sábado, 13 de junho de 2015

SEMANA DO MEIO AMBIENTE PASSOU DESPERCEBIDA

TEMA DE 2015  "DIREITO DE USAR, DEVER DE CUIDAR "










  • "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". (- Mahatma Gandhi )

Acreditava-se  que a Prefeitura de Triunfo, através da subordinada Secretaria Municipal de Agricultura, iria neste ano, montar uma programação específica para comemorar a Semana do Meio-Ambiente de 01 a 07 de junho com atividades variadas, como: plantio de árvores, exposições, palestras escolares, apresentação de peças teatrais relacionadas e podendo ser dado um simbólico abraço fraternal na completa extensão do tradicional Lago João Barbosa Sitônio, situado no Bairro Guanabara. No entanto nada disso chegou a acontecer.

Poderiam, ainda ter  aproveitado a significativa data comemorativa, para fundar o importante Grupo de Educação Ambiental (GEA). São essenciais atitudes iguais a essas que  infelizmente passam a destoar no estilo administrativo dos gestores locais; porque entenderem tais medidas não representarem a condenável  prática a transferência de votos como produto de troca e compra, nas deficientes campanhas eleitoreiras. Medidas assim passariam a vingar como modelo ideal para se chegar ao satisfatório passando por cima de tudo que seja contrário às mudanças. Infelizmente não aconteceu..

O Dia Mundial do Meio Ambiente aconteceu em 05 de junho em inúmeras localidades do País. No município de Triunfo poderiam ter agilizado - como já havia sido sugerido nos anos anteriores: plantio de mudas pau brasil em espaços públicos como a extensas vias:  Frei Fernando, Laurindo Diniz, Cordeiro Lima, José Veríssimo dos Santos e nas duas entradas principais da cidade, participando ativamente alunos das escolas públicas e particulares do da sede, dos distritos de Canaã e Jericó. Seriam atividades reforçadas por jogos, brincadeiras, doação de plantas. Que fique para a próxima...



Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

11 comentários:

  1. Dia 05 de junho deste ano, na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, houve um encontro com a executiva do PV (Partido Verde) com a presença maciça de diversos representantes de municípios porém mais uma vez o Município de Triunfo se fez ausente como bem diz a matéria acima. Estiveram presentes a este seminário, a executiva do PV em Triunfo com a presidência do Partido no município o Sr. Doutor Williams Terto e demais dirigentes da executiva. Insta salientar que foram abordados todos os temas relacionados a matéria acima publicada e neste condão, o PV de Triunfo deve organizar um evento dirigido principalmente aos agricultores, estudantes e simpatizantes pela conservação do meio ambiente, dos riachos, matas ainda existentes, reciclagem de lixo dentre muitos outros assuntos de utilidade pública. Como dito, esta gestão que aí se encontra, pouco se incomoda com as condições dos riachos, lago João Barbosa Sitônio que se tornou um verdadeiro depósito de esgoto advindo de residências principalmente das construções irregulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Lourdes Nascimento12 de junho de 2015 às 09:03

      Além de preservar as espécies a intenção seria plantá-las em parques, calçadas, praças da cidade e reflorestar áreas degradadas em unidades de conservação do município.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Aqui em Triunfo ninguém liga para nada, os vereadores nem sabem o que significa Meio-Ambiente.O prefeito muito menos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas dessas mudas geralmente causam muitos transtornos, principalmente ao patrimônio, com a destruição de calçadas e tubulações.

      Excluir
  3. Com toda certeza, Carlos Ferraz.

    ResponderExcluir
  4. Deveria o setor responsável da prefeitura demonstrar alguma ação em defesa do meio-ambiente, iniciando uma pesquisa para aumentar o quantitativo de espécies de árvores nativas nas áreas distintas da cidade, muitas delas ameaçadas de extinção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Além de todos esses detalhes, os habitantes não podem esquecer de fazer um levantamento dos pontos desgastados na tentativa de recuperação com a força conjunta dos triunfenses.

    ResponderExcluir
  6. Francisco de Assis Farias17 de junho de 2015 às 08:51

    Turista ou viajante
    Coloque no seu roteiro
    Essa Triunfo, triunfante
    De um povo hospedeiro
    Humano e contagiante.

    Chico Farias, poeta pau-de-lata

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!