TEMA DE 2015 "DIREITO DE USAR, DEVER DE CUIDAR "
- "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". (- Mahatma Gandhi )
Acreditava-se que a Prefeitura de Triunfo, através da subordinada Secretaria Municipal de Agricultura, iria neste ano, montar uma programação específica para comemorar a Semana do Meio-Ambiente de 01 a 07 de junho com atividades variadas, como: plantio de árvores, exposições, palestras escolares, apresentação de peças teatrais relacionadas e podendo ser dado um simbólico abraço fraternal na completa extensão do tradicional Lago João Barbosa Sitônio, situado no Bairro Guanabara. No entanto nada disso chegou a acontecer.
Poderiam, ainda ter aproveitado a significativa data comemorativa, para fundar o importante Grupo de Educação Ambiental (GEA). São essenciais atitudes iguais a essas que infelizmente passam a destoar no estilo administrativo dos gestores locais; porque entenderem tais medidas não representarem a condenável prática a transferência de votos como produto de troca e compra, nas deficientes campanhas eleitoreiras. Medidas assim passariam a vingar como modelo ideal para se chegar ao satisfatório passando por cima de tudo que seja contrário às mudanças. Infelizmente não aconteceu..
O Dia Mundial do Meio Ambiente aconteceu em 05 de junho em inúmeras localidades do País. No município de Triunfo poderiam ter agilizado - como já havia sido sugerido nos anos anteriores: plantio de mudas pau brasil em espaços públicos como a extensas vias: Frei Fernando, Laurindo Diniz, Cordeiro Lima, José Veríssimo dos Santos e nas duas entradas principais da cidade, participando ativamente alunos das escolas públicas e particulares do da sede, dos distritos de Canaã e Jericó. Seriam atividades reforçadas por jogos, brincadeiras, doação de plantas. Que fique para a próxima...
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho.
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
Dia 05 de junho deste ano, na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, houve um encontro com a executiva do PV (Partido Verde) com a presença maciça de diversos representantes de municípios porém mais uma vez o Município de Triunfo se fez ausente como bem diz a matéria acima. Estiveram presentes a este seminário, a executiva do PV em Triunfo com a presidência do Partido no município o Sr. Doutor Williams Terto e demais dirigentes da executiva. Insta salientar que foram abordados todos os temas relacionados a matéria acima publicada e neste condão, o PV de Triunfo deve organizar um evento dirigido principalmente aos agricultores, estudantes e simpatizantes pela conservação do meio ambiente, dos riachos, matas ainda existentes, reciclagem de lixo dentre muitos outros assuntos de utilidade pública. Como dito, esta gestão que aí se encontra, pouco se incomoda com as condições dos riachos, lago João Barbosa Sitônio que se tornou um verdadeiro depósito de esgoto advindo de residências principalmente das construções irregulares.
ResponderExcluirAlém de preservar as espécies a intenção seria plantá-las em parques, calçadas, praças da cidade e reflorestar áreas degradadas em unidades de conservação do município.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAqui em Triunfo ninguém liga para nada, os vereadores nem sabem o que significa Meio-Ambiente.O prefeito muito menos....
ResponderExcluirMuitas dessas mudas geralmente causam muitos transtornos, principalmente ao patrimônio, com a destruição de calçadas e tubulações.
ExcluirCom toda certeza, Carlos Ferraz.
ResponderExcluirLAMENTÁVEL TANTO DESCASO...
ExcluirDeveria o setor responsável da prefeitura demonstrar alguma ação em defesa do meio-ambiente, iniciando uma pesquisa para aumentar o quantitativo de espécies de árvores nativas nas áreas distintas da cidade, muitas delas ameaçadas de extinção.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAlém de todos esses detalhes, os habitantes não podem esquecer de fazer um levantamento dos pontos desgastados na tentativa de recuperação com a força conjunta dos triunfenses.
ResponderExcluirTurista ou viajante
ResponderExcluirColoque no seu roteiro
Essa Triunfo, triunfante
De um povo hospedeiro
Humano e contagiante.
Chico Farias, poeta pau-de-lata