quarta-feira, 27 de maio de 2015

SÓ SOBRA PRO POVO! POR: LUIZ SAUL PEREIRA


Depois da “solenidade” do corte na qual a ausência do Ministro artífice Joaquim Levy levantou motivos de apreensão, começará agora o ranger de dentes ministerial pelas perdas financeiras decorrentes da tosse da vaca. Não demora muito e esse rinchar será estendido ao contribuinte com o aumento dos impostos. Conquanto se tenha dito que a ausência do Ministro decorreu de uma gripe, os bastidores estão cochichando um possível desentendimento por conta da decisão sobre o limite do corte. Esperamos que não se confirme, pois ele é a última esperança.

No mérito, tem-se que os projetos do PAC continuarão como já estavam, isto é, parados. Coisas como a transposição do Rio São Francisco e outras obras previstas para o Nordeste, apesar de anunciadas como preservadas, voltarão para a fila pelo menos até 2016, quando ressuscitarão à luz das novas eleições. Tudo bem, porque esse tipo de engana-trouxa já está incorporado pelo nordestino.

Os grandes perdedores, além do povo, é claro, são os Ministérios da Saúde e o da Educação, com contingenciamentos da ordem de R$ 11,8 bilhões e R$ 9,4 bilhões, respectivamente, justamente depois de o país ser gaiatamente apelidado de pátria educadora, e apesar de a saúde da população se encontrar nas últimas e sem vaga na UTI. Assim, seguiremos na pátria doentia e deseducada.

O aspecto hilariante das medidas, como não poderia deixar de ser, foi o seu prenúncio, quando a Dilma se embananou outra vez, embaralhando a língua mãe, numa mistura de palavras de difícil concatenação. Foi necessário usar um GPS idiomático para organizar o conceito de “grande”, “pequeno” e “flexível”. Com alguma maldade daria um soneto pornográfico. 

Como o corte atingiu também verbas destinadas a prover as emendas parlamentares, estará aberta a temporada dos lobbies e do chororô, com cada deputado e senador, assim como cada ministro arguindo a importância de suas verbas para a salvação do Brasil. Como não estamos em um país sério, é bem possível que as pressões, as ameaças e chantagens comecem a minar o projeto de contingenciamento e flexibilizar o corte, até porque, sem dinheiro podem ficar mais difíceis os “acordos”. 

No rastro das medidas teremos a perda da competitividade, a falência de empresas, as demissões e o desemprego, a paralisação da indústria, e, para completar as sete pragas, as ruas conflagradas. 

Depois da praga de gafanhotos com que o PT atacou e adoeceu o país, algo havia que ser feito. Só se espera que o remédio não mate o doente.


Luiz Saul Pereira  

Por: Luiz Saul Pereira


Um comentário:

  1. Arnaldo Pires Sobrinho26 de maio de 2015 às 23:14

    A narrativa até um certo ponto crítica do Luiz Saul é faz a leitura dos seus textos divertida. rsrsrs

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!