sábado, 25 de julho de 2015

FESTA DOS ESTUDANTES : EXPOENTE DE INTEGRAÇÃO E FORTALECIMENTO REGIONAL - POR CACAU FERRAZ





Durante 57 anos acontece de forma brilhante na cidade de Triunfo, a   tradicional Festa dos Estudantes, realizada  com bastante empenho pela União Triunfense dos Estudantes ( UTE), sempre na última semana do mês de julho. Tendo durante esse longo período, a preocupação maior de divulgar o município além divisas. Há cerca de 17 anos foi inserida no "Circuito do Frio" e depois "Temporada de Inverno" e "Nação Cultural Pernambuco", alcançando grande vulto e fazendo enorme sucesso. Para entender o espírito da FET é preciso ver para crer, especialmente curtindo a baixa temperatura do período, que chega a cinco graus.

Esse evento aberto produzido anteriormente pela entidade estudantil triunfense (UTE - União Triunfense dos Estudantes) em parceria satisfatória com a Secretaria de Turismo do Estado (Empetur) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), cresceu significativamente tornando-se na festividade de maior expressão da Região do Pajeú , uma das melhores do interior pernambucano e do nordeste brasileiro. Cerca de quinhentas mil pessoas já desfilaram nas suas noites e dias, tornando destino disputado. Não pode e nem deve ser dizimada gradativa e assustadoramente como vem sendo, porque tem relevante significação turística.

A   sua temática sempre esteve voltada para a preservação e divulgação dos aspectos sócio culturais municipais.  É gratificante constatar que milhares de frequentadores das cidades circunvizinhas e de lugares longínquos prestigiam os oito dias de intensa programação dividida entre shows de artistas locais, regionais, nacionais e internacionais, passeios, oficinas, palestras,  exposições, entre outras atividades buscando a interação com o público participante. Não é mais uma festividade restrita aos residentes da cidade como no princípio,qualquer visitante é bem vindo a participar.





Por: Cacau Ferraz 

9 comentários:

  1. No tempo de Cacau, Guga, Bruno, Breno, Diogo, e outros, a Festa dos Estudantes superou todas as expectativas e deu outra vida para a cidade.

    ResponderExcluir
  2. A diferença é enorme, nem gosto de fazer esse comparativo para não sentir ódio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A equipe é fraca toda e nunca teve qualquer jeito para organizar eventos, sou muito mais a turma que seguia doutor Maninho com Carlinho de Milton e Denis de Barruada.

      Excluir
    2. Bons tempos aqueles em que tivemos Jarbas Vasconcelos como governador de Pernambuco. Todos os anos comparecia na Festa dos estudantes, presenciei muitas vezes junto dos gestores municipais que depois lhe viraram as costas. Esqueceram as obras realizadas no município em sua gestão. Aproveito a oportunidade para parabenizar as publicações do Blog Opinião estimulando a manutenção desse tradicional evento triunfense.

      Excluir
  3. ACABARAM O SÃO JOÃO E ESTÃO ACABANDO A FESTA DOS ESTUDANTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Valeu Cacau!!!

      Excluir
  4. Como já dito anteriormente, o que falta nesta questão e que é de salutar necessidade para o bom andamento não somente da Festa do Estudante como também as outras tradicionais festas é o planejamento que não existe. Deixam sempre para última hora, os principais atores envolvidos na questão não conseguem perceber que os atrativos destes festejos são importantes para gerar divisas para o Município e como se sabe, deve existir uma programação que os turistas possam fazer suas reservas em pousadas e hotéis da cidade. Nada se faz sem programação, sem estrutura que é outro norte a ser observado por esta administração que ainda não conseguiu enxergar que a cidade também precisa de todo aparato para receber tanto os turistas quanto os próprios munícipes como a estrutura de hospital, da mobilidade urbana dentre outros atrativos turísticos que caíram no esquecimento e que somente não acabaram devido a um grupo seleto de guias que conseguem fazer quase o impossível. Transitar pelas estradas vicinais que levam o turista aos recantos mais belos do município é uma verdadeira aventura já que estas estradas estão em grau de miséria. Imagino aquele que vive nos sítios mais isolados e que precisam de atendimento médico de urgência e que se arriscam nestas estradas para chegarem ao único hospital e surpreenderem-se com a falta de estrutura para receberem urgências, emergências. Triunfo esquecido pelos que juraram lutar por este torrão que poderia hoje estar no topo de uma cadeia turística e que já teve um dia. De certo que ainda aparecem muitos turistas mas lembro-me muito bem quando em outras ocasiões de festas, muitos donos de pousadas, quando já não tinham vagas, telefonavam para muitas residências para oferecer turistas e muitas casas eram transformadas em albergues gerando também renda para diversas outras pessoas. O que temos pra hoje é só saudade!

    ResponderExcluir
  5. O pessoal da prefeitura só esteve interessado na Festa do Estudante quando lhe rendia lucros altíssimos na contratação dos artistas, muita gente encheu o bolso com o dinheiro público repassado pelo Governo do Estado..

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!