sábado, 31 de janeiro de 2015

MANANCIAIS DO MUNICÍPIO AGUARDAM RECEBIMENTO DE ALEVINOS - POR CARLOS FERRAZ




Dependendo do tempo favorável que possa acumular volume satisfatório de água, ainda no primeiro semestre deste 2015 de acordo com o Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, será iniciada a primeira fase de peixamento da atual gestão governamental do Estado de Pernambuco, sob o comando de Paulo Câmara, sendo ampliada mais ainda na Região do Pajeú, que  receberá fornecimento garantido de alevinos para reservatórios existentes no maior número de municípios possíveis, fortalecendo assim a piscicultura na área semiárida do Sertão, prevendo o equilíbrio ambiental e possibilitando uma fonte de renda para os habitantes.

Existe informações seguras que os filhotes de peixes serão transportados da base de piscicultura da Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Serra Talhada, iniciativa que certamente será motivo de muita animação para os pescadores locais, após um prolongado período de estiagem . Sofreu-se muito com o regime irregular de chuvas que praticamente não aconteceram, causando inteiro colapso nas reservas armazenadas que existiam no município de Triunfo. Será o retorno de uma prática que sempre reforçou a sobrevivência e o orçamento desses  também agricultores



Espera-se desde agora, a antecipação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente , visando cientificar ao órgão responsável toda a estrutura física disponível que poderá ser beneficiada com o recebimento dos alevinos, a começar pelo Lago João Barbosa Sitônio, Barragem do Brejinho e seguindo indicações de açudes, lagos, poços, lagoas, represas, barreiros e outros meios de contenção do precioso líquido que poderão hospeda-los até a idade e o  tamanho  ideais para consumo. Para a ação proposta não existe a menor dificuldade.

7 comentários:

  1. Acho ser necessário o desenvolvimento do capital social nas comunidades e a necessidade de preservação dos bens naturais, culturais e históricos para também desenvolver o turismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muito lindo

      Excluir
    2. O Blog Opinião tornou-se uma referência por ser um órgão informativo preocupado em buscar alternativas para melhorar a convivência dos habitantes triunfenses no próprio município. Desde seu princípio sempre procurou resgatar a auto-estima das pessoas, buscando através do meio ambiente uma vida equilibrada.

      Excluir
  2. Francisco A. Rodrigues26 de janeiro de 2015 às 09:18

    Gostaria de saber porque tudo em Triunfo é difícil e quando chega é muito atrasado.Cadê a água que viria da transposição do Rio São Francisco? A cidade está se acabando na seca e nada foi realizado para amenizar o sofrimento da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tenho qualquer esperança de melhora com os candidatos a prefeito desonestos que comentam vão se apresentar pela situação e oposição, tudo farinha do mesmo saco e vindos dos ninhos de eduardo, nego bomfim, maninho e luciano. vai mudar o quê?

      Excluir
  3. JOSÉ VALTER DA SILVA26 de janeiro de 2015 às 09:47

    NADA COMO SACUDIR A PREGUIÇA E ESTIMULAR A NÓS MESMOS E AOS NOSSOS CUIDAR DA CIDADE PREVENINDO CONTRA ESSES DESGASTES E SE COMPROMETENDO COM O TRATAMENTO DAQUELES PONTOS BÁSICOS QUE ESTÃO RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE. ONDE ESTÃO OS REPRESENTANTES DO TR~ES PODERES QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR O DESMATAMENTO REALIZADO ABERTAMENTE ACIMA DA POUSADA CAFÉ DO BREJO. COISA ABSURDA NESSA ÉPOCA DE SECA.

    ResponderExcluir
  4. Ana Mary Barbosa Accioli26 de janeiro de 2015 às 22:29

    Triunfo coisa mais linda !!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!