sábado, 20 de junho de 2015

PROPÓSITO DE ACABAREM AS TRADICIONAIS FESTAS JUNINAS



Chega novamente o competitivo mês de junho onde  acontece a maior festa regional do Brasil: o São João, uma comemoração notável que costuma movimentar todo o Nordeste e particularmente nosso Estado de Pernambuco. São 187 cidades envolvidas em folguedos ao mesmo tempo, com muita comida típica, fogueiras, queima de fogos, concurso de quadrilhas, apresentações do forró, pé-de-serra ou grandes shows de renomados artistas divulgados na mídia, alegrando as noitadas destinadas ao santo festeiro. Durante muitos anos a população de Triunfo,  considerada o "Oásis do Sertão",usufruiu dessa maravilhosa animação, chegando a atrair como frequentadores triunfenses residentes fora,  da Região do Pajeú, além de visitantes e turistas outros, que não poupavam calorosos elogios.Destacando ainda  os encontros matutos acontecidos com ornamentação típica realizados na Sociedade Triunfense de Cultura-STC., sob o comando do saudoso conjunto "pé-de-serra" do velho "Arvelino", depois o filho "Duquinha", reforçado pelos músicos "Adauto", "Zé de Lior", Miguel Panelada", "Zé Leal" que sustentavam o ritmos respectivos a noite inteira, recebendo ainda canjas de potentes vozes, a exemplo de "Zé Mendonça"

Infelizmente passou-se a conviver com a revoltante  recaída continuada do nosso antes destacado São João, representando mais uma demonstração evidente da visível falta de sintonia e comprometimento dos gestores (prefeitos, secretários, diretores, assessores) e fiscais do povo (vereadores), escalados naturalmente através do voto ou por indicações executivas para representar o município. Lamenta-se porém, não cumprirem à risca as obrigações inerentes, determinadas pelas ocupadas funções, devido ausência de visão administrativa e sentimento nativista.Esses pseudo-representantes dessas movimentações juninas, geralmente não participam e nem ao menos na cidade ficam, escondendo-se dos contatos pessoais para evitarem despesas com o vicioso assistencialismo que eles próprios criaram e defendem como manutenção sistemática. E assim desbancando por completo a fundamental estratégia de fortalecimento do negócio como um todo, dificultando conseguir patrocinadores para essa tradicional festa sertaneja.

Quase todos os componentes dessa confusa e intrigante administração municipal ( prefeito, vice-prefeito, secretários, assessores, diretores e vereadores) no período que era para estarem prestigiando a festividade local e marcando presença numérica, ocupando espaços estratégicos nos  respectivos setores, desaparecem igual um raio para outros municípios próximos ou distantes, deixando o badalado ponto turístico em situação de penúria, faltando o mínimo de infraestrutura física, sem bares, lanchonetes e restaurantes suficientes para atendimento da demanda e por incrível que pareça, as luminárias das praças e do Lago João Barbosa Sitônio apagadas, nem parecendo que existe festa.Todo esse descaso demonstrado e comprovado pelos informativos, causam repúdio de quem chega para curtir o propagado lugar, atraídos pela eficiente propaganda salvadora patrocinada pela comunicação do Serviço Social do Comércio - Sesc. Depois que tudo isso cessar, espera-se que não se venha depois as costumeiras lamentações por parte dos próprios algozes, que  ao mudarem de lado, tentam enganar e trocam de opinião na maior facilidade do mundo.

