sábado, 25 de julho de 2015

VIABILIZAR PROPRIEDADES RURAIS PARA O TURISMO

  

 


Quando todos acreditam, qualquer projeto ganha vida. A gente confia nessa ideia e sabe o quanto ela é importante para o futuro de Triunfo, através de investimento em programas ambientais relacionando projetos sociais e turísticos. Iniciativas que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do município, podendo ao virar realidade  transformar a vida de muita gente com sistema inovador.


Achamos oportuno e inteligente que alguns produtores rurais bem estruturados nos seus espaços físicos residenciais se unissem em torno de iniciativas programáticas que viabilizassem em determinados período do ano, o incremento de hospedagens nesse setor destaque para a economia nas propriedades próximas da cidade, resistindo assim à pressão crescente da venda de terrenos na área periférica.


  
A exploração turística de uma simples cachoeira, um lago para pesca ou o fato de proporcionar a pessoas da cidade um final de semana em meio à terra, bichos e ida natural poderia representar a sobrevivência de vária pequenas fazendas localizadas no território municipal, ajudando a manter as pessoas no campo e no interior, evitando o êxodo rural. 

Para isso a administração deve reunir representações dos segmentos sociais triunfenses e junto as secretarias da Agricultura e Turismo, desenvolver o necessário planejamento. Uma vez colocando na prática, é grande a chance de elevar a cadeia produtiva na esquecida zona rural, somente observada no período de campanha eleitoral.

 A princípio, a iniciativa deve priorizar os sítios que possuem essa vocação, a exemplo: Brejinho, Santa Maria, Fortaleza, Mata Redonda, Caldeirão, Carro Quebrado, Retiro, Perí Perí, Serrinha, Santa Rosa, Almas, Santa Luzia, Icó, Santa Tereza, Machado, Baixa Grande, Cajueiro, entre outros. O objetivo, além de viabilizar a sobrevivência das propriedades, é facilitar a aproximação do homem urbano da vivência do campo. Esse sonho que vem sendo defendido há bastante tempo, pode se tornar realidade, quando executado o projeto, numa fase experimental.




Fotos: Guia Turístico Herculano Jr.

7 comentários:

  1. Valdemir Soares Brito22 de julho de 2015 às 13:25

    Não deixa de ser uma alternativa interessante, cabe ser estimulada no município.

    ResponderExcluir
  2. TRIUNFO É NA VERDADE UM PARAÍSO, PRECISA SER MELHOR APROVEITADO POR QUEM TENHA CORAGEM DE INVESTIR.

    ResponderExcluir
  3. Gosto desses tipos de publicações que são aqui postadas, elas deveriam ser levadas em consideração pelos administradores, pois são voltadas para o melhoramento da cidade,

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente estamos distantes da utilização racional dos atrativos turísticos, principalmente, nos espaços rurais. O poder público que seria o indutor das transformações, responsáveis pela sensibilização dos produtores rurais é o primeiro a realizar intervenções estapafúrdias, como a ocorrida recentemente na Cachoeira dos Pingas. Uma agressão à paisagem local que mostra o quanto é insensível os responsáveis pelo destino triunfense.

    ResponderExcluir
  5. O turismo rural/ecoturismo estão entre as ramificações do turismo que mais se têm expandido. Na região sul/sudeste do Brasil, é (mais) comum vermos produtores rurais dividindo o espaço entre a atividade produtiva rotineira com o turismo. Infelizmente, pelas bandas de cá, essa consciência está distante de acontecer. A gestão municipal em parceria com Sebrae, e as Sec. de Meio Ambiente/Agricultura dentre outras poderiam trabalhar em projetos de fácil resolução, práticos, ou seja, menos burocráticos com ações efetivas envolvendo os moradores das localidades em questão. Inicialmente, criaria/fortaleceria as associações; geraria um espaço de debates; definiria frentes de trabalho, etc. Finalizada a fase de capacitação e discussão colocaria em prática os itens elegidos como prioritários... ex:Infra-estrutura nos atrativos turísticos (acesso, pontos de apoio, sinalização, etc) sob a coordenação da associação. Após esta etapa, criaria ferramentas de retroalimentação/feedback através de reuniões sistemáticas p avaliar o andamento das ações implementadas.

    ResponderExcluir
  6. Triunfo é uma cidade de pequenas extensões, porém de uma riqueza de atrativos invejável. É um paraíso ainda desconhecido, pois há muito a se descortinar, uma jóia que precisa ser lapidada. Aos amantes da natureza, realizar trilhas na zona rural triunfense é um deleite, mas é preciso preservar! O turismo (realizado de forma racional e sustentada) é uma atividade capaz de conservar aspectos da cultura local adequando-se aos avanços da atualidade. Riachos, cachoeiras, paredões rochosos, caminhos e cercas de pedra, vegetação local deixam os visitantes/turistas encantados com tamanha beleza e os triunfenses, principalmente os ausentes, mais orgulhosos e apaixonados.São particularidades nossas que, vez ou outra, são violadas, agredidas ferozmente por quem deveria protegê-las e por alguns "inocentes" q se aproveitam da "ausência" do poder público p realizar intervenções de gosto duvidoso.

    ResponderExcluir
  7. Muitos dos nossos conterrâneos desconhecem nossos atrativos turísticos. Seria importante o poder público local elaborar um projeto-lei q viabilizasse a inclusão da história de Triunfo na grade curricular das escolas municipais; estimular a visitação aos pontos turísticos dos formadores de opinião e população em geral (criar a idéia de PERTENCIMENTO), estimular o "ufanismo" sadio (AMO TRIUNFO) em peças publicitárias, camisas e souvenirs etc. Medidas que a curto, médio e longo prazo seriam sentidas através da preservação da memória local, antes q seja tarde demais. Minha visão apocaliptica sobre Triunfo,reflete a triste realidade de nossa cidade. Se antes era ruim, hj tá pior e sem perspectivas de melhoras pq "os de bem" estão inertes e o q há de mais grotesco/aberrante/ridículo prevalece e age como rolo compressor.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!