrativos outros, Triunfo infelizmente não tem conseguido - dentro da estratégia implantada obter um chamamento do seu destino à altura do seu largo prestígio, ocasionado pela inquestionável vocação e potencialidade.









A ausência de equipamentos atrativos sugeridos pelos informativos locais estaria limitando o tempo de permanência de frequentadores no seu território, no que concorrerá em breve para o fechamento de estabelecimentos comerciais, direta ou indiretamente , voltados ao turismo receptivo. Queiram ou não, o turismo municipal está restringindo-se aos acontecimentos festivos consolidados há anos sem a influência das administrações públicas que aqui revezaram-se: Carnaval, Semana Santa, Caravana da Saudade,  São João, Festa do Estudante, Exposição de Veículos Antigos , Festival de Cinema, Moto Fest,  Natal e Ano Novo. Outras foram  desativadas pela competência limitada, falta de visão e pouca criatividade.

Faz-se necessário, portanto, incrementar os períodos diurnos e noturnos visando aumentar o fluxo de pessoas, Não convém apenas investir na divulgação ( providência ultimamente não tomada ) sem oferecer na realidade condições adequadas principalmente aos esportes e lazer, é preciso criar mecanismos que mantenham diferentes personalidades no "Oásis do Sertão", único caminho capaz de resgatar o interesse de hospedes antigos  neste abençoado espaço agradável e garantir a sobrevivência de lanchonetes, bares, restaurantes, geradores de trabalho e renda.. Que seja realizado  trabalho mais efetivo junto aos agentes e operadores de viagem, de forma que possam divulgar aos clientes novas opções do setor.

21 comentários:

  1. Para a mais perfeita consolidação do turismo em Triunfo, primeiro é necessário que a competência da gestão de turismo seja realmente eficaz, que não seja apenas mais um meio de angariar lucros pessoais e que a gestão comece a fomentar o mais simples que é como as festas juninas. Sabe-se que não é necessário muito para continuar com os festejos juninos, a festa é popular, artistas contratados deveriam ser populares e preferencialmente os da região para valorizar os diversos segmentos artísticos da região.Outra coisa importante é que até mesmo os pratos regionais saem do cardápio dos bares e restaurantes da cidade para dar lugar a outros que já são bastante consumidos nas capitais brasileiras. Existem projetos de Lei de Incentivo à cultura como a Lei Rouanet que não são apresentadas e quando são, experimentam o deslize de serem apresentados de última hora. Quem diria, Triunfo que tinha as ruas repletas de barracas, com os inferninhos tocando o verdadeiro rítimo nordestino não são mais vistos e muito menos lembrado. Triunfo que nas festas dos estudantes tinha uma grande concentração de turistas, hoje se reduz a poucos dias de festa. Querem gastar verdadeiras fortunas com bandas gigantescas e caras que já são patrocinadas pelas leis de incentivo à cultura. É só ver para crer que muito dinheiro é gasto apenas com poucos atrativos e muito caros. As decorações são feitas com refugos, com aproveitamento de outras festas e que já nem mesmo se enquadram nas festividades. A falta de compreensão e desrespeito as reservas de parques turísticos é patente já que a conservação, a manutenção deles fica sempre em último plano. O patrimônio histórico a cada momento tem sido delapidado para as construções modernas. O lago, cartão postal da cidade é completam,ente contaminado já que esgotos derramam sobre ele todos os dejetos de residências que até nem mesmo tiveram alvará para a construção. O trânsito, ainda que tenha tido uma certa melhora, continua caótico e para os dias de festa torna-se quase impossível transitar pela cidade. O Único hospital da cidade não tem condições de atender casos de emergência e os turistas ficam completamente desamparados e são encaminhados a outras cidades como se o Município não tivesse a obrigação de recebê-los da forma correta, afinal somos anfitriões ou não?
    Falta estrutura, planejamento, políticas públicas em todos os setores desta administração abominável que somente pensa em reeleger os que estão no poder e continuar a dizer que quem mandam na cidade são eles.
    Quando vamos acordar e exigir do poder público as melhorias para a nossa cidade?
    Até quando vamos ficar na inércia enquanto muitos enriquecem as custas dos verdadeiros donos da cidade?
    A dica é: Protestar, cair na porta da prefeitura e protestar sem vandalismo e com coerência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOSÉ RONALDO SANTOS18 de junho de 2014 às 08:22

      CANSO DE LER O BLOG INDAGANDO , SUGERINDO E COBRANDO DAS AUTORIDADES DESSE LUGAR SOBRE OS MALFEITOS E NADA ACONTECE DE VERDADE.