O pior é que, além de outros constatados  setores administrativos não serem considerados pelos mesmos, prioritários, como:  saúde, educação, segurança, estradas, abastecimento, habitação, saneamento, agricultura, turismo, esportes, lazer, resolveram abandonar a tradicional data de propósito para esvaziar a possibilidade de soerguimento, esquecendo a contratação antecipada de artistas regionais; evitando as comemorações  juninas e ainda alegando com total hipocrisia que  “aqui data nunca vingou", ou "jamais foi tradição" ( esquecem a multidão que acomodava o extenso palhoção instalado da Praça Carolino Campos durante três dias, com satisfatórias apresentações de cantores e bandas, concurso de quadrilhas, disputa da maior pamonha,  premiação da rua melhor ornamentada, desfile de casamento matuto, queimação da fogueira no Lago João Barbosa Sitônio), então outra pérola, tipo: “deixaram para investir na  Festa dos Estudantes"; exatamente acontecendo  um mês depois, no entanto financiada pelo Governo do Estado de Pernambuco - Fundarpe. Esse parece ser outro evento marcado para desaparecer de vez, porque algumas noites irresponsavelmente foram desativadas, sob alegação absurda de ser preferível  assim, resultando prejuízo à economia local. Onde já se viu três noites de evento, trazer igual resultado a oito movimentadas festividades como era costume? Triunfo. está afundando as tradições, mas infelizmente quase ninguém enxerga e continua a fazer de conta que está tudo dentro da maior normalidade.Até quando? 

16 comentários:

  1. Oportuna e perfeita a publicação acerca da matéria acima elencada. Argumentar a Administração de que o São João nunca foi uma festa marcante na cidade é no mínimo desconhecer as tradições e história da cidade. Seria bem mais fácil se admitissem que não tem competência e muito menos poderio político junto ao Governo do Estado para conseguir o necessário para tais festividades que alavancariam ainda mais o turismo na região. Vê-se cidades muito menos estruturadas com festas marcantes no período junino enquanto Triunfo mais uma vez é abandonada. Dizem que é para se resguardarem para a Festa do Estudante o que é uma verdadeira mentira pois até mesmo os dias de festas foram reduzidos e com isso só quem sofre é o próprio município que deixa de obter divisas, tornar ainda mais conhecida a cidade. Um fato também não pode deixar se passar em branco, a estrutura de sejam lá quais forem os festejos precisam ser averiguados e de maneira séria a exemplo de atendimento na Emergência do Hospital que não tem condições hoje de atender o que leva a serem encaminhados os pacientes de emergência para a Cidade de Serra Talhada. Pergunta-se: Que administração é esta que esquece as tradições, a cultura, a saúde, a educação. Não é de espantar pois como já dito, quem é que consegue ver o prefeito desta cidade a circular por ela e principalmente em dias de festa? Consegue-se ver em sítios já pedindo votos para o candidato que ele quer para se perpetuar no poder e quanto ao Legislativo, não se vê qualquer que seja a procurar, visitar, denunciar as barbáries desta administração que já demonstrou ser caótica. A campanha eleitoral mesmo antecipada já começou e com muitas promessas, vantagens ilícitas, viabilização de cargos comissionados, o que é inteiramente proibido por Lei. Até quando os Triunfenses vão continuar na inércia? Já soube que na Escola São Vicente não estão oferecendo a merenda escolar a não ser duas bolachas e os próprios pais que sabem da situação posto que seus filhos chegam famintos em casa, nada fazem ou reclamam. As denúncias são grandes e o favorecimento de que todos os processos que envolvem o prefeito da cidade, ações promovidas pelo Ministério Público, tramitam em segredo de justiça o que é muito benéfico para quem tem muito podre para que a população saiba. A ação civil pública é de interesse do povo e o povo merece ser conhecedor tanto das denúncias quanto do julgado pois somente assim poderão com mais clareza saberem escolher seus futuros prefeitos que não estejam ligados a esta infame administração atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. SINTO MUITA SAUDADE.

      Excluir
  2. Considero isso um absurdo. Quem vai pagar essa conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Carlos Ferraz, Mas cade os recursos? Tudo termina ficando na conta dos organizadores, é muito gasto. Graças a Deus minha quadrilha, que logo estará se apresentando, tem somente que agradecer ás pessoas que nos ajudaram, aqueles que compraram rifas, etc.

