sábado, 20 de junho de 2015

AMPLIAÇÃO DO TURISMO NA ZONA RURAL E SUAS POTENCIALIDADES - POR CACAU FERRAZ




A exploração turística de uma simples cachoeira, um lago para pesca ou o fato de proporcionar a pessoas da cidade um final de semana em meio à terra, bichos e ida natural poderia representar a sobrevivência de vária pequenas fazendas localizadas no território municipal, ajudando a manter as pessoas no campo e no interior, evitando o êxodo rural.

Para isso a administração deve reunir representações dos segmentos sociais triunfenses e junto as Secretarias da Agricultura e Turismo, desenvolver o necessário planejamento. Uma vez colocando na prática, é grande a chance de elevar a cadeia produtiva na esquecida zona rural, somente observada no período de campanha eleitoral. 

A princípio, a iniciativa deve priorizar os sítios que possuem essa vocação, a exemplo: Brejinho, Santa Maria, Fortaleza, Mata Redonda, Caldeirão, Carro Quebrado, Retiro, Perí Perí, Serrinha, Santa Rosa, Almas, Santa Luzia, Icó, Santa Tereza, Machado, Baixa Grande, Cajueiro, entre outros. O objetivo, além de viabilizar a sobrevivência das propriedades, é facilitar a aproximação do homem urbano da vivência do campo. Esse sonho que vem sendo defendido há bastante tempo, pode se tornar realidade, quando executado o projeto, numa fase experimental. 


Sítio Almas
Sítios Brejinho

Sítios Caldeirão

Sítio Carro Quebrado

Sítio Ico

Sítio Mata Redonda
Sítio Santa Luzia

Sítio Serrinha





Por: Cacau Ferraz

11 comentários:

  1. Valter Alves de Souza16 de junho de 2015 às 14:17

    Triunfo pode muito bem acompanhar essa sugestão, uma vez que o fluxo turístico é fundamental para o crescimento do emprego e renda no município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. A Setur deveria trabalhar em conjunto com algum Fórum Permanente do Turismo Rural para abrir uma linha de crédito, editando um guia inteiramente voltado para o setor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um mais belo do que o outro!
      Todos com sua beleza!
      Quando todos se derem as mãos!
      Quem sabe meu amigo Ferraz!!!
      Continuo sonhando com isso!
      Nasci vendo essa luta e juro que vi tempos bem interessantes!!!
      Tempo de muito respeito partilhado!!!

      Excluir
  3. O turismo em Triunfo funciona ainda sem um formato definido. Deveria criar um projeto de impacto sócio-econômico através da Secretaria Municipal de Turismo para fomentar a utilização das fazendas existentes na área rural com algumas atrações turísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei muito banho nesta primeira cachoeira . Tenho muita saudade dai ...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Achei muito oportuna a sugestão, trata-se de um projeto que pretende atender a um público, cada vez maior, que deseja vivenciar a experiência de passar alguns dias no campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Cacau! Vc é um cara inteligente....

      Excluir
  5. A matéria tão bem demonstrada pelo nobre Cacau, reflete exatamente as condições contrárias do que está acontecendo no Município de Triunfo tendo em vista que a exploração dos recursos turísticos e ambientais foram ceifados ao longo do tempo com a falta de estrutura e organização dos órgãos competentes para alavancar as riquezas naturais, sítios arqueológicos, velhos engenhos e até mesmo as tradições culturais que foram dizimadas ao longo do tempo ou estão em vias de extinção. Notoriamente observamos com maior clareza a falta de incentivo do poder público em buscar soluções que possam alavancar o turismo com criação de mais atrativos para acolher o turista e até mesmo para os próprios munícipes que certamente se orgulharão ainda mais do seu torrão natal. Espera-se com com este próximo seminário que acontecerá no próximo dia 18, as entidades governamentais, não governamentais, artistas, ambientalistas, comerciantes assim como toda a população, possa comparecer em massa para não somente discutir mas para cobrar do Governo Estadual, soluções para acabar com a inércia ostentada pelo poder público local que durante anos vem fazendo vista grossa para os interesses do contexto acima descrito. Hora de botar a boca no trombone e exigir assim como outros municípios que não possuem o mesmo clima, costumes, tradições, cultura e a hospitalidade, aquilo que deve ser feito para amenizar outros segmentos que estão estagnados em virtude da grande estiagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!