      Excluir
    2. O ato de pensar se afasta da população dessa cidade. Prevalece a ganância por uma escalada ao poder. A visão materialista se apossa das pessoas e "ter" corresponde à glória do pódio. "Ter " e não "Ser".

      Excluir
    3. Carlos Alberto Oliveira18 de junho de 2014 às 11:26

      Olhar para o lado e avistar o outro é coisa do passado em Triunfo; importa a celeridade do ver e não enxergar. E a roleta da penúria moral se acentua, à medida que a vulgaridade usurpa o espaço da reflexão. Refletir para quê?, se está à mostra e à venda. Nada custa caro, a honra, a integridade, a decência têm preços sem inflação. A sociedade triunfense de hoje curva-se à venalidade. O que é o bem, o que é o mal? Advertiu-se para a banalização do mal e pelos resultados políticos se conclui que realmente aconteceu, a população abraçou e parece não querer mais soltar, porque oferece resultados pessoais camuflados.

      Excluir
    4. Prezado Carlos Ferraz,há alguns anos , desde os velhos tempos do Orkut, percebo que seu amor a cidade de Triunfo, não tem dimensão . Feliz dos cidadãos de Triunfo , da Prefeitura daí , e todos os políticos , não apenas de Triunfo, mas, de PE , que tem em vida um cidadão como o Sr. Carlos Ferraz, que nos encanta , decantando o Oásis do Sertão de PE, Triunfo.








      Excluir
    5. O TURISMO AINDA SOBREVIVE EM TRIUNFO POR CAUSA DO SESC E UM GRUPO DE PESSOAS INTERESSADAS EM COBRAR REALIZAÇÕES MÍNIMAS.O RESTO ESTÁ ENTREGUE A SATANÁS.

      Excluir
    6. Comenta-se que a antiga reivindicação dos triunfenses começará aos poucos ser atendida pela administração municipal, assessores estão estudando modelo eficaz para ocupação cultural da feira-livres e mercado público localizado no centro da cidade, passando a realidade graças ao conhecido projeto idealizado pela turma do blog. No entanto acredita-se o plano de lançamento vai acontecer somente quando o Mercado Público for totalmente recuperado pela atual administração, dentro da programação musical vasta; inclusive coroada com show beneficente do cantor Rafael Veríssimo dentre o jeito alegre de cantar e interpretar as músicas, capaz de contagiar o público presente, reunido no interior do mesmo. Muitas pessoas estão elogiando a iniciativa da Setur por realizar esse tipo de atividade no mercado e nas outras áreas públicas de Triunfo. Deve-se cobra ações constantes dos ocupantes de cargo comissionados e funções gratificadas, daí melhora mais de 80% em relação aos dias atuais, onde o espaço é uma bagunça.