      Excluir
    2. Os recursos existem caro José Elton, basta dar uma espiadinha de leve no portal da transparência para ver o que se entra de dinheiro no município e fazer as comparações do que foi feito e do que não foi feito. Uma grande auditoria deveria ser feita para ver as contas desta gestão. A exemplo disso, temos a reforma do Estádio Centenário que já recebeu recursos federais há anos e que continua na mesma. Outros recursos para a educação, cultura, desportos, saneamento básico e mais uma série de problemas que assolam o município foram entregues ao Município pelo Governo Federal e : Cadê o dinheiro que estava aqui?" As tradições juninas que são consideradas pelo poder público atual já demonstra claramente que eles não querem investir neste segmento ou no mínimo não sabem planejar, requerer ao governo Estadual já que se dizem muito próximos do Governo. Enquanto isso, a decadência, a falta de respeito para com os munícipes e para com os turistas que procuram o lazer e diversão neste belo torrão natal. É calamitosa esta situação, vereadores que deveriam fazer cobranças ao executivo já que é uma das suas atribuições não fazem e sequer ajudam aqueles que os ajudaram a estar no poder para nas reuniões da Câmara somente debaterem, falarem coisas sem sentido, voarem votos de aplausos mas quem é que pode ver um vereador caminhando pela cidade ou por todo o município para verem de perto a situação assim como o próprio prefeito que vive escondido, trabalhando em sua profissão de médico e esquecendo que é o gestor do município e que delega poderes a muitos incompetentes que vivem a bajular e a ganharem o dinheirinho fácil no final de cada mês. O vice, sequer se ouve falar. Quem é que pode ver qualquer um destes a andar pelo município a não ser fazerem campanha antecipada já pedindo votos para um sucessor da escolha do prefeito e que seguramente dará continuidade a inércia, ao caos instalado. Este reinado precisa acabar e somente assim os podres aparecerão porque por enquanto o endeusamento a este que se diz o grande benfeitor da cidade, está com os seus nervos à flor da pele porque já sabe muito bem o que a população está pensando e vai decidir nas próximas eleições. Muita lama ainda vai ser respingada e os responsáveis por ela certamente serão punidos e aí veremos mais uma vez aqueles que estavam contra, ficaram a favor, voltaram por conveniência, saíram e agora mais uma vez por conveniência continuam com esta politicagem que é de dá nojo. Acreditar que isso pode melhorar é ter consciência de que devemos deixar de lado o voto de cabresto, não vender o voto por migalhas e muito menos acreditar naqueles que prometeram e nada cumpriram. Acredito fielmente que tudo pode mudar, basta querermos!

      Excluir
    3. Festa Junina: LINDO!!!!

      Excluir
  3. Pelas fotos acima, fica claro que o São João no município tinha grande valor mas o que fazer se a incompetência de reconhecer e de preservar as tradições juninas e de tantas outras festas são julgadas sem importância e sempre com a desculpa esfarrapada de que nunca houve tradição as festas juninas. Só falta dizer que a Festa do Estudante nunca foi conhecida e que não traz lucro para o município. Vão ser incompetentes assim no raio que os parta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Janelice Pereira dos Santos15 de junho de 2015 às 23:26

      Obrigado amigo. Saudades de vc.

      Excluir
  4. É nada! Muita coisa depende de nós mesmos!
    Pouco ou nada fizemos meu caro amigo CARLOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta pouco significa que podia ser feito e não fez e o nada é o reconhecimento de que realmente nada fizeram. Pelo menos admitiu que nada fizeram e o pouco que dizem ter feito foi exatamente nada.

      Excluir
  5. VALEU FERRAZ. SOMENTE VC É CAPAZ DE FAZER O QUE FAZ EM DEFESA DA NOSSA CIDADE. A MAIORIA SE OMITE OU COMUNGA COM ESSE FRACASSO.

    ResponderExcluir
  6. Alguns componentes da quadrilha foi na prefeitura pedir algum recurso pra podemos ir pra afogados neste próximo domingo ele disse "traga o projeto pra depois eu vejo" foi levado até hoje que se esperar alguma coisa, se nos não tivesse pedido ajudam na feira publica de triunfo nos comercio vendendo rifas Etc. Até hoje nos estaria esperando a boa vontade do prefeito e nossa quadrilha não saia. Mas mesmo assim obrigado, nos vamos mostra a triunfo que nos jovens somos mas forte, uma palavra não correspondida a nos, sabe como vamos responder, mostrando nosso trabalho na praça publica da cidade,mostrando nossa Junina Triunfar... que nos aguardem com os poucos recursos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!