sábado, 13 de junho de 2015

MÊS DE JUNHO CHEGOU: CADÊ AS TRADICIONAIS FESTAS JUNINAS EM TRIUNFO?





Em junho acontece a maior festa regional do Brasil: o São João, uma comemoração que movimenta todo o Estado. São 187 cidades em folguedos ao mesmo tempo, com muita comida típica, fogueiras, queima de fogos, concurso de quadrilhas, apresentações do forró, pé-de-serra aos grandes shows divulgados, alegrando as noitadas destinadas ao santo festeiro.

A recaída do nosso São João, é mais uma demonstração evidente da falta de sintonia e comprometimento dos gestores (prefeitos e secretários) e fiscais do povo (vereadores) escalados para nos representar, que dos folguedos não participam e nem ao menos no município ficam, desbancando por completo a fundamental estratégia de fortalecimento do negócio como um todo, dificultando conseguir patrocinadores para essa tradicional festa sertaneja.


Todos os componentes dessa confusa administração (inclusive os apaniguados secretários, assessores, diretores e vereadores) somem para outros recantos, deixando o badalado ponto turístico em situação de penúria, faltando o mínimo de infraestrutura física, sem bares e restaurantes suficientes para atender a demanda e até as luminárias das praças e do Lago João Barbosa todas apagadas.


Além de outros setores não serem prioritários, como  saúde,  turismo, segurança; esquecem a contratação de artistas; evitam as comemorações  juninas e ainda alegando com total hipocrisia:  “a data nunca vigorou aqui ” e  “deixaremos para gastar na  Festa do Estudante"; exatamente  um mês depois.

14 comentários:

  1. Não há como não concordar com toda a matéria acima tendo em vista que as tradicionais festas do Município estão se acabando. Não há interesse do poder público que usa como argumento de que o São João no Município nunca foi badalado o que é uma verdadeira mentira. Usam ainda a questão da Festa do Estudante que perdeu espaço, dias foram cortados reduzindo-se a pouco mais de três dias o que sabemos que durava uma semana com intensas atividades artístico/culturais. Na verdade falta além do discernimento do que realmente representam estas festividades no município no sentido de se manter viva as tradições, também trazer divisas para o município que tem o turismo hoje como uma das maiores vertentes para aliviar os problemas que assolam o sertão. Temos um excelente clima, uma cidade aconchegante com inúmeros pontos turísticos que embora não recebam a atenção necessária do poder público, ainda existem os resistentes guias que procuram de todas as formas incrementar e a difundir o que restou. Falta estrutura na saúde para receber turistas, mobilidade urbana, e a grande consequência que se vê em não estarmos à frente de muitas outras festas tradicionais no Estado é que a Secretaria de Turismo, seu secretário e a gestão, não compreendem o grande valor existente no município. Não sabem usar o grande poderio artístico e cultural do município assim como não possuem discernimento de diversas formas de conseguirem apoio através de projetos pela Lei de Incentivo à cultura Federal (Lei Rouanet) entre tantas. Vê-se tantas cidades que não possuem o que Triunfo tem, sendo contempladas com grandes eventos. Falta diálogo com o Governo Estadual e Federal,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Boa pergunta, Carlos Ferraz. Mas cade os recursos? Tudo fica somente por conta dos organizadores. É muito gasto... Graças a Deus a minha quadrilha, que logo estará se apresentando, deve agradecer às pessoas que nos ajudam. Obrigado para aqueles que contribuíram comprando rifas e etc.

      Excluir
  2. Solange Martins Diniz9 de junho de 2015 às 06:55

    Não pode deixar morrer essa tradição da festa junina em Triunfo.Se nas outras cidades vingam por que na nossa não? Temos todos os ingredientes para tal: frio,fogueira,comidas típicas, sanfona, espaço e muita GENTE que gosta e curte esta festa, a mais saudosa e mais marcante de nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora não tenha o devido conhecimento de quem se trata, porque deixei de residir em Triunfo nos anos 1980, gosto por demais quando a senhora Solange Martins Diniz se posiciona com seus comentários bastantes sensatos em relação à nossa cidade.

      Excluir
  3. Maria Da Glória Gomes9 de junho de 2015 às 06:56

    Se achar, me avisa kkkk

    ResponderExcluir
  4. CADÊ? ERA UMA VEZ!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Antonio Fernando Rodrigues10 de junho de 2015 às 10:30

      A reclamação é constante, mas o povo nunca se emenda e reelege os mesmos que estão acabando com nossas tradições.Votem no candidato que esse ditador apresentar, para lascar mais ainda.

      Excluir
  6. Boa pergunta, cadê?

    ResponderExcluir
  7. Edna Cristina Florentino9 de junho de 2015 às 21:28

    Acabou faz tempo infelizmente quem viveu plenamente as festas juninas dos anos 80 e 90 sabem disso

    ResponderExcluir
  8. gente não desanime ainda, pode ser que depois de sei anos de gestão sem são joão em triunfo , este ano o prefeito resolva por alguém batendo numa lata.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!