      Excluir
    7. É agonizante observar que a todo instante aparecem projetos que nunca saem do papel, Hoje, em vésperas de eleição para Deputados, governadores, senadores e Presidência da República começam a mostrar em papel toda artimanha politiqueira que existe de mais nefasto no Brasil. Em Triunfo não poderia ser diferente, estão querendo demonstrar serviços que não serão executados já que sabemos que muitos outros projetos como a construção de novo matadouro, rodoviária, mercado público e tantas outras coisas que foram prometidas estão de lado. A intenção de fazer seria maravilhosa se existisse realmente vontade política para se fazer mas o que se demonstra é que não existe esta vontade política. Os grandes e poderosos da cidade acabaram por findar com uma das festas mais tradicionais que é o São João. Alguém, por acaso consegue ver pelas ruas da cidade o Excelentíssimo Sr. Dr. Prefeito?
      Claro que não, não existe coragem por parte dele em dar satisfação a sociedade do porque de tantos atrativos turísticos da cidade estarem sendo engolidos com essa inversão de valores que potencializavam o município trazendo divisas, empregos informais e formais. A festa do Estudante a cada dia que passa torna-se cada vez menor e sempre a espera do que vai acontecer na Cidade de Garanhuns para se obter o resto da programação do Governo do Estado para mandar para o município. As festas de São João que outrora se via em diversas barracas, atrações, inferninhos, tudo o que o turista quer ver e que não consegue ver nas grandes capitais, chegam aqui e se entristecem passando a correrem para Caruaru, Campina Grande ou outros polos que estão ficando grandiosos ao passo que Triunfo continua se afundando, chafurdado num mar de lama com o nome do prefeito na lista dos fichas sujas do Tribunal de Contas e como inelegível por 08 anos. Ora, se o próprio Tribunal de contas em decisão definitiva, sem mais recursos e que envia o nome do prefeito para o Tribunal Regional Eleitoral, isso já demonstra claramente que algo de muito grave aconteceu. Sabemos que verbas que apareceram para a reforma do Estádio chegaram ao município e até os dias de hoje ainda continua da mesma forma. Vemos que a promessa do matadouro público novo não se concretizou, a nova rodoviária ainda é um sonho, e agora aparecem com um projeto de um novo mercado público almejado por muitos. Vai ficar no papel como muitos outros. E por falar em festa de São João, parece que o pátio de eventos ficou sem uso, é mais um elefante branco. Os comerciantes que pagam por suas permanências naquele local ficaram sem absolutamente nada de atração neste São João capenga que ofereceu esta gestão equivocada. Se mexer, se for vasculhar sob este tapete sujo, ainda teremos muitas surpresas. Funcionários da Prefeitura que estão em benefícios e que são menosprezados naquilo que possuem direito, cargos comissionados a torto e a direita batendo no peito e dizendo que são os donos da cidade. O uso da máquina pública para beneficiarem os que chafurdam-se na lama vergonhosa que se tornou esta gestão. O abuso do poder político e de autoridade aos quatro cantos é despejado como forma de amedrontar aqueles que não concordam e falam pela cidade desta gestão. Metem medo, perseguem ou até mesmo oferecem migalhas para que se calem. Não ouvi isso de apenas uma duas ou outras pessoas, mas por diversas pessoas que se envergonham deste abuso, desta medíocre e tacanha administração que até hoje não demonstrou que realmente tem compromisso com os cidadãos triunfenses.
      Calado, inerte, isso nunca. Influenciado, subornado, jamais!

      Excluir
    8. Admiro muito esse advogado Terto. Diz o que realmente o leitor deseja ouvir, mas poucos ousam divulgar porque estão com rabo preso.

      Excluir
  2. Os projetos que apresenta o editor Carlos Ferraz diariamente neste jornal logo no primeiro momento do período matinal, são muito interessantes e poderiam receber aos poucos adesões maiores caso as sugestões fossem aceitas pela administração pública municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda Laurinha que o município há tempo passa por inversão total de valores, o que parece importante para Triunfo e seus habitantes, pode ser intrigante para os mandatários políticos locais.

      Excluir
    2. Muito linda Triunfo !!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Fátima Alves Rodrigues18 de junho de 2014 às 08:09

    Acontece que Triunfo foi invadido por nômades vindos da zona rural ou de outros municípios vizinhos sem qualquer compromisso no resgate da história, é cada vez mais superficial, alheio aos apelos sensatos e humanitários . E mais, essa cidade está pagando um alto preço, elegendo somente oportunistas querendo melhorar de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Dias atrás, tive oportunidade ler neste jornal, alguém abordando em editorial a crise de legitimidade que assola a população triunfense, gerando desconfiança crescente naqueles ainda idealistas, afastamento entre representantes sérios e representados honestos, desencanto generalizado com os partidos e a política local, e a consequente baixa empolgação do eleitorado diante de candidatos previamente colocados para a próxima campanha municipal, evitando saber falcatruas cometidas, importando-se apenas como está a conta bancária para serem literalmente negociados como gado. Algo proveitoso poderá surgir num município desse?

      Excluir


    3. ccccccccccccccccc

      Excluir
  4. Como diz Drummond: " Perdi o bonde e a esperança/ Volto pálida para casa". Mas não posso deixar de bradar o meu desespero. Há algo estranho entre os homens e mulheres dessa cidade para se renderem tão interessante, ao ponto de não defenderem suas próprias dignidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Amo essa cidade de coração. Orgulho de ser triunfense!

      Excluir
  5. Sei que posso ser interpretada como antiga, apegada a valores tradicionais, vencida por sonhos quase delirantes; mesmo assim, uso a palavra como único meio de alerta, que também se encontra enfraquecida, anêmica, quase agônica . Tenho certeza, entretanto, que ainda é hora de repetir uma candidatura idealista onde o Carlos Ferraz esteja envolvido, porque vejo ser o único no momento com real compromisso de melhorar a vida da cidade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!