sábado, 13 de junho de 2015

CONVÊNIOS PODERÃO TRAZER DIVIDENDOS SATISFATÓRIOS


Nos últimos anos, dentro de relativa frequência tem chegado ao grande público, através da mídia informativa o antigo "jargão" enaltecedor ser " Triunfo , a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco". Esse paraíso localizado próximo à parte central do Estado, a 339 km da Capital Recife via  município de Flores-PE e 445 km, pelo o município de Serra Talhada - PE, ficando junto ainda do Estado da Paraíba,  por onde acontece grande escoamento da produção agrícola: milho, feijão, mandioca, café, rapadura, frutas, verduras, flores e outros complementos de subsistência qualificados, 






Há muito tempo, defende-se com determinação redobrada a instalação de pequeno módulo representativo, tipo um parque temático que venha constituir-se em suposta réplica limitada das antigas colônias alemães do séc. XIX, construídas com técnica trazida da Alemanha e adaptada às nossas peculiaridades regionais. Vale levar em consideração que houve período onde significativa parte dos prédios foram construídos sob orientação de estrangeiros não somente alemães, mas de diferenciadas nações: portugueses, suíços, ingleses, holandeses, franceses, italianos que tiveram saudável convívio, marcante passagem satisfatória convivência com habitantes. 







Sendo possível adotar iniciativa estratégica, visando celebrar sugestivo convênio entre partes distintas ,junto a qualquer comprovado instituto de origem germânica funcionando no estilo de ONG. Após a etapa, ampliar esse contacto, procurando influenciar positivamente sob legítima alegação, da importância dessa gente para Triunfo, podendo com essa participação cooperativa, no futuro próximo transformar-se em empreendimento com grande potencialidade. capaz de alavancar ainda mais o turismo municipal. É possível analisar que mesmo estando em fase de planejados sonhos, demonstra-se existir condições palpáveis de transformar-se atrativo da maior importância no território sertanejo, considerado " Oásis do Sertão". Talvez reforçando  programas a serem implantados de restauração e preservação do complexo arquitetônico.

Quem não recorda a existência de vários prédios que foram doados pelos proprietários a entidades locais, muitos deles estavam ruindo e salvos foram graças a existência da Lei Municipal  n° 1.082/07 e tombamento municipal Lei n° 750/87, tratando  da Preservação do Patrimônio Histórico Municipal, além da persistência e o reconhecido empenho de parte da comunidade idealista. Esses investimentos aplicados serviriam para abrigar diversas atividades típicas capazes de movimentar a cidade durante festividades tradicionais, feriados e finais de semana, conforme tem sido constatado quando da apresentação de outras opções de eventos. Assim, vistando Triunfo, você  também curtirá a sensação de e pisar no mundo mágico natural.

11 comentários:

  1. Difícil crer que esta gestão se preocupe tanto assim com o tema acima sugerido. Na Verdade, observamos que a cada dia que passa, as nossas festas, tradições, patrimônio histórico que sequer é lembrado nas salas de aula do Município vivem à míngua. Não fosse a FUNDARPE a intervir na questão da preservação das casas com as suas fachadas maravilhosas, estariam praticamente todas descaracterizadas assim como diversas outras que já estão e outros pontos que estão destoando de tais características. As festas tradicionais praticamente não possuem o mesmo glamour que outrora tinha já que o poder público sem poder, sem representatividade junto ao governo, sem tato, e parecendo desconhecer outras vias tais como as Leis de Incentivo à cultura desprezam o que pode vir trazer divisas para o Município. Quem disser que Triunfo nunca teve tradição no São João deve ser fraco de memória. Quem não se lembra da Grande Festa do Estudante que durava uma semana repleta de atrações e movimentos culturais? Quem não se lembra das festas de final de ano quando no centro, bem em frente à Igreja Matriz, inúmeras barracas, parques de diversão e muitos inferninhos onde se tocava o famoso forró pé de serra? Quem não se lembra dos antigos engenhos de rapadura, fabricos de doces, farinha que tanto chamava a atenção do próprio governo do Estado? Acabou ou temos que resgatar para não cairmos no esquecimento assim como se é esquecida a verdadeira cultura?
    Um país sem memória, uma cidade sem memória é não ter respeito a si mesmo. Temos que mudar esta situação e trazer Triunfo novamente para o mesmo patamar que estava antes. Para isso, teremos que enfrentar uma luta que para muitos parece impossível mas se a conscientização do povo seja a que deve mudar de verdade, expurgando os vilões que prometem mundos e fundos nas campanhas eleitorais e que costumam comprar votos, se quiserem de fato acabar com a continuidade de uma gestão que não deu certo e que equivocadamente é conduzida, cheia de erros, escândalos e tantas coisas mais, seremos ainda mais fortes e teremos uma Triunfo de glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. COMO PODE CIDADE TÃO LINDA SER TÃO MAL CUIDADA? SOUBE QUE OS PREFEITOS SOMENTE VISAM SE DAR BEM.ENTRAM POBRES E SAEM MILIONÁRIOS.

      Excluir
    3. Alvaro Pereira da Costa10 de junho de 2015 às 20:44

      Gostaria de sugerir que o Opinião iniciasse um diálogo com a sociedade triunfense no sentido de estabelecer uma política de controle, atualização de dados e monitoramento dos mesmos para garantir uma boa qualidade de serviços públicos no Município.

      Excluir
  2. Cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco A. Rodrigues10 de junho de 2015 às 10:46

      A percepção de divulgar essa bonita localidade de Pernambuco vem juntar-se à motivadora campanha que começou a ser divulgada há vários anos pelos jornais dos estudantes, com o objetivo de chamar a atenção dos conterrâneos para o desrespeito a seus direitos a que vêm sendo submetidos pelos administradores incompetentes e mal intencionados do município.Afinal, diante do que vemos nas postagens do blog e noticiários outros, não são as gestões que Triunfo merece.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Maria das Graças Menezes10 de junho de 2015 às 20:58

      Oportuno o posicionamento sempre corajoso deste jornal contra o envolvimento de corruptos na gestão pública, somente quem condena são os desprezíveis envolvidos que enriquecem rapidamente às custas de intermediações.

      Excluir
  3. Joselaide Vasconcelos9 de junho de 2015 às 22:31

    A nossa Terra Triunfense tem belezas sem par! Que seja concretizado o sonho do Ressurgir o Amor pelo Oásis do Sertão por parte de todos que podem contribuir para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um sinal dos tempos conflituosos em que ações temerárias têm contribuído para a deterioração gradativa das tradições.

      Excluir
  4. O uso inadequado dos recursos públicos no Município é campo sensível e com impacto direto nas condições de trabalho e de atendimento da população, Já é conhecida a prática nada saudável do governo de contingenciar verbas, que seriam destinadas à construção e reforma de outras unidades.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!