terça-feira, 18 de novembro de 2014

QUEREM REGULAR O CONTÉUDO DAS REDES SOCIAIS? É MEDO! - POR LUIZ SAUL


Se pra nada mais servissem, as redes sociais teriam o mérito de se sobreporem à comunicação diletante e recreativa, para oferecerem a convivência com a informação instantânea e atualizada. No embalo, o fenômeno até reverteu preguiçosos culturais, transformando-os em agentes de comunicação para reativar lembranças, reencontrar amigos, sair do marasmo doméstico e até produzir sites pessoais ou de grupos. 


Essa superestimulação da rede causa, às vezes, alguns probleminhas, mas faz parte da novidade. Tem sites inocentes de troca de receitinhas, de conteúdo pretensamente intelectual, de prisão ao passado de locais ou de pessoas, e alguns mais apimentados ou perigosos que chamam a atenção dos chamados defensores da lei. 


Mas, sobretudo as redes ensejaram o florescer de uma consciência política e de assunção de posições como se viu na recente corrida eleitoral por aqui. Filtrados os excessos, as sandices, as tolices, o fundamentalismo, o embarque nas mentiras de todas as partes, pode se dizer que os brasileirinhos se não mostraram a cara, apresentaram uma caricatura que poderá ser aperfeiçoada e reeducada para futuros embates. Isso é necessário. 


Brasileirinhos precisam sair da defesa, contratar o entrosamento e se jogar no ataque. A manutenção dessa tal de democracia exige menos grito de rua e mais consciência coletiva e informada para, no mínimo, saber a direção do nariz. 

Não se afirma aqui que as redes são uma bússola ou um instrumento cultural definitivo, mas, pelo menos despertam interesses por ideias ou por bobagens. Talvez seja por isso que “eles” andam falando em regular o conteúdo das redes. 


É medo!


Por: Luiz Saul Pereira

2 comentários:

  1. Quem diria que isso poderia acontecer num governo do PT. Que decepção!!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!