terça-feira, 31 de março de 2015

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DOS NOSSOS CONTERRÂNEOS





Nada pode ser mais gratificante para os que ficam do que lembrar dos que se foram - justa memória aos que nos deixaram valiosas obras literárias, suas pesquisas científicas , equilibradas opiniões e boas ações ou atitudes. Tudo isso, constitui-se caminho sólido para as novas gerações expectantes do conhecimento, ávidas pela nova experiência - marcante início da cultura de uma parcela de construtores do futuro, base dos costumes de sua gente. Ledo engano pensar nas atividades criativas que atendam somente ações autoritárias e direitos exclusivos, fazendo da maioria refém do atraso mental imprimido ao longo dos anos, visível alienação onde aqueles que menos ou nada constroem,terminam por receber maior destaque como reconhecimento. O modelo bastante equivocado virou prática comum na contraditória sociedade triunfense.





















Havendo efeitos, naturalmente sortidos na escolha de alguns nomes furtivamente esquecidos. Esse Suplemento Informativo pretende chegar a reativar uma pequena amostragem do valor intelectual de triunfenses ilustres, nativos ou adotivos, cordialmente. Alguns fizeram da nossa terra uma mina rica de história, outros  distantes do  torrão natal foram capazes desbravar seus ensinamentos, tornando-se abençoados no sucesso das telas.Razão pela qual insistimos em não abolir conceitos idealistas, imprimir esperança significativa que valerão de modelo no atendimento justo a todos nossos conterrâneos.






Esta não será a primeira vez nem tampouco a última que faremos seleções de figuras que horaram nosso berço cultural, deslizando suas tarefas o campo literário, historiográfico, folclorista, científico, musical e, sobretudo, humanístico. Trata-se do compromisso de busca visando relembrar ou, simplesmente não mais esquecer homens e mulheres que passaram pela vida distribuindo ensinamentos e acalentando sonhos. Foi assim que nos dispusemos a fazer do esquecimento uma poeira da memória - quase sempre perdida nos arquivos do tempo- para nutrir  uma modernidade ainda carregada pelo domínio cotidiano.

15 comentários:

  1. Maria de Lourdes Barbosa Lima20 de março de 2015 às 10:59

    É nítido o descompasso entre o pensamento idealista deste jornal e a realidade da cidade na atualidade, onde a situação é calamitosa em relação à inversão de valores. Agora o cidadão de bem, tem dificuldade em conseguir respaldo, porque somente aqueles com trajetória de vida não recomendada por atos passados, mas que conseguem desonestidade melhorar de vida são alçados ao comando municipal ou cargos destacados no município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Amei rever pessoas as quais minha humilde família,me ensinou a valorizar pelos seus feitos,quem mais gostou de ver,foi minha tia

      Excluir
    3. Vera Lúcia A. Veríssimo21 de março de 2015 às 09:18

      Humilde nada Novinha, a família do amigo músico senhor Zé de Rita sempre foi muito digna e faz parte dessa história.

      Excluir
  2. Francisco de Assis Nogueira20 de março de 2015 às 11:04

    Parabéns ao pessoal do blog Opinião por essa feliz iniciativa de valorizar seus conterrâneos que encontram-se esquecidos e estão sendo apresentados a público com devido merecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. É muito importante,que a memória seja preservada para as gerações futuras !

      Excluir
    3. ANDRÉ LUIZ NOGUEIRA21 de março de 2015 às 09:21

      EXCELENTE ESSA PUBLICAÇÃO.PARABÉNS!!!!

      Excluir
  3. Cresce o desejo de ser apresentado nas próximas eleições de prefeito e vereadores, pessoas que demonstrem algum compromisso com o passado, presente e futuro do município e não políticos coligados ao psicopata com ficha desonesta, somente porque adquiriu posses não se sabe como.

    ResponderExcluir
  4. Adaildo Francisco De Carvalho20 de março de 2015 às 12:14

    Como é bom rever essas imagens, recordar de uma certa forma é viver.

    ResponderExcluir
  5. Joselaide Vasconcelos20 de março de 2015 às 13:41

    A dignidade e a lisura política existiram na Nossa Amada Terra Triunfense.
    A honradez foi visível entre Triunfenses natos ou adotados que pisaram e que ainda pisam (alguns) o sagrado solo do nosso Torrão Amado. Louvados sejam os fotógrafos que com maestria usaram as suas câmeras e registraram personagens ilustres que souberam honrar a nossa Cidade e o seu Povo.
    Mesmo que alguns tentem sufocar as boas e construtivas lembranças, forjando figuras que em nada se comparam aos aqui registrados, uns poucos reacendem, na mente triunfense, a consciência dos reais valores, do que de fato é dignidade; deixando claro para todos que Triunfo ainda tem memória.

    'Triunfo, Terra Morena, amada e bela em essência
    Saiba que a Tua Gente, ainda tem consciência'.

    Essa Gente consciente, pode ser numericamente pouca, mas é suficiente para fazer uma grande transformação no pensamento do povo Triunfense que verdadeiramente ama o seu Rincão.

    Para não ser injusta, é válido lembrar que muitos outros, do passado, que não aparecem nos registros aqui expostos, também deixaram um marco positivo em nossa Terra.

    Orgulho-me de ser Triunfense, conservando em mim os bons exemplos.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Ferraz, se possível coloque legendas nas fotos, pois têm muita gente que não conhecemos. Obrigado e parabéns por valorizar nossa terra.

    ResponderExcluir
  7. SOMENTE UMA TRIUNFENSE ORIUNDA DE FIGURAS DESSA ÉPOCA ÁUREA ONDE HAVIAM PESSOAS REALMENTE QUALIFICADAS PODERIA DETALHAR TÃO BEM O QUE O NOBRE CARLOS FERRAZ NO SEU JORNAL PUBLICOU COM MAESTRIA. PARABÉNS JOSELAIDE FILHA DO SENHOR LUIZ BEZERRA.

    ResponderExcluir
  8. Joselaide Vasconcelos21 de março de 2015 às 16:19

    Já deixei o meu depoimento. Não tinha como não deixá-lo. São lembranças válidas.

    ResponderExcluir
  9. Joselaide Vasconcelos21 de março de 2015 às 18:55

    Muito grata, querida Célia, pela deferência! Abraços para ti.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!