sexta-feira, 29 de agosto de 2014

É PRECISO VOTAR - POR LUIZ SAUL

 

Eu também acho que é preciso votar, nunca em branco, nunca nulo. As duas opções (branco e nulo) são contabilizadas como voto efetivo, beneficiando nesse nebuloso e obrigatório sistema eleitoral brasileiro quem eventualmente não deve ser beneficiado, segundo a avaliação de cada eleitor.
 
Por conta dessa e de outras manobras embutidas no sistema é que, em minha opinião, todos os políticos resistirão a implantar o voto facultativo por aqui, pois, no modelo atual valem-se dos chamados “puxadores de votos” do tipo Tiririca que, além de eleger-se, permite que a suas, digamos “sobras” sejam transferidas para outros candidatos da respectiva legenda. É por isso que há tantos Tiriricas por aí, e o eleitor sequer se sente responsável, ou se percebe como vítima das manobras. 
 
Quando o eleitor não conseguir identificar nenhum candidato merecedor do seu voto, a única forma de protegê-lo é a abstenção, vale dizer, o não comparecimento com a adequada justificativa ou a multa correspondente. 
 
A campanha que anda por aí pelo voto deveria esclarecer isso também, pois não?


 Por: Luiz Saul Pereira

5 comentários:

  1. Estou inteiramente de acordo com o senhor Saul. Votar nulo e branco e é participar do processo, embora movido de certa indignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Maria Amélia Maciel30 de agosto de 2014 às 00:08

    Crise no reduto dos corruptos petistas depois das últimas pesquisas que demonstram a presidente Dilma Rousseff empatada com a ex-senadora Marina Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Vou votar sim em Marina na cabeça

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!