sábado, 20 de junho de 2015

O COMUNISTA CATÓLICO - POR EDNALDO BEZERRA


Fazia sol naquela manhã de domingo; acabara a missa, e todos saíamos da igreja. 

De longe avistei o professor Saraiva conversando com o Jurandir, à sombra de uma mangueira. Fui até lá para cumprimentá-los.

O Jurandir assistira a um vídeo do padre Paulo Ricardo, na internet (https://www.youtube.com/watch?v=iX9Tk62-pxQ); e perguntava ao professor Saraiva:

Que história é essa de que quem apoia o comunismo está automaticamente excomungado?

Bem, o papa Pio XII ratificou isso em um decreto de 1949, como diz o vídeo que você assistiu. Ou seja, de acordo com cânone 1364 do Código de Direito Canônico de 1983, a excomunhão do apóstata é automática. Cabe dizer que, em 05 de junho de 1963, durante o Concílio Vaticano II, o Papa João XXII condenou até o voto a comunistas e afins.   

É! Mas está escrito também na Bíblia, em Atos 4,32; o seguinte: “A multidão dos fieis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava sua propriedade o que possuía. Tudo entre eles era comum”, ou seja, aqueles cristãos já viviam num socialismo.

Não me venha com bravatas, Jurandir. É fato que muitos dos que habitavam nas comunidades primitivas em Jerusalém abdicaram de seus bens em favor da comunidade, porque ali havia a fé em Jesus Cristo. Na verdade, nada temos, tudo na realidade é de Deus. Então, por que não compartilhar? Pressupõe-se, portanto, naquelas comunidades, a existência de um clima de solidariedade entre eles, onde não há corrupção e todos se empenham para construir um bem comum. Ninguém fica na aba do outro, por assim dizer... 

Ora, tal modo de vida é muito diferente do socialismo, não há a mínima semelhança, pois o socialismo nos moldes atuais é calcado na inveja, nele há corrupção, se quer uma casta usufruindo as benesses, dissemina-se o ódio na sociedade, a discórdia (sobretudo a briga entre classes sociais), incentiva-se a acomodação e a indolência, e por aí vai. Ah! E o principal: não há crença em Deus. Pelo contrário, para um marxista, “a religião é o ópio do povo”. Pois bem, meu amigo, observando este dizer do versículo “A multidão dos fieis era um só coração e uma só alma” (e isso explica tudo, pois a multidão era um só corpo em Jesus Cristo), não há como querer comparar a vida daquelas comunidades com o que prega o marxismo.

 Ora, isso é só a sua interpretação, Saraiva!

  Bem... Agora você já sabe que comete apostasia. Pelo menos de acordo com o meu ponto de vista e o do padre Paulo Ricardo...

 Mas eu não sou comunista, sou apenas petista.

O professor Saraiva deu uma risada, e disse:
 Ora, de que me adianta argumentar mais alguma coisa, meu amigo Jurandir? Aja como quiser, de acordo com a sua consciência. Até mais ver! E lembranças a Joaquina.

Ednaldo Bezerra é escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!