terça-feira, 30 de setembro de 2014

DIFICULTADA INSTALAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL


Acredita-se que mais cedo ou mais tarde uma significativa pergunta deverá ocorrer aos jovens no futuro próximo, é: porque razão os municípios desenvolvidos procurarem com maior facilidade manter preservadas suas histórias, através do privilegiado "Arquivo Público", uma vez serem  os habitantes quase desconectados? Enquanto localidades de espaços físicos mais limitados e de vínculo pessoal aproximado, iguais aos triunfenses, nem um pouco estão se preocupando com isso, negando aos descendentes informações mais precisas sobre os diversos setores e atividades locais? No caso particular, terminam por esconder o orgulho da terra natal que é símbolo de sucesso na região.


O fato de não haverem dado, até o presente momento, a devida atenção relativa às sugestões palpáveis desse tipo, dificultando a criação desse sonhado Arquivo Público, reivindicado ao longo dos anos por moradores residentes ou visitantes e também frequentadores exigentes: pesquisadores, turistas, historiadores; certamente poderá entrar no curso crítico. Abrindo espaço pertinente de logo chamarem a atenção sobre essa inconcebível ausência, nas aulas, palestras e conferências - onde poderia a existência reforçar necessários subsídios relacionados a conhecimentos. Até servindo para convencer pessoas interessadas em detalhes 
se as gestões anteriores investiram certo ou errado na concepção de obras e atos administrativos.Evitando utilização alheias...
Processo de Digitalização de Documentos

Seria desejável, igualmente, que esse espaço cultural destinado a preservar a memória 

municipal envolvendo seus habitantes nas diferentes épocas, se voltasse também a expor benefícios conquistados pelos executivos, legislativos, investidores, sonhadores e  assim pudesse apresentar vantagens e  trapalhadas da história triunfense, composta de vários e interessantes capítulos, estimulando a constante realização de pesquisas até o período presente, recebendo a devida  valorização.Precisa-se escancarar a inapetência para avançar com  a mesma firmeza e celeridade dos outros lugares que cresceram na cultura, no comércio, na política, no turismo, em pleno século 21, impulsionados por atitudes transparentes assim. Nada mais justo que a transparência....
Arquivo Público Municipal - Jaboatão dos Guararapes PE

9 comentários:

  1. Inclusive deveria nesse arquivo constar todas edições dos jornais que vocês publicam, onde são relatados feitos e malfeitos dos três poderes locais. Todas as semanas acontecem fatos novos e isso merece registro para o futuro, não somente na mente das pessoas e sim em documentos comprobatórios que possam ser vistos depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação estimula uma nova onda em torno da educação no Brasil, voltada para metas. Destacam-se a escola em tempo integral e a adequação dos currículos. E mais uma vez se coloca o desafio de, recorrendo à tecnologia e aos meios materiais e gerenciais mais avançados e eficazes, valorizar o sentido humano, priorizando o aluno e o professor com arquivos. Vejo como pertinente a proposta.

      Excluir
    2. CADA UM PODE - E DEVE - SER PARTE DAS DECISÕES POLÍTICAS, ATRAVÉS DE OPINIÕES, SUAS CONTRIBUIÇÕES, SUGESTIVAS SEU VOTO BEM INFORMADO, BEM PENSADO, SEU VOTO CONSCIENTE.,ESCOLHAM O FAVOR O MENOS RUIM.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. No debate em torno da atualização do museu e a criação do arquivo municipal é indispensável o substancial e relevante, em meio a propostas e medidas tidas como avançadas, é a transparência , evitando haver preferência no recolhimento de acervos, deixando de lado a realidade como alguns historiadores aí fazem, relatando passagens inverídicas e enaltecendo injustamente membros da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REMONTAR, ÁS VEZES, DÁ MAIS TRABALHO DO QUE MONTAR. TEMOS EXPERIÊNCIA NISSO. PARA COMPOR UM ARQUIVO É TRABALHOSO, PRINCIPALMENTE COMPOR O QUE MUITAS VEZES JÁ ESTÁ ESQUECIDO DE NOSSAS MEMÓRIAS.

      Excluir
  3. É verdade que o pessoal da biblioteca e do museu sempre dificultou o quanto pode a criação desse arquivo em seus domínios por não possuírem sensibilidade capaz de preservar a historia da cidade.Existe é ausência geral de gestor na prefeitura .

    ResponderExcluir
  4. Para se caminhar no sentido da renovação, portanto, não se parte do zero. Há uma porção de sugestões avançadas publicadas no blog que podem impulsionar coisas que precisam ser identificadas, valorizadas e repercutidas. Assim como há um lastro de descaminhos apresentados que servem de referências negativas às receitas do não fazer, o que é predominante nesse lugar onde reina omissão, inveja, falsidade e hipocrisia .

    ResponderExcluir
  5. Preservar a história do município no contexto geral, é sem sombra de dúvida um dos grandes atos de inteligência e consciência cidadã. No Diario de Pernambuco, edição de 11/09, traz uma matéria na página A6 do diario urbano do jornalista Jaison da Paz sobre a nossa Triunfo. Muito interessante a reportagem.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!