sábado, 21 de março de 2015

UM POUCO DO PASSADO DE TRIUMPHO... POR DIANA RODRIGUES

1° Foto - Antiga Rua Deodoro da Fonseca, depois denominada Coronel Olímpio Wanderley hoje, Manoel Pereira Lima - Rua Grande, calçamento em pedra, tendo à frente a Banda Musical Isaías Lima - Vovô Apolônio músico.


2° Foto - Ao fundo o cemitério, iniciado em 1856 e concluído em 1876, pelo frei Estêvão da Hungria, onde hoje é localizado o Convento São Boaventura. Era Belíssimo. Ao lado esquerdo a residencia do Dr. Severiano Diniz. Crianças triunfenses no paredão do açude, sem a ponte.


 3° Foto - O Padre Severiano Jatobá, no antigo paredão do açude.



4° Foto - lançamento da pedra fundamental do Convento São Boaventura em janeiro de 1945.

Fonte: "Fotos do acervo - Diana Rodrigues"

Um comentário:

  1. Caríssima Diana, estas fotos são de fato relíquias preservadas. Sugiro que se faça uma descrição mais precisa do fato histórico: Foto 1, não era procissão, parece mais um desfile cívico, talvez um 7 de setembro, anterior a bomba de Joaquim Pereira; além do Sr. Apolônio no trobone, vê-se Napolião Nunes de Carvalho (Napole) na frente à esquerda. Foto 2. A casa do Dr. Severiano foi construída por ele ou por algum ancestral? Adiante da casa citada, à direita, está a casa que abrigou os primeiros franciscanos que chegaram para construir o convento; ela pertencia ao pai de Zé de Sá (avô de Dr. Jairo). Foto 3. Qual foi o período do Padre Jatobá à frente da paróquia? Foto 4. Inicialmente eu julguei que era o sepultamento do Frei Fernando, contudo você bem identifica o lançamento da fundação do convento. Seria interessante identificar os religiosos presentes: Frei Elias, Frei Fugêncio..., pergunte a Miguel Nonato (filho de Gabriel) que ele sabe os demais.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!