Nos últimos anos, dentro de relativa frequência tem chegado ao grande público, através da mídia informativa o antigo "jargão" enaltecedor ser " Triunfo , a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco". Esse paraíso localizado próximo à parte central do Estado, a 339 km da Capital Recife via município de Flores-PE e 445 km, pelo o município de Serra Talhada - PE, ficando junto ainda do Estado da Paraíba, por onde acontece grande escoamento da produção agrícola: milho, feijão, mandioca, café, rapadura, frutas, verduras, flores e outros complementos de subsistência qualificados,
Há
muito tempo, defende-se com determinação redobrada a instalação de
pequeno módulo representativo, tipo um parque temático que venha
constituir-se em suposta réplica limitada das antigas colônias alemães
do séc. XIX, construídas com técnica trazida da Alemanha e adaptada às
nossas peculiaridades regionais. Vale levar em consideração que houve
período onde significativa parte dos prédios foram construídos sob
orientação de estrangeiros não somente alemães, mas de diferenciadas
nações: portugueses, suíços, ingleses, holandeses, franceses, italianos
que tiveram saudável convívio, marcante passagem satisfatória
convivência com habitantes.
Sendo possível
adotar iniciativa estratégica, visando celebrar sugestivo convênio entre
partes distintas ,junto a qualquer comprovado instituto de origem
germânica funcionando no estilo de ONG. Após a etapa, ampliar esse
contacto, procurando influenciar positivamente sob legítima alegação, da
importância dessa gente para Triunfo, podendo com essa participação
cooperativa, no futuro próximo transformar-se em empreendimento com
grande potencialidade. capaz de alavancar ainda mais o turismo
municipal. É possível analisar que mesmo estando em fase de planejados
sonhos, demonstra-se existir condições palpáveis de transformar-se
atrativo da maior importância no território sertanejo, considerado "
Oásis do Sertão". Talvez reforçando programas a serem implantados de
restauração e preservação do complexo arquitetônico.
Quem
não recorda a existência de vários prédios que foram doados pelos
proprietários a entidades locais, muitos deles estavam ruindo e salvos
foram graças a existência da Lei Municipal n° 1.082/07 e tombamento municipal Lei n° 750/87, tratando da
Preservação do Patrimônio Histórico Municipal, além da persistência e o
reconhecido empenho de parte da comunidade idealista. Esses
investimentos aplicados serviriam para abrigar diversas atividades
típicas capazes de movimentar a cidade durante festividades
tradicionais, feriados e finais de semana, conforme tem sido constatado
quando da apresentação de outras opções de eventos. Assim, vistando
Triunfo, você também curtirá a sensação de e pisar no mundo mágico
natural.
Difícil crer que esta gestão se preocupe tanto assim com o tema acima sugerido. Na Verdade, observamos que a cada dia que passa, as nossas festas, tradições, patrimônio histórico que sequer é lembrado nas salas de aula do Município vivem à míngua. Não fosse a FUNDARPE a intervir na questão da preservação das casas com as suas fachadas maravilhosas, estariam praticamente todas descaracterizadas assim como diversas outras que já estão e outros pontos que estão destoando de tais características. As festas tradicionais praticamente não possuem o mesmo glamour que outrora tinha já que o poder público sem poder, sem representatividade junto ao governo, sem tato, e parecendo desconhecer outras vias tais como as Leis de Incentivo à cultura desprezam o que pode vir trazer divisas para o Município. Quem disser que Triunfo nunca teve tradição no São João deve ser fraco de memória. Quem não se lembra da Grande Festa do Estudante que durava uma semana repleta de atrações e movimentos culturais? Quem não se lembra das festas de final de ano quando no centro, bem em frente à Igreja Matriz, inúmeras barracas, parques de diversão e muitos inferninhos onde se tocava o famoso forró pé de serra? Quem não se lembra dos antigos engenhos de rapadura, fabricos de doces, farinha que tanto chamava a atenção do próprio governo do Estado? Acabou ou temos que resgatar para não cairmos no esquecimento assim como se é esquecida a verdadeira cultura?
ResponderExcluirUm país sem memória, uma cidade sem memória é não ter respeito a si mesmo. Temos que mudar esta situação e trazer Triunfo novamente para o mesmo patamar que estava antes. Para isso, teremos que enfrentar uma luta que para muitos parece impossível mas se a conscientização do povo seja a que deve mudar de verdade, expurgando os vilões que prometem mundos e fundos nas campanhas eleitorais e que costumam comprar votos, se quiserem de fato acabar com a continuidade de uma gestão que não deu certo e que equivocadamente é conduzida, cheia de erros, escândalos e tantas coisas mais, seremos ainda mais fortes e teremos uma Triunfo de glória.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirCOMO PODE CIDADE TÃO LINDA SER TÃO MAL CUIDADA? SOUBE QUE OS PREFEITOS SOMENTE VISAM SE DAR BEM.ENTRAM POBRES E SAEM MILIONÁRIOS.
ExcluirGostaria de sugerir que o Opinião iniciasse um diálogo com a sociedade triunfense no sentido de estabelecer uma política de controle, atualização de dados e monitoramento dos mesmos para garantir uma boa qualidade de serviços públicos no Município.
ExcluirCidade maravilhosa!
ResponderExcluirA percepção de divulgar essa bonita localidade de Pernambuco vem juntar-se à motivadora campanha que começou a ser divulgada há vários anos pelos jornais dos estudantes, com o objetivo de chamar a atenção dos conterrâneos para o desrespeito a seus direitos a que vêm sendo submetidos pelos administradores incompetentes e mal intencionados do município.Afinal, diante do que vemos nas postagens do blog e noticiários outros, não são as gestões que Triunfo merece.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirOportuno o posicionamento sempre corajoso deste jornal contra o envolvimento de corruptos na gestão pública, somente quem condena são os desprezíveis envolvidos que enriquecem rapidamente às custas de intermediações.
ExcluirA nossa Terra Triunfense tem belezas sem par! Que seja concretizado o sonho do Ressurgir o Amor pelo Oásis do Sertão por parte de todos que podem contribuir para isso.
ResponderExcluirEsse é um sinal dos tempos conflituosos em que ações temerárias têm contribuído para a deterioração gradativa das tradições.
ExcluirO uso inadequado dos recursos públicos no Município é campo sensível e com impacto direto nas condições de trabalho e de atendimento da população, Já é conhecida a prática nada saudável do governo de contingenciar verbas, que seriam destinadas à construção e reforma de outras unidades.
ResponderExcluir