sábado, 20 de junho de 2015

POLÍTICA SUSTENTÁVEL DE MEIO AMBIENTE - POR CACAU FERRAZ








A matéria (TRIUNFO MERECE RECEBER REPAGINADA) é bastante pertinente e, como disse o companheiro, serve de instrumento para repensarmos nossa cidade. Já há algum tempo discutimos sobre os nossos acessos, muito devido à influência de matérias do Jornal do Comércio sobre Recife onde procuramos fazer um paralelo com Triunfo.

Os acessos à cidade de Triunfo e demais vias, sem querer ser radical ou um crítico contumaz, infelizmente não fazem parte das ações da gestão local, mas em outras houve um ensaio, lampejos de um "provável" "ato de urbanização", se podemos assim dizer.

Belvedere, Portais são exemplos disso, mas não poderíamos parar por aí...Hoje, os "quintais das casas" invadem o asfalto, caso sério de negligência do poder público que compromete a arborização das vias como coloca em risco motoristas e moradores do entorno. Esses espaços deveriam estar disponíveis e, como tal, caberia ações enérgicas das autoridades competentes para conter os avanços e, também forçar o recuo dos muros.

Sou defensor intransigente de uma política sustentável que contemple a arborização de Triunfo com plantas nativas, ornamentais e fruteiras seguindo um planejamento mediado por profissionais competentes. Neste caso, acredito ser possível, uma parceria entre as universidades/faculdades com seus respectivos cursos e a gestão municipal, como fora realizado com o curso de arquitetura e paisagismo da UFPE e o município de Chã de Alegria na recuperação dos logradouros públicos.



Durante minha breve passagem pela Secretaria de Turismo, procurei criar um Viveiro de Plantas ao lado da minha casa, sem sucesso! Tinha planos de criar no Belvedere um espaço onde moradores e turistas pudessem contemplar a vista da cidade, ali caberia, um parque com infra-estrutura para o lazer, porém não sei se seria possível dotar a área de serviços...Incentivar a criação de viveiros nas escolas locais para arborização e, consequente estímulo para surgimento da disciplina de educação ambiental. Poder público, estabelecimentos de ensino, entidades de classe e moradores juntos trabalhando pela sustentabilidade numa ação inovadora, dinâmica, efetiva de transformação.

Uma forma diferente de viver a cidade!!!






4 comentários:

  1. Mais uma vez, uma pertinente matéria do nobre Cacau! A questão ambiental é fundamental e quando tal questão é encarada que é de cunho sustentável ainda mais para um Município que atravessa com problemas desta grande estiagem. A matéria sobre a derrubada de árvores apresentadas por este conceituado blog, já demonstra por si só que a sociedade tem realmente interesse e repudia qualquer que seja o ato de desrespeito a uma questão que já se alastra há anos. Trata-se de uma matéria que sem dúvida alguma tem que ser pensada e executada com muita brevidade. O poder público, como sempre, faz vista grossa para estas questões em que os países de primeiro mundo já se preocupam há décadas.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Carlos dos Santos19 de junho de 2015 às 09:36

    Gostei da iniciativa do seu oportuno texto, chegou no momento ideal. Esclareço que soluções práticas existem, mas não são bem assimiladas ações sensatas e sim aquelas de colocarem vasos ridículos no paredão do açude e cortarem uma dúzia de palmeiras imperiais.

    ResponderExcluir
  3. Tem visto vcs fazerem várias denúncias aqui neste jornal e oferecerem sugestões maravilhosas para sanar algum problemas que a cidade oferece, mas às vezes tenho a sensação de estarem servindo apenas de bobos da corte, porque o pessoal da prefeitura não demonstra qualquer atenção, e quando realiza,algo que está explicito ser promovido pela equipe, trocam logo o nome.Deixem eles quebrando a cabeça sozinhos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!