terça-feira, 12 de maio de 2015

UMA BOA DICA - POR ESCRITOR EDNALDO BEZERRA


Em princípio, a terceirização – do ponto de vista da empresa – só seria viável na atividade-meio; a atividade-fim deveria ser executada pelos seus próprios funcionários. Isso se aplica à maioria das empresas. No entanto, quando a produção de uma empresa é sazonal – seja devido à escassez de matéria-prima ou de algum outro fator de produção em determinado período do ano, seja devido a fatores mercadológicos (procura maior do produto em certos meses; por exemplo, na Páscoa, no Natal, nas Festas Juninas...) –, a situação, nesses casos, muda completamente, e aí a terceirização na atividade-fim talvez seja o melhor caminho, tanto para a empresa quanto para os empregados – pois evitaria, principalmente, as indesejadas demissões. E os empregos, supostamente, estariam garantidos nas terceirizadoras de mão de obra.


A questão é, sem dúvida, controversa. Existem aspectos positivos e negativos. Mas há outros modos de avaliar se a terceirização é boa ou má para o Brasil. Uma boa dica, politicamente falando, é observar quem está contra e quem está a favor.



Ednaldo Bezerra é escritor

Um comentário:

  1. "A corrupção mata.." A frase foi dita há poucos dias por um integrante do Ministério Público Federal, durante a apresentação de medidas anticorrupção que serão enviadas ao Congresso. Uma das propostas é transformar o crime hediondo, como o homicídio.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!