terça-feira, 30 de setembro de 2014

PREJUDICIAL AUSÊNCIA DOS MÉDICOS PLANTONISTAS

 

Faz muito tempo que a sabedoria popular aponta sem receio de errar, que: " quem tem saúde, tem tudo". Essa é a mais pura verdade, o povo tem razão total no seu estilo simples de repassar o que deve ser primeira necessidade em sua relação prioritária na escalação de valores. E nada como uma linha de ação responsável chegando para estimular a atuação dos gestores no cuidar da saúde física e mental, prevenir doenças e se comprometer com o tratamento daqueles males já instalados. Afinal, o que não tem cura, muitas vezes tem tratamento. Pelo menos assim nos mostravam aqueles representantes que no século 20  fizeram da saúde a grande plataforma para se distinguir administrações públicas.
Antigamente a Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley,  era referência na Região do Pajeú nos serviços de saúde, mesmo dispondo de uma equipe limitada, porém eficiente e comprometida, mantida na chefia o saudoso triunfense, médico Dr. Artur Leal Diniz, experiente nas  diversas especialidades e dono de reconhecida inteligência.O mesmo costumava oferecer  elevado padrão profissional, acertando quase tudo em termos de diagnósticos, apesar da precariedade da época. Em relação à sua atuação, orientava sempre pacientes portadores das mais diversas patologias, fazerem  providenciais exames clínicos e orientava o quanto antes, necessário acompanhamento de colegas na Capital do Estado.
No momento atual, são constantes as críticas de habitantes das mais diferentes classes sociais,  relacionadas à frequente ausência dos médicos  plantonistas durante seguidos dias da semana, revoltando a todos que necessitam de atendimento. Esse é um quadro típico de atraso, do qual se pode tirar a mais grave de todas as lições: ele nos faz ver um Município que ainda não foi capaz de superar graves deformações estruturais, reproduzindo o que há de pior na expressão de primeiros socorros e desenhando um futuro sombrio para essa geração vitimada pela incompetência  e burocracia. Essa falta de profissionais  realmente incomoda e expõe a cidade turística que igual a outros municípios, adotam essas atitudes primitivas.
Com frequência são documentadas demonstrações de que a saúde padece em todo o País devido uma absoluta falta de sintonia com sua natureza salvadora e ação transformadora. Por isso, seja qual for a razão arguida pelo poder público local ,é totalmente inaceitável. Daí tira-se uma lição para os próximos anos e os personagens que se apresentam para ocupar os postos de mando em Triunfo; estarão os candidatos conscientes de que precisamos nos superar na matéria de saúde ou, então, sucumbir à reprodução do atraso? Mais: que  resposta trazem para desacertos dessa ordem e qual o grau de sintonia que podem mostrar com esse segmento que dispensa exaltações, o médico, pela razão óbvia de que dele depende a formação da vida?

12 comentários:

  1. A falta de médicos agora é quase todos os dias. Que saúde é essa aqui em Triunfo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. GRANDE NOVIDADE !

      Excluir
  2. A matéria publicada já foi publicada anteriormente e muitas denúncias já aconteceram durante muito tempo acerca da falta de médicos plantonistas. Insta salientar que apesar de Triunfo ser uma cidade turística, aquela que recebe dezenas de turistas, não poderia ficar sem médicos ou com suas instalações sem o aparato necessário para uma emergência. Os pacientes que cegam a Unidade Mista e que certamente não serão atendidos por um fato ou outro, são encaminhados para Serra Talhada pois não existe condições de atender a emergências. Note-se que praticamente não existem mais crianças nascidas no município pois sequer partos acontecem. Necessário que se denuncie ao Ministério Público a falta desses médicos que deveriam estar em seus plantões e que apenas aparecem depois que enfermeiras ou outro funcionário telefonam avisando que existe alguma emergência para depois ser encaminhados para Serra Talhada. Até quando Triunfo vai viver assim? O ministério da Saúde faz os repasses todos os meses e isso pode-se acompanhar através do portal da transparência, não há justificação plausível para esse descaso para com a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um elemento polêmico, não tem razão para ficar infernizando a administração de doutor Luciano Fernando de Souza, o melhor prefeito da história, porque seus familiares que passaram pela administração fizeram fortuna e nunca deixam de se dar bem. Procura cuidar da vida que é melhor, se não tem o que fazer aqui, se muda. Garanto que ninguém sentira a menor falta.

      Excluir
    2. Sra. Lucia Souza, para inicio de conversa, quem quer denegrir a imagem de alguém o tratando de elemento qual um criminoso, certamente é um criminoso. Infelizmente não a conheço e se quiser saber, não faço a mínima questão de lhe conhecer pois sinto que o ranço da velha política deve estar estagnada em sua vida. Nunca neguei que tenho parentes que estiveram à frente da administração e nem mesmo por isso concordo com algumas coisas que aconteceram mas isso é uma questão política. Família, como já disse em outros comentários, é sem dúvida alguma uma fortaleza que nem mesmo o seu comentário capcioso fará mudar qualquer que seja a coisa. Estamos de lados diferentes politicamente mas o sangue ainda corre em nossas veias e isso ninguém vai mudar. Sou respeitado por eles e eles me respeitam se é o que quer saber. Sr enriqueceram usando do poder público seria uma questão para que a senhora que se diz muito bem informada, tratar, com provas, que cometeram tal ato e como a senhora infelizmente não tem, aduz de forma medíocre, tacanha e sem o menor respeito. Aprenda a respeitar a família. Se quiser me ofender, esteja a vontade mas saiba como fazer e dê provas do que fala. Quanto ao outro comentário abaixo, quero dizer que não vou desistir de mostrar a sociedade triunfense o que anda de errado. Não temo ninguém, nem mesmo o colega que o Sr. João Nunes falou. Para falar a verdade, eu não tenho nada contra o colega citado, ele é um profissional eficiente e que conduz seu trabalho conforme as normas e até o presente momento não vejo razão para temer qualquer coisa sobre ele. Se fala com relação ao prédio que foi destruído e que dizem que pertence a ele, continuo com o meu posicionamento e, creio que a população também. Comentários impertinentes e ameaças veladas não me aflige. O que me aflige são essas mentes estagnadas, mortas, imorais, tacanhas, que a todo o custo querem denegrir a minha imagem. O pior de tudo é que 95% dos comentários são sempre a favor dos meus e somente pessoas como vocês que devem estar comendo nas mãos desta administração ineficiente, perseguidora, é que usam deste artifício hostil. Falta muito pouco para que a sociedade triunfense saiba da realidade e quando ela souber, tiver a certeza, quem sabe vocês não mudem ou continuem do mesmo lado cometendo as mesmas injúrias e difamação como andam fazendo.
      Estou firme e forte na oposição a este governo ineficiente, equivocado, perseguidor.
      Passem bem e até a próxima!

      Excluir
  3. O tal terto calou o bico e num dá mais um pio, tá com medo de doutor haroldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. O atuante advogado Williams Terto parece que vive numa eterna berlinda: se fala algo em defesa da correção, reclamam; se deixa de se pronunciar sobre algum assunto, criticam. Chego a conclusão de que sentem muito a sua falta no cenário da política em Triunfo.

      Excluir
    3. SOU FANZOCA DO COMPETENTE E DESTEMIDO ADVOGADO TERTO. UMA PESSOA DO BEM QUE SOMENTE PREGA O MELHOR PARA O MUNICÍPIO, QUEM DISCORDA DEVE SER POR PROBLEMAS OUTROS.

      Excluir
    4. gosto muito das posições adotadas por ele e não sei porque implicam tanto com suas publicações desse coitado

      Excluir
  4. Essa saúde daqui é uma vergonha.